Missão Índice Humano: Exploradores de IDH

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Matemática Aplicada
Temática: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e suas Variáveis

Nesta atividade denominada 'Missão Índice Humano: Exploradores de IDH', estudantes do 3º ano do Ensino Médio são desafiados a se tornarem exploradores socioeconômicos. Divididos em grupos, terão como missão desvendar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de diferentes países e regiões do Brasil. A tarefa consistirá em pesquisar detalhadamente as variáveis fundamentais que compõem o IDH: expectativa de vida, educação e renda. Utilizando plataformas reconhecidas de dados, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada grupo irá elaborar gráficos e tabelas com suas descobertas. A apresentação final deverá incluir uma interpretação criteriosa de como esses índices influenciam diretamente a qualidade de vida em cada localidade estudada. Esta abordagem visa promover a leitura crítica dos dados socioeconômicos e desenvolver a capacidade argumentativa através de análise baseada em dados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a capacidade de investigar e compreender a composição do IDH de diferentes regiões, discernindo como suas variáveis afetam as condições sociais e econômicas locais. Os alunos desenvolverão habilidades de análise crítica de dados e aprimorarão sua capacidade de comunicação ao articular argumentos baseados em evidências concretas.

  • Investigar variáveis do IDH e sua influência na qualidade de vida.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação com base em dados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT104: Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos.
  • EM13MAT202: Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda tópicos fundamentais para a compreensão e análise do IDH, permitindo que os alunos relacionem os índices a contextos práticos. Propicia uma visão integrada entre geografia e matemática aplicada, reforçando o uso de dados quantitativos nas ciências sociais.

  • Conceito e cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
  • Variáveis do IDH: expectativa de vida, educação e renda
  • Plataformas de dados: PNUD e IBGE
  • Interpretação de gráficos e tabelas socioeconômicos

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, onde os alunos são incentivados a explorar, pesquisar e apresentar seus achados de forma colaborativa. O uso de tecnologia para coleta e análise de dados realça a importância do pensamento crítico e da análise quantitativa nas ciências sociais.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e discussão
  • Utilização de plataformas de dados online
  • Elaboração de gráficos e tabelas
  • Apresentações orais para compartilhar descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado de maneira a distribuir as tarefas de pesquisa, análise e apresentação ao longo de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos cada. Essa divisão permite um aprofundamento gradual e contínuo do tema.

  • Aula 1: Introdução ao IDH e divisão dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa nas plataformas PNUD e IBGE
  • Aula 3: Elaboração de gráficos e tabelas
  • Aula 4: Apresentação e discussão dos resultados

Avaliação

A avaliação desta atividade será dividida em três componentes principais. Primeiramente, a qualidade da pesquisa e a precisão dos dados apresentados por cada grupo serão avaliadas, garantindo que os alunos tenham compreendido e acessado fontes confiáveis. Em segundo lugar, a clareza e a lógica na elaboração dos gráficos e tabelas serão observadas, destacando a capacidade dos alunos em apresentar dados de forma visualmente acessível. Por fim, será avaliada a capacidade de comunicação durante a apresentação, incluindo a habilidade de argumentar e responder a questões baseadas em suas análises. Um exemplo de critério é a correlação correta entre uma variável do IDH e sua interpretação crítica no contexto discutido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem tanto recursos tecnológicos quanto materiais de apoio, que facilitarão o acesso à informação e a elaboração das análises.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Acesso a bases de dados como PNUD e IBGE
  • Software para elaboração de gráficos (Excel ou similar)

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