Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Ilka D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Brasileira e Estrangeira

Nesta atividade prática e dinâmica, o objetivo é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na exploração da literatura de maneira lúdica e interativa. Divididos em equipes, os estudantes participarão de uma caça ao tesouro pela escola, onde terão que encontrar pistas ocultas que os levem a descobrir diversas obras literárias, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Cada pista encontrada conterá enigmas relacionados às figuras de linguagem, interpretação de texto e particularidades das obras, exigindo dos alunos uma aplicação prática de seus conhecimentos. A atividade alcança seu ápice na biblioteca, em um momento de síntese do aprendizado, onde cada grupo apresentará resumos e análises das obras literárias encontradas. Esse momento será também de discussão sobre as diferentes épocas, estilos literários e suas importâncias históricas e culturais, promovendo um diálogo enriquecedor entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar nos alunos a capacidade de aplicar seus conhecimentos prévios em literatura, figuras de linguagem e interpretação de texto para resolver desafios práticos e enigmáticos. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e apresentação, à medida que eles exploram o ambiente escolar em busca de pistas e compartilham suas descobertas com os colegas. Estimular o interesse pela literatura de diferentes períodos e estilos, evidenciando suas relevâncias e influências no contexto histórico e cultural. Esta experiência prática visará também aprimorar a capacidade de análise e síntese das informações coletadas, preparando os alunos para aplicações futuras em diversas áreas do conhecimento.

  • Utilizar conhecimentos prévios em literatura para resolver os desafios da caça ao tesouro.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular o interesse pela literatura e suas influências culturais e históricas.
  • Aprimorar capacidades de análise e interpretação de textos literários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101": "Analisar e relacionar textos e discursos em suas condições de produção, circulação e consumo."}, {"EM13LGG102": "Explorar as possibilidades expressivas das linguagens na produção de textos que circulam em campos da atividade humana."}, {"EM13LGG703": "Analisar, discutir, produzir e socializar informações, fenômenos, obras e produções das artes e da cultura visual, das culturas juvenis, dos grupos sociais e da cultura digital."}, {"EM13LP26": "Relacionar textos e contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, sentido e estilo."}, {"EM13LP46": Reconhecer e valorizar a diversidade de manifestações literárias e artísticas, associando-as às suas condições de produção e aos seus contextos de recepção.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba a literatura Brasileira e Estrangeira, enfatizando a interpretação de texto, figuras de linguagem, e o reconhecimento de diferentes estilos literários e suas contextualizações históricas e culturais. Ademais, o foco em atividades práticas como a caça ao tesouro, apresentações e debates trabalha não somente com a literatura em si, mas também com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, comunicação eficaz e capacidade de trabalhar em equipe.

  • Interpretação textual e figuras de linguagem
  • Identificação de estilos literários
  • Contextualização histórica e cultural das obras
  • Desenvolvimento de habilidades práticas e socioemocionais

Metodologia

A metodologia empregada integra a Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essa abordagem interativa permite aos alunos a aplicação prática do conhecimento teórico em um ambiente lúdico, além de promover a colaboração e a troca de experiências entre eles. A participação ativa dos alunos na resolução dos enigmas e na apresentação dos resultados estimula o desenvolvimento de habilidades comunicativas, analíticas e críticas.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas e 30 minutos. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade e organização das equipes. Durante a segunda aula, os alunos participarão da caça ao tesouro. A terceira aula envolverá a apresentação das obras encontradas pelas equipes, discussão e análise dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução e organização das equipes
  • Aula 2: Caça ao Tesouro Literário
  • Aula 3: Apresentação e análise das obras encontradas

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, colaboração e contribuição individual de cada aluno nas etapas da caça ao tesouro, incluindo a capacidade de trabalhar em equipe, a eficácia na comunicação das descobertas, e a profundidade das análises apresentadas sobre as obras literárias. Além disso, serão avaliadas as habilidades de interpretação de texto e aplicação das figuras de linguagem na resolução dos enigmas. A qualidade e originalidade das apresentações em grupo também contribuirão para a nota final, ressaltando a importância da expressão oral e da capacidade de síntese e argumentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem a preparação prévia dos enigmas e pistas relacionadas às obras literárias, espaços diversificados dentro da escola para a esconder os desafios, acesso à biblioteca para a fase final da atividade, além de materiais para anotações e elaboração das apresentações finais. A incorporação de tecnologias digitais pode enriquecer a experiência, possibilitando o uso de QR codes para a revelação de pistas ou a utilização de aplicativos de aprendizagem baseada em jogos.

  • Enigmas e pistas impressas
  • Espaços diversificados na escola
  • Acesso à biblioteca
  • Materiais para anotações
  • Tecnologias digitais (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo