Gifonomics: Eu em 5 GIFs

Desenvolvida por: Eliama… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão Multimodal de Identidade

A atividade 'Gifonomics: Eu em 5 GIFs' visa proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e expressar suas identidades utilizando GIFs. Nesta tarefa, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio são apresentados a uma metodologia inovadora de expressão pessoal através da criação de uma sequência de cinco GIFs que representam suas características pessoais, gostos e histórias marcantes. Usando ferramentas digitais para a criação de GIFs, os alunos são incentivados a investigar o papel dos GIFs na comunicação digital moderna e como esses elementos visuais podem enriquecer suas narrativas pessoais. O objetivo é cultivar a habilidade dos alunos de se expressarem de maneira multimodal, utilizando plataformas digitais para compartilhar aspectos de si mesmos de forma criativa e dinâmica. A pré-aula envolve uma pesquisa sobre o impacto dos GIFs na comunicação, equipando os alunos com uma base teórica que complementa a experiência prática.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é permitir que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação visual e competências digitais. Além de aprenderem a utilizar ferramentas tecnológicas para criar GIFs, eles serão capacitados a analisar criticamente o uso de multimodalidade na comunicação moderna. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de expressar suas identidades de forma enriquecida, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais e individuais.

  • Desenvolver habilidades de comunicação visual multimodal.
  • Utilizar ferramentas digitais para criação e comunicação.
  • Analisar criticamente o uso de GIFs na comunicação digital.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP19: Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos, biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos.
  • EM13LP20: Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado em oferecer aos alunos tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas necessárias para criar e interpretar GIFs. A turma será introduzida ao conceito e à história dos GIFs, seguido de uma análise de exemplos práticos que ilustram como esses elementos visuais são usados para transmitir mensagens complexas de maneira acessível e direta.

  • História e evolução dos GIFs.
  • Funções e usos dos GIFs na comunicação digital.
  • Ferramentas digitais para criação de GIFs.
  • Análise crítica de GIFs como forma de expressão pessoal.

Metodologia

A metodologia da atividade combina instrução direta, discussão em grupo e prática individual guiada. O professor introduzirá os conceitos iniciais e, em seguida, os alunos participarão de discussões para refletir sobre a eficácia dos GIFs nas mídias digitais. Essa fase teórica será seguida por uma oficina prática, onde os estudantes terão a oportunidade de explorar ferramentas digitais para a criação dos seus GIFs pessoais.

  • Introdução teórica aos conceitos de GIFs.
  • Discussão em grupo sobre comunicação multimodal.
  • Oficina prática para criação de GIFs.
  • Apresentação e feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado para que os alunos possam internalizar as informações e aplicar seus conhecimentos de forma prática. Durante as 1.2 aulas de 50 minutos, teremos um equilíbrio entre a exposição teórica e a prática criativa. A primeira aula será inteiramente dedicada à introdução do conteúdo e debate, enquanto que na segunda aula, os alunos aplicarão o que aprenderam criando seus próprios GIFs.

  • Aula 1: Introdução teórica e discussão em grupo sobre GIFs (50 minutos).
  • Aula 2: Oficina prática para criação de GIFs e feedback entre pares (10 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em um componente qualitativo que leva em conta a criatividade, o esforço e a capacidade de expressar suas identidades através dos GIFs. Os critérios incluem originalidade do conteúdo, coesão na sequência dos GIFs, e a habilidade de abordar características pessoais de maneira dinâmica e respeitosa. Por exemplo, um aluno que escolha GIFs que contem uma história incluindo momentos ou gostos marcantes, mostrando uma progressão clara ou um tema central, receberá uma avaliação baseada na clareza e na conexão entre os elementos visuais escolhidos. Além disso, será considerado o uso eficiente das ferramentas digitais, demonstrando a habilidade técnica na realização da tarefa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são essenciais para garantir que os alunos possam experimentar e criar em um ambiente digital eficiente. Serão disponibilizados computadores ou tablets com acesso à internet, para garantir que todos os alunos possam acessar as plataformas necessárias para criação de GIFs.

  • Computadores ou tablets.
  • Acesso à internet.
  • Programas e ferramentas online de criação de GIFs.
  • Slides e materiais de referência sobre comunicação multimodal.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo