Hífen Criativo: Explorando as Funções da Linguagem

Desenvolvida por: Luceli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Comunicação e Funções da Linguagem

A atividade 'Hífen Criativo: Explorando as Funções da Linguagem' convida os alunos a mergulharem no universo das funções da linguagem por meio da criação de histórias curtas. Utilizando diferentes formatos comunicativos, como texto, imagem e som, os alunos devem assegurar que suas histórias ilustrem ao menos três funções da linguagem de modo explícito. Além de fomentar a criatividade, a atividade proporciona uma compreensão prática de como as funções da linguagem operam e impactam a comunicação. Ao término da criação, os alunos apresentam suas histórias à turma, explicando quais funções foram demonstradas e o impacto pretendido, promovendo a análise crítica e reflexiva sobre a forma e o efeito da comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada das funções da linguagem através de uma abordagem prática e criativa. A criação de histórias curtas permite que os alunos exercitem a expressão escrita, consolidem o conhecimento sobre as funções da linguagem e entendam suas aplicações práticas. Além disso, a prática dos formatos multimodais de expressão potencializa o engajamento com diferentes mídias, refletindo sobre seu uso comunicativo e efeitos. A análise crítica ao apresentar e justificar suas escolhas diante dos colegas promove competências discursivas avançadas.

  • Compreender e aplicar as funções da linguagem através da criação de histórias.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica das diferentes formas de expressão.
  • Incentivar o uso criativo e intencional da linguagem em diferentes formatos mídias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no estudo das funções da linguagem, abordando aspectos teóricos e práticos para sua aplicação eficiente. A atividade proporciona um aprofundamento na comunicação verbal e não-verbal, explorando a expressividade através de múltiplos formatos de mídia. O diálogo entre as funções da linguagem e seus usos comunica-se diretamente com o cotidiano dos alunos, que são incentivados a pensar criticamente sobre a eficiência e o impacto de suas práticas de comunicação.

  • Estudo das funções da linguagem.
  • Análise crítica de textos multimodais.
  • Práticas de criação de narrativas usando múltiplos formatos.

Metodologia

Na atividade 'Hífen Criativo', a metodologia abrange a utilização de estratégias ativas, com foco na participação dos alunos na criação e análise de obras comunicativas. Incentiva o trabalho colaborativo e a expressão pessoal dentro de formatos variados, permitindo que os alunos exercitem tanto a escrita quanto habilidades criativas e de apresentação. O uso de metodologias ativas é essencial para engajar os alunos na expressão de funções comunicativas complexas e na análise de suas implicações no contexto social.

  • Aproximação prática das funções da linguagem através de atividades criativas.
  • Trabalho em grupo para estimular colaboração e troca de ideias.
  • Apresentação oral e discussão das criações para reflexão crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê a realização da atividade 'Hífen Criativo' em uma aula de 60 minutos. A aula será dividida entre uma exposição inicial do conteúdo, seguida pela execução da atividade prática e conclusão com debates e apresentações. Essa estrutura assegura que os alunos desenvolvam uma visão integral das funções da linguagem e suas aplicações práticas em um tempo eficiente e produtivo.

  • Aula 1: Introdução ao tema e execução da atividade prática 'Hífen Criativo'.
  • Momento 1: Introdução às Funções da Linguagem (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando brevemente o conceito de funções da linguagem. Utilize exemplos do cotidiano para ilustrar cada função. É importante que você destaque a relevância dessas funções na comunicação efetiva e no contato diário. Observe se os alunos estão atentos e permita que façam perguntas para esclarecer dúvidas iniciais.

    Momento 2: Proposta da Atividade 'Hífen Criativo' (Estimativa: 10 minutos)
    Explique a atividade ‘Hífen Criativo’, destacando que os alunos deverão criar histórias curtas utilizando diferentes formatos comunicativos. Cada história deve exemplificar ao menos três funções da linguagem. Dê exemplos rápidos de como textos, imagens ou sons podem ser usados para representar essas funções. Incentive-os a serem criativos e a pensarem fora da caixa. Intervenha caso algum aluno demonstre dúvidas quanto à estrutura da atividade.

    Momento 3: Criação das Histórias (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua os materiais necessários: papel, canetas e dispositivos eletrônicos. Permita que cada grupo escolha os formatos que mais gostariam de usar. Circule pela sala oferecendo suporte e orientação à medida que os alunos desenvolvem suas ideias. É importante que você observe se os alunos estão integrando as funções da linguagem corretamente e ofereça sugestões quando necessário.

    Momento 4: Apresentações e Discussões Críticas (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha alguns grupos para apresentarem suas histórias para toda a turma. Após cada apresentação, estimule a turma a fazer perguntas e comentários sobre como as funções da linguagem foram exemplificadas. É importante que cada grupo justifique suas escolhas e o impacto pretendido de sua história. Avalie a clareza, criatividade e justificativa das funções apresentadas por cada grupo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    A fim de garantir que todos os alunos se sintam incluídos e tenham acesso equitativo à aprendizagem, considere as seguintes estratégias: Facilite o uso de softwares de edição acessíveis para estudantes com dificuldades motoras, ou forneça alternativas de participação, como a utilização de áudio ou vídeo para alunos que tenham dificuldades na escrita. Garanta que as apresentações orais sejam compreensíveis, incentivando pausas e explicações de termos complexos. Seja gentil ao incentivar contribuições de alunos mais tímidos ou reservados, criando um ambiente acolhedor e seguro para a expressão de ideias. Lembre-se de que sua disposição e atitude positiva são fundamentais para motivar os alunos a interagirem e se engajarem nas atividades.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Hífen Criativo' está pautada em uma estratégia diversificada que abrange o desenvolvimento da compreensão das funções da linguagem e habilidades de análise crítica. O objetivo da avaliação é identificar a capacidade dos alunos de aplicar teorias comunicativas na criação de histórias e na justificativa de suas escolhas perante a turma. Os critérios de avaliação incluem a clareza e criatividade na apresentação das funções da linguagem, a coesão e coerência das histórias, bem como a qualidade da justificativa oral. Exemplo prático: cada grupo pode ser avaliado por sua performance narrativa e pela discussão das funções linguísticas evidenciadas, com feedback formativo para orientações específicas.

  • Análise da aplicação das funções da linguagem nas histórias.
  • Criatividade, clareza na apresentação e justificativa das funções escolhidas.
  • Capacidade de reflexão crítica e discursiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem ferramentas convencionais de escrita e apresentação, além do uso de dispositivos digitais para integrar componentes multimodais nas histórias. O uso de slides e ferramentas de áudio e vídeo simples facilitam a criação de narrativas dinâmicas e visuais, permitindo que os alunos expressem livremente suas ideias. Esses recursos são estratégicos para expandir a compreensão dos alunos sobre comunicação moderna, sua aplicabilidade prática e incentiva a interação colaborativa.

  • Materiais de escrita (papel, caneta, computador).
  • Ferramentas multimídia (projetor, vídeo, áudio para apresentações).
  • Softwares básicos de edição de vídeo e imagem.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os desafios diários de um professor são muitos, por isso as estratégias de inclusão e acessibilidade para esta atividade foram pensadas para serem implementadas sem onerar financeiramente ou exigir muito tempo adicional. A atividade se beneficiará de uma abordagem inclusiva, preferindo adaptações simples que promovam o envolvimento total dos estudantes. Por exemplo, garantir que as ferramentas tecnológicas utilizadas sejam de fácil acesso e compreensão para todos os alunos. Estruturar o ambiente para facilitar a circulação e o acesso aos recursos, além de encorajar a participação ativa, garantindo que todos possam expressar suas ideias. O feedback constante e a personalização do aprendizado são fundamentais para acomodar diferentes estilos de aprendizagem e garantir um ambiente de ensino equitativo e respeitoso.

  • Adaptação das ferramentas tecnológicas para acesso universal.
  • Ambientação das salas de aula para facilitar o acesso a todos os participantes.
  • Implementação de estratégias de feedback personalizadas para atender às necessidades individuais.

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