Esta atividade propõe uma imersiva e dinâmica gincana do conhecimento em torno do Modernismo Brasileiro, idealizada para o público do 1º ano do Ensino Médio. Através de uma metodologia ativa e lúdica, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a resolver enigmas que demandam análise, interpretação e reconhecimento de obras e autores modernistas. A jornada incluirá tarefas como a elaboração de poemas inspirados em Oswald de Andrade, a exploração de imagens alusivas à Semana de Arte Moderna e outras atividades que promovem a pesquisa e a criatividade. Conforme avançam, os grupos acumularão 'peças de filme', elementos visuais variados que eles deverão usar para compilar uma linha do tempo criativa. Essa linha do tempo, uma vez concluída, servirá como um recurso de apresentação para conectar e resumir os principais aspectos do Modernismo brasileiro, promovendo um entendimento coletivo do movimento artístico.
A Escapada Literária: Uma Viagem pelo Modernismo Brasileiro visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão abrangente e interativa do Modernismo Brasileiro. Pretende-se que, ao final desta atividade, os estudantes estejam aptos a identificar e analisar as principais obras e figuras do modernismo, compreender o contexto histórico-social que envolveu o movimento e suas repercussões na cultura brasileira. Além disso, busca-se incentivar a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de pesquisa e apresentação, habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Neste plano de aula, abordaremos diversos aspectos do Modernismo Brasileiro, desde suas principais figuras literárias e artísticas como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, até eventos históricos cruciais como a Semana de Arte Moderna de 1922. A metodologia ativa utilizada permitirá que os alunos explorem esses temas de maneira dinâmica e interativa, promovendo uma aprendizagem significativa sobre o movimento e suas implicações na sociedade e cultura brasileira.
A realização desta atividade se dará através da Aprendizagem Baseada em Jogos, dividindo os alunos em grupos pequenos para estimular a colaboração e a competição saudável. Cada grupo receberá cartas com questões e desafios relacionados ao Modernismo, que ao serem resolvidos, lhes darão peças de um quebra-cabeça visual. Este método promove a pesquisa ativa, a discussão em equipe e a aplicação criativa do conhecimento, culminando na montagem de uma linha do tempo coletiva que sintetize o aprendizado adquirido.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao Modernismo e a explicação da gincana. A gincana propriamente dita se dará na segunda aula, com a montagem da linha do tempo e as apresentações finais.
A avaliação dessa atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final dos grupos. Serão considerados a participação ativa, o entendimento demonstrado das obras e autores modernistas, a criatividade e originalidade das linhas do tempo, assim como a eficácia da apresentação ao sintetizar os principais pontos do Modernismo Brasileiro. Pontos adicionais serão conferidos pela correta solução dos desafios propostos. Este método de avaliação pretende estimular não apenas o aprendizado factual, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas, criativas e de trabalho em equipe.
Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo cartas impressas com desafios e perguntas sobre o Modernismo, imagens e clipes de obras modernistas para a montagem das 'peças de filme', além de materiais básicos de sala de aula como lousa, marcadores e papéis para anotações. Recursos online também podem ser empregados, como acesso a bases de dados de obras literárias e artísticas, o que enriquecerá a pesquisa e a compreensão dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula