Vidas Animadas: Recriando 'Vidas Secas' no Mundo Digital

Desenvolvida por: . (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira: Modernismo

A atividade 'Vidas Animadas: Recriando 'Vidas Secas' no Mundo Digital' é uma proposta inovadora que busca unir literatura e tecnologia, incentivando os alunos do 1º ano do Ensino Médio a mergulharem na obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos. Através da seleção de trechos marcantes do livro, os estudantes terão o desafio de transformá-los em diálogos modernos, utilizando o aplicativo WhatsApp. Esta transformação incluirá a criação de conversas dinâmicas que empregam figurinhas, GIFs e emojis para representar as emoções, contextos e nuances presentes no texto original de uma maneira contemporânea. O objetivo é que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda do texto, ao mesmo tempo que aprimoram suas habilidades de interpretação e expressão em plataformas digitais. A atividade promove a criatividade, o trabalho em equipe e a integração de diferentes linguagens, evidenciando a relevância da literatura em contextos atuais e digitais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda da obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, e de seu contexto histórico e literário. Ao transcrever e adaptar trechos do livro para conversas modernas no WhatsApp, os estudantes serão incentivados a refletir sobre as emoções, dilemas e questões sociais presentes na narrativa, promovendo uma leitura crítica do texto. Além disso, a atividade pretende desenvolver habilidades de interpretação e expressão textual dos alunos em ambientes digitais, estimulando a criatividade, o raciocínio crítico e o trabalho colaborativo. Os participantes aprenderão a utilizar de forma consciente e intencional diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva e colaborativa.

  • Desenvolver a compreensão crítica da obra 'Vidas Secas'.
  • Aprimorar habilidades de interpretação e expressão em plataformas digitais.
  • Estimular a criatividade na adaptação de textos literários para contextos modernos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo em projetos coletivos.
  • Promover a integração de diferentes linguagens e ferramentas digitais na análise literária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG501: Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar a riqueza da obra 'Vidas Secas', abordando temas como a seca no Nordeste, a luta pela sobrevivência, e o ciclo da miséria. Eles aprenderão a articular esses temas com o uso de linguagens e recursos digitais contemporâneos, realizando uma imersão profunda tanto no conteúdo quanto na forma de expressão moderna. Será uma forma de entender a literatura como um reflexo da condição humana, que continua relevante e pode ser reinterpretada e reexpressa por meio das novas tecnologias.

  • Análise literária de 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos.
  • Adaptação de conteúdo literário para linguagem digital.
  • Uso criativo de recursos digitais em ambientes educacionais.
  • Trabalho em equipe e produção coletiva.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, engajando os alunos em um processo de aprendizagem participativa. Inicialmente, realizarão uma leitura crítica de 'Vidas Secas', seguida de debates guiados sobre os principais temas e personagens da obra. Em seguida, divididos em grupos, selecionarão trechos do livro para adaptar em diálogos modernos no WhatsApp, utilizando recursos como emojis, GIFs e figurinhas. Esta etapa será precedida por uma introdução ao uso ético e criativo das ferramentas digitais. O processo será colaborativo, com os alunos compartilhando ideias e feedbacks entre si, culminando na apresentação dos diálogos criados para a turma.

  • Leitura e análise crítica de 'Vidas Secas'.
  • Debates em grupo sobre a obra.
  • Seleção e adaptação de trechos para o WhatsApp.
  • Introdução ao uso ético e criativo de ferramentas digitais.
  • Produção colaborativa e apresentação dos trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 6 horas, distribuídas ao longo de 7 aulas de 50 minutos. Inicialmente, serão dedicadas duas aulas para a leitura e análise da obra. As próximas duas aulas envolverão a discussão em grupo e o planejamento das adaptações. Durante as três aulas seguintes, os alunos trabalharão na criação dos diálogos no WhatsApp e na seleção de recursos visuais. A última aula será dedicada à apresentação e avaliação dos trabalhos.

  • Aula 1 e 2: Leitura e análise crítica da obra.
  • Aula 3 e 4: Debates em grupo e planejamento das adaptações.
  • Aula 5, 6 e 7: Criação e elaboração dos diálogos no WhatsApp.
  • Aula 8: Apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na criatividade, na fidelidade ao texto original e na eficácia da comunicação. Os critérios incluirão a capacidade de adaptar a linguagem literária a uma forma digital moderna, o uso criativo de emojis, GIFs e figurinhas para complementar os diálogos, e a colaboração e participação no processo de criação coletiva. Será considerada também a apresentação dos diálogos, incluindo a clareza e a organização das ideias. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o trabalho realizado por meio de uma autoavaliação, além da avaliação pelo professor e pelos pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, o aplicativo WhatsApp, além de material de apoio para a leitura e análise de 'Vidas Secas'. Recomenda-se o uso de plataformas digitais para a criação de figurinhas e GIFs personalizados, permitindo que os alunos explorem plenamente sua criatividade. Também serão utilizadas ferramentas de colaboração online, como Google Docs, para o planejamento e compartilhamento de ideias entre os grupos.

  • Cópias de 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos.
  • Computadores ou dispositivos móveis com internet.
  • Acesso ao WhatsApp.
  • Plataformas para criação de GIFs e figurinhas.
  • Ferramentas de colaboração online (ex: Google Docs).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo