A atividade 'Gifonomics: Eu em 5 GIFs' visa proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e expressar suas identidades utilizando GIFs. Nesta tarefa, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio são apresentados a uma metodologia inovadora de expressão pessoal através da criação de uma sequência de cinco GIFs que representam suas características pessoais, gostos e histórias marcantes. Usando ferramentas digitais para a criação de GIFs, os alunos são incentivados a investigar o papel dos GIFs na comunicação digital moderna e como esses elementos visuais podem enriquecer suas narrativas pessoais. O objetivo é cultivar a habilidade dos alunos de se expressarem de maneira multimodal, utilizando plataformas digitais para compartilhar aspectos de si mesmos de forma criativa e dinâmica. A pré-aula envolve uma pesquisa sobre o impacto dos GIFs na comunicação, equipando os alunos com uma base teórica que complementa a experiência prática.
O principal objetivo de aprendizagem é permitir que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação visual e competências digitais. Além de aprenderem a utilizar ferramentas tecnológicas para criar GIFs, eles serão capacitados a analisar criticamente o uso de multimodalidade na comunicação moderna. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de expressar suas identidades de forma enriquecida, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais e individuais.
O conteúdo programático está centrado em oferecer aos alunos tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas necessárias para criar e interpretar GIFs. A turma será introduzida ao conceito e à história dos GIFs, seguido de uma análise de exemplos práticos que ilustram como esses elementos visuais são usados para transmitir mensagens complexas de maneira acessível e direta.
A metodologia da atividade combina instrução direta, discussão em grupo e prática individual guiada. O professor introduzirá os conceitos iniciais e, em seguida, os alunos participarão de discussões para refletir sobre a eficácia dos GIFs nas mídias digitais. Essa fase teórica será seguida por uma oficina prática, onde os estudantes terão a oportunidade de explorar ferramentas digitais para a criação dos seus GIFs pessoais.
O cronograma é estruturado para que os alunos possam internalizar as informações e aplicar seus conhecimentos de forma prática. Durante as 1.2 aulas de 50 minutos, teremos um equilíbrio entre a exposição teórica e a prática criativa. A primeira aula será inteiramente dedicada à introdução do conteúdo e debate, enquanto que na segunda aula, os alunos aplicarão o que aprenderam criando seus próprios GIFs.
A avaliação dos alunos será baseada em um componente qualitativo que leva em conta a criatividade, o esforço e a capacidade de expressar suas identidades através dos GIFs. Os critérios incluem originalidade do conteúdo, coesão na sequência dos GIFs, e a habilidade de abordar características pessoais de maneira dinâmica e respeitosa. Por exemplo, um aluno que escolha GIFs que contem uma história incluindo momentos ou gostos marcantes, mostrando uma progressão clara ou um tema central, receberá uma avaliação baseada na clareza e na conexão entre os elementos visuais escolhidos. Além disso, será considerado o uso eficiente das ferramentas digitais, demonstrando a habilidade técnica na realização da tarefa.
Os recursos utilizados na atividade são essenciais para garantir que os alunos possam experimentar e criar em um ambiente digital eficiente. Serão disponibilizados computadores ou tablets com acesso à internet, para garantir que todos os alunos possam acessar as plataformas necessárias para criação de GIFs.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula