Simulador de Finanças: O Jogo da Vida Real

Desenvolvida por: Samyra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Educação Financeira

Este projeto inovador tem como objetivo envolver os jovens e adultos na aprendizagem prática e aplicada da Matemática Financeira, por meio do planejamento e gerenciamento de orçamentos familiares  e ou empresariais. Utilizando planilhas eletrônicas, os alunos serão desafiados a considerar variáveis chave como renda, despesas fixas e variáveis, investimentos e empréstimos. O coração deste projeto é a aplicação de cálculos de juros simples e compostos, fundamentais para simular financiamentos e investimentos de maneira realista. A fase culminante do projeto será uma competição estimulante, na qual cada equipe apresentará seu planejamento orçamentário, enfatizando as estratégias de poupança e investimento mais eficazes. Essas apresentações serão avaliadas com base na aplicação prática e criativa dos conceitos matemáticos estudados, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas de planejamento e gestão financeira.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos a cenários da vida real, melhorando seu entendimento e habilidades em gestão financeira. Espera-se que os alunos aprimorem suas competências em cálculo de juros simples e compostos, elaboração e administração de orçamentos, assim como a análise crítica de investimentos e financiamentos. Esse projeto visa também incentivar a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, fundamentais na solução de problemas reais. Ao final desta atividade, os alunos estarão mais preparados para tomar decisões financeiras informadas, uma habilidade inestimável na vida adulta.

  • Aplicar conceitos matemáticos em planejamento financeiro
  • Desenvolver habilidades de gestão de orçamento familiar ou empresarial
  • Analisar e calcular juros simples e compostos
  • Promover a tomada de decisão financeira informada
  • Estimular o trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT202: Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
  • EM13MAT203: Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange conceitos chave da Matemática Financeira, incluindo juros simples e compostos, elaboração e gerenciamento de orçamentos, e a análise de investimentos e financiamentos. Além disso, será dado um foco especial ao uso de planilhas eletrônicas como ferramenta para simular e organizar dados financeiros, proporcionando aos alunos a experiência prática com tecnologias aplicadas a finanças.

  • Conceitos básicos de Matemática Financeira
  • Cálculo de juros simples e compostos
  • Planejamento e gerenciamento de orçamentos
  • Análise de investimentos e financiamentos
  • Uso de planilhas eletrônicas em finanças

Metodologia

A metodologia deste projeto incorpora uma combinação inovadora de estratégias pedagógicas, incluindo a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Isso permitirá que os alunos se engajem ativamente na construção do conhecimento, aplicando o que aprenderam em cenários da vida real e utilizando a tecnologia como uma ferramenta estratégica. Além disso, o estímulo ao debate e à reflexão em grupo sobre as estratégias adotadas permitirá um aprendizado mais profundo e significativo.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada uma introdução aos conceitos de Matemática Financeira e ao uso de planilhas eletrônicas. As aulas seguintes serão dedicadas ao desenvolvimento do projeto pelos alunos, com momentos de discussão e ajuste das estratégias adotadas. A última aula será destinada à apresentação dos projetos e à competição.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos fundamentais e ao uso de planilhas
  • Aula 2: Desenvolvimento do projeto e discussão inicial de estratégias
  • Aula 3: Continuação do desenvolvimento do projeto e ajuste de estratégias
  • Aula 4: Apresentação dos projetos e realização da competição

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo de desenvolvimento do projeto quanto no produto final apresentado pelos alunos. Serão considerados critérios como criatividade na aplicação dos conceitos matemáticos, precisão no cálculo e análise financeira, eficácia das estratégias de gestão orçamentária propostas, qualidade e clareza da apresentação, e a capacidade de trabalhar em equipe. A competição servirá como um incentivo adicional, mas a colaboração e o esforço durante todo o projeto também serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a computadores com planilhas eletrônicas (como Microsoft Excel ou Google Sheets), material para pesquisa online, e quadro branco para as sessões de debate. Recomenda-se também o uso de projetor ou lousa digital para as apresentações finais. O fornecimento de material de apoio e tutoriais sobre o uso de planilhas eletrônicas pode beneficiar alunos que têm menos familiaridade com estas ferramentas.

  • Computadores com acesso a planilhas eletrônicas
  • Internet para pesquisa
  • Quadro branco ou lousa digital
  • Projetor ou lousa digital para apresentações
  • Material de apoio sobre o uso de planilhas eletrônicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo