Crônicas do Cotidiano: Explorando Nossa Rotina

Desenvolvida por: Auxili… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Expressão Escrita

A atividade proposta, intitulada 'Crônicas do Cotidiano: Explorando Nossa Rotina', destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de aprimorar suas habilidades em expressão escrita através da produção de crônicas. Ao iniciar, serão apresentados exemplos de crônicas famosas para inspirar o processo criativo dos alunos e discutir, em grupo, os elementos que caracterizam uma boa crônica, como o estilo livre, a riqueza de detalhes e a presença do cotidiano retratado de forma objetiva ou subjetiva. Os alunos terão então a oportunidade de escrever suas próprias crônicas, enfocando eventos e personagens de suas vivências diárias, explorando diferentes perspectivas e estilos narrativos. A atividade culminará em uma sessão de compartilhamento, onde os alunos lerão suas crônicas para a turma, seguida de uma discussão sobre os diferentes estilos e abordagens empregadas nos textos. Esta atividade, além de desenvolver a capacidade de escrita, incentivará o pensamento crítico e estimulante à criatividade dos estudantes, promovendo o protagonismo e a reflexão sobre a observação e interpretação do cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade contemplam o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos alunos. A atividade visa promover a habilidade de observação crítica do cotidiano, transpondo tais observações para um texto escrito, como a crônica, gênero este que possibilita a expressão subjetiva e a interpretação individualizada de eventos diários. Incentivar a criatividade e a capacidade de expressão pessoal por meio da escrita é um dos focos principais, criando uma oportunidade para os alunos explorarem e partilharem suas próprias narrativas e perspectivas. Além disso, visa-se aumentar a confiança dos alunos na comunicação verbal e escrita, tendo em mente que habilidades de comunicação são fundamentais na vida acadêmica e profissional. Interagir e dar feedback construtivo aos colegas durante a fase de discussão das crônicas promove competências sociais fundamentais, como empatia e respeito pela diversidade de opiniões.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa através da produção de crônicas.
  • Estimular a observação e reflexão crítica sobre eventos cotidianos.
  • Fortalecer a comunicação verbal através da leitura e discussão de textos produzidos.
  • Incentivar o feedback construtivo e empatia durante debates em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP28: Produzir textos argumentativos, utilizando normas padrão e, quando for o caso, linguagens próprias de cada área do conhecimento.
  • EM13LP15: Analisar e reconhecer as características típicas dos diferentes gêneros discursivos, incluindo elementos formais e linguísticos.
  • EM13LP48: Avaliar criticamente produções próprias e de outros, oferecendo sugestões para reorganização, ampliação e aprimoramento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange as definições e características do gênero crônica, a distinção entre o que constitui uma observação do cotidiano e como isto pode ser interpretado e expresso por meio da escrita criativa. Os alunos serão expostos a textos considerados clássicos do gênero para que possam discutir elementos que caracterizam esse tipo de narrativa, como linguagem, estilo e estrutura. Serão também envolvidos em exercícios práticos de escrita criativa, nos quais exercitam a articulação de suas observações diárias em composições textuais autorais. Este processo educacional permite um aprofundamento em práticas literárias e uma exploração autônoma do ato de escrever, essencial para o desenvolvimento de competências comunicativas que vão além da sala de aula.

  • Características do gênero crônica.
  • Técnicas de observação e exploração do cotidiano.
  • Estruturação e organização de ideias em um texto escrito.
  • Estudo de linguagens e estilos diversos na escrita criativa.

Metodologia

A metodologia escolhida para esta atividade envolve principalmente a exposição inicial a crônicas de renome, seguida por uma discussão em grupo que visa a identificar as diferentes abordagens narrativas e estilos que há no gênero. O objetivo é que os alunos encontrem inspiração e referências para a produção de suas próprias crônicas. A escrita individual insere-se como uma prática ativa, onde cada aluno será responsável por sua exploração do tema e estrutura. Por fim, o processo de apresentação e discussão das crônicas pretende reforçar a prática do feedback colaborativo, promovendo a interação entre os colegas e o estabelecimento de um ambiente de aprendizado respeitoso e inclusivo.

  • Exposição e análise de crônicas famosas.
  • Discussão em grupo sobre elementos do gênero crônica.
  • Produção de texto escrita individualmente.
  • Compartilhamento e discussão das produções de forma colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

Para a execução desta atividade, está prevista uma única aula com duração de 60 minutos. O cronograma começa com uma introdução ao gênero crônica, incluindo exemplos animados para cativar o interesse dos alunos. Segue-se uma discussão em sala para explorar as características das crônicas apresentadas. A parte principal do horário destina-se ao momento de escrita individual, onde os alunos terão a chance de elaborar suas crônicas com base nas orientações dadas. A aula finaliza com uma atividade de leitura e partilha, possibilitando a todos os estudantes exporem suas produções e receberem feedback dos colegas. Esse formato visa otimizar o tempo e maximizar a produção e interação entre os alunos durante o curto espaço de tempo de aula.

  • Aula 1: Introdução, discussão, escrita individual de crônicas e partilha.
  • Momento 1: Introdução à Crônica (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o gênero textual 'crônica' com exemplos de crônicas famosas. Utilize o projetor para exibir trechos significativos e destaque elementos como a linguagem livre e o foco no cotidiano. É importante que você envolva os alunos em uma breve discussão sobre o que já sabem sobre crônicas.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre as Características da Crônica (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e solicite que discutam as características das crônicas que foram apresentadas. Permita que cada grupo compartilhe suas conclusões com a turma. Intervenha levantando pontos como: liberdade na escrita, presença do cotidiano, e estilo autoral.

    Momento 3: Escrita Individual de Crônicas (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a escreverem suas próprias crônicas, abordando alguma situação do cotidiano. Enfatize a exploração de diferentes perspectivas. Circule pela sala para orientar, tirar dúvidas e fornecer feedback pontual. Observe se todos estão progredindo e encoraje a variação de estilos e temas.

    Momento 4: Partilha e Discussão das Produções (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que os alunos voluntariamente leiam suas crônicas para o restante da turma. Promova uma discussão saudável e construtiva sobre as diferentes abordagens. Incentive o feedback positivo e sugestões de melhoria, destacando a importância da empatia e do respeito pelas opiniões alheias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, de forma a contemplar o processo criativo dos alunos em diferentes etapas, integrando feedback formativo ao longo da elaboração das crônicas. Inicialmente, será avaliada a participação dos alunos nas discussões sobre as características de uma crônica, incentivando a abordagem crítica e a capacidade de argumentação. O texto final produzido pelos alunos será considerado em seus aspectos criativos e estruturais, valorizando a originalidade e a habilidade de conectar a escrita ao cotidiano. Critérios claros, como a coerência, coesão e criatividade do texto, serão aplicados para garantir uma avaliação justa e formativa. Como exemplo prático, durante a leitura dos textos, os professores vão promover discussões sobre o tema abordado em cada crônica, questionando os autores sobre suas escolhas criativas, oferecendo assim feedback constructivo. É importante que os professores sejam flexíveis na aplicação dos critérios, especialmente para acomodar diferentes estilos e ritmos dos alunos. Este processo avaliativo também considera as interações dos alunos durante as discussões, reforçando a importância das habilidades socioemocionais.

  • Avaliação da participação nas discussões em grupo.
  • Análise do texto final, considerando coerência, coesão e criatividade.
  • Aplicação de feedback formativo e incentivo ao protagonismo na apresentação de crônicas.

Materiais e ferramentas:

Para a plena realização desta atividade, serão utilizados recursos tradicionais e tecnológicos que facilitarão a análise das crônicas e a produção do texto pelos alunos. Livros e materiais impressos contendo exemplos de crônicas de conhecidos autores, como Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo, servirão de base para a explanação inicial e debates subsequentes. Adicionalmente, é indicado o uso de projetores para a apresentação de exemplos digitais e vídeos curtos que possam introduzir o tema de modo mais interativo e dinâmico. Para a fase de escrita, os alunos devem ter acesso a cadernos ou dispositivos eletrônicos que permitam a digitação dos textos. A incorporação da tecnologia possibilita uma aplicação prática e moderna da aula, incentivando o uso de plataformas digitais quando apropriado.

  • Livros e materiais impressos de crônicas.
  • Projetor para exibição de exemplos audiovisuais.
  • Cadernos ou dispositivos eletrônicos para escrita.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço contínuo e a carga extensa de trabalho que os professores enfrentam, por isso oferecemos estratégias práticas que alinham acessibilidade sem onerar o docente. Mesmo em uma turma sem necessidades especiais específicas, é essencial garantir que o ambiente de aprendizado seja inclusivo para todos os alunos. Uma abordagem prática é promover a leitura em voz alta das crônicas, considerando que alguns alunos podem se sentir mais confortáveis expondo suas ideias de forma oral, em vez de escrita. Utilizar diferentes tecnologias para apresentação, como áudios ou vídeos, incentiva diferentes formas de expressão. Ademais, criar um ambiente de respeito e compreensão mútua, no qual os alunos possam dar e receber feedback abertamente, é fundamental. É importante que o professor esteja atento a sinais de desconforto ou dificuldades específicas durante a atividade e capaz de oferecer suporte personalizado, criando oportunidades para diálogos individuais quando necessário.

  • Incentivar leitura em voz alta para alunos que preferem a expressão oral.
  • Uso de áudios ou vídeos para apresentação de crônicas.
  • Criação de um ambiente seguro para feedback construtivo e apoio ao diálogo individual.

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