Caça-Palavras Semânticos

Desenvolvida por: Cicero… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Relações Semânticas entre Palavras

A atividade 'Caça-Palavras Semânticos' é projetada para introduzir aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio a complexidade e riqueza das relações semânticas entre palavras através de uma abordagem lúdica e interativa. Divididos em grupos, os alunos receberão conjuntos específicos de palavras acompanhados de um caça-palavras. Cada grupo deverá buscar, no caça-palavras, os sinônimos ou antônimos das palavras atribuídas a eles, promovendo um debate interno para selecionar a correspondência correta baseada no contexto. Após localizar essas palavras, serão desafiados a criar frases que ilustrem o uso desses termos em diferentes contextos, evidenciando como as relações de significado entre as palavras podem alterar a interpretação de um texto ou expressão. Esta atividade visa incentivar o desenvolvimento do vocabulário, a compreensão semântica e a capacidade de análise crítica dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este exercício foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar a capacidade de identificar e compreender as relações semânticas entre palavras, como sinônimos e antônimos, ampliando assim o repertório linguístico dos alunos. Através da prática de associar palavras e de elaborar frases que evidenciem o uso contextualizado dos termos, espera-se não apenas a ampliação vocabular, mas também a promoção de um pensamento analítico e crítico sobre a escolha de palavras e suas implicações em diferentes contextos textuais. Adicionalmente, este trabalho em grupo visa desenvolver habilidades sociais e de trabalho colaborativo, fundamentais para a formação integral do estudante.

  • Ampliar o vocabulário dos alunos
  • Desenvolver capacidade analítica para entender relações semânticas entre palavras
  • Fomentar o trabalho em equipe e habilidades de comunicação
  • Estimular o pensamento crítico sobre o uso contextual de palavras

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital de forma criativa em processos de criação, expressão e pesquisa, de modo a promover diálogos interculturais, interdisciplinares e internacionais.
  • EM13LGG702 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos sociais, com base nos conhecimentos das linguagens.

Conteúdo Programático

A base do programa se alicerça no estudo das relações semânticas, focando no reconhecimento e utilização de sinônimos e antônimos. Mediante à reflexão sobre a escolha de palavras apropriadas em diferentes textos e contextos, os alunos serão levados a explorar a diversidade da língua e sua capacidade expressiva, promovendo um maior engajamento com o texto, seja como leitores ou escritores. Este conteúdo tem relevância direta na formação de um indivíduo capaz de interpretar e produzir discursos de forma crítica e criativa.

  • Relações semânticas entre palavras: sinônimos e antônimos
  • Construção de frases para explorar o uso contextual de palavras
  • Análise e produção textual centrada no vocabulário
  • Desenvolvimento da capacidade de interpretação crítica de textos

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, envolvendo os alunos em atividades lúdicas que os incentivam a explorar conteúdos linguísticos de forma prática e colaborativa. Os estudantes trabalharão em grupos para promover a discussão e partilha de ideias, ampliando seu entendimento através da experiência compartilhada. O uso do caça-palavras, seguido da criação de frases, oferece uma abordagem interativa e divertida para a aprendizagem, facilitando a absorção e a aplicação do conhecimento adquirido.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Distribuição das palavras e do caça-palavras
  • Discussão em grupo para encontrar sinônimos/antônimos
  • Criação de frases demonstrando uso semântico das palavras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, permitindo uma imersão adequada no exercício e dando espaço suficiente para discussão, análise e feedback do professor.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de relações semânticas e formação dos grupos
  • Aula 2: Trabalho prático com o caça-palavras e elaboração das frases

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na acuidade na identificação dos sinônimos e antônimos corretos, assim como na criatividade e correção linguística das frases elaboradas. Será considerado também o trabalho em equipe, avaliando a capacidade de colaboração e comunicação entre os membros do grupo. Exemplos de critérios podem incluir: precisão na escolha das palavras, aplicação correta em frases contextualizadas, e a demonstração de entendimento das relações semânticas em discussões grupais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários caça-palavras personalizados para cada grupo, que contenham sinônimos e antônimos das palavras pré-determinadas, além de dicionários ou acesso à internet para consultas, caso necessário. Material para anotação e elaboração das frases, como lápis, papel ou dispositivos digitais, também será essencial. O ambiente deve favorecer a interação entre os grupos e permitir a circulação do professor para orientações específicas.

  • Caça-palavras impressos com palavras-chave específicas
  • Dicionários físicos ou acesso a dicionários online
  • Material para anotação (papel, canetas)
  • Sala de aula configurada para trabalho em grupo e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo