A atividade 'LiteraTour: Uma Viagem pela Literatura Brasileira' foi planejada para provocar nos alunos do 2º ano do Ensino Médio, um mergulho nas diversas fases da literatura brasileira de maneira dinâmica e interativa. Essa jornada literária acontecerá por meio de apresentações teatrais, onde os alunos, divididos em grupos, representarão uma época literária específica. Para tanto, deverão pesquisar obras, autores e contextos históricos pertinentes à sua época designada. O diferencial da apresentação será a inclusão de elementos modernos ou conexões com a atualidade, desafiando os alunos a refletirem sobre a relevância e a influência dessas épocas literárias no mundo de hoje. Enfatiza-se o trabalho em equipe, a pesquisa e a criatividade como ferramentas através das quais os estudantes poderão explorar e compreender a literatura brasileira sob uma nova perspectiva. Através dessa atividade, propõe-se fomentar não apenas o conhecimento sobre os períodos literários, mas também habilidades de comunicação e expressão.
O objetivo principal desta atividade é promover o entendimento e a apreciação das diversas épocas literárias brasileiras, estimulando nos alunos do Ensino Médio a capacidade de investigação, interpretação e expressão criativa. Busca-se, assim, incentivar uma abordagem investigativa e reflexiva sobre a literatura, aproximando-os dos contextos históricos, sociais e culturais que moldaram a produção literária do país. Pretende-se, com isso, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e comunicação eficaz, além de estimular a capacidade de estabelecer conexões entre diferentes períodos literários e a realidade atual dos estudantes.
A atividade aborda os principais movimentos literários que marcaram a história da literatura brasileira, desde o período colonial até os dias atuais. Serão explorados os contextos históricos, sociais e culturais pertinentes a cada época, as obras e autores mais representativos, bem como suas principais características estilísticas e temáticas. Além disso, a atividade estimulará a reflexão sobre a influência desses movimentos na sociedade contemporânea e na formação cultural brasileira.
Utilizarei metodologias ativas para proporcionar uma aprendizagem significativa durante a atividade. A Aprendizagem Baseada em Projetos orientará a pesquisa e a criação das apresentações teatrais. A Sala de Aula Invertida será adotada para incentivar a pesquisa prévia e o estudo do conteúdo literário, enquanto a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos serão fundamentais para a construção das peças teatrais. A Roda de Debate será utilizada como instrumento de reflexão e análise crítica das apresentações, promovendo uma discussão aprofundada sobre as conexões entre literatura e atualidade.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. A primeira aula será dedicada à divisão dos grupos, explicação da atividade e início das pesquisas. Na segunda aula, os grupos realizarão suas apresentações teatrais, seguidas de um debate sobre as modernizações e conexões com a atualidade propostas por cada grupo.
A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade das apresentações, a eficácia da comunicação, o trabalho em equipe e a capacidade de conectar a literatura com questões atuais. Serão propostos feedbacks construtivos para cada grupo, apontando os pontos fortes e as áreas que podem ser melhoradas. A participação ativa nas discussões também será valorizada como parte do processo avaliativo.
Para a realização da atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisas, livros e materiais didáticos sobre literatura brasileira, além de espaço físico apropriado para as apresentações teatrais. Recursos audiovisuais podem ser empregados pelos alunos em suas apresentações, permitindo uma maior riqueza no tratamento do conteúdo literário. Materiais de cena e figurinos poderão ser improvisados pelos próprios alunos, estimulando a criatividade e o engajamento no projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula