O Debate das Gírias

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedades Linguísticas e Diversidade Cultural

Nesta atividade, intitulada 'O Debate das Gírias', os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e apresentar sobre diferentes gírias utilizadas em distintas regiões do Brasil. Cada grupo escolherá uma gíria para explorar sua origem, significado e uso em contextos reais. Após as apresentações, haverá um debate sobre o impacto das gírias na comunicação cotidiana, destacando como elas refletem as diversidades linguísticas e culturais brasileiras. Esta atividade visa promover a conscientização e a valorização das variações linguísticas e culturais dentro do território nacional, fortalecendo o entendimento e o respeito pela diversidade cultural do país.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam fomentar o entendimento sobre a riqueza das expressões linguísticas usadas no Brasil. Por meio da pesquisa e apresentação, os alunos desenvolverão a capacidade de investigar a origem e os contextos de uso das palavras, além de aprimorarem suas habilidades de comunicação oral e escrita. Na etapa de debate, espera-se que os alunos refinem sua habilidade de argumentação crítica, compreensão cultural e respeitem a diversidade, compreendendo as implicações sociais das variedades linguísticas.

  • Explorar e compreender a origem e o significado de gírias regionais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Fortalecer a comunicação e a argumentação crítica.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural e linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP06: Compreender e analisar diferentes variedades linguísticas em uso no Brasil, reconhecendo marcas de prestígio e estigma social associadas a essas variedades, em situações e contextos específicos.
  • EM13LP42: Desenvolver estudos linguísticos com base na diversidade linguística do país, considerando a pluralidade cultural e as variedades linguísticas regionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no estudo e análise das gírias regionais como exemplares das variedades linguísticas. Os alunos aprenderão sobre os fatores históricos, sociais e culturais que influenciam a formação e o uso dessas expressões. Com isso, eles serão capazes de entender a dinâmica e a riqueza da língua portuguesa como marca da identidade cultural brasileira.

  • Análise de gírias de diferentes regiões do Brasil.
  • Estudo dos contextos históricos e sociais das gírias.
  • Compreensão da função e do impacto das gírias na comunicação diária.
  • Reflexão sobre diversidade linguística e cultural.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é essencialmente ativa e colaborativa. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para realização de pesquisas, promovendo a aprendizagem ativa e a cooperação entre pares. A etapa de apresentação visa estimular a expressão oral e a habilidade de síntese de informações. O debate é um componente crítico que incentiva a argumentação e o respeito às várias opiniões apresentadas.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e análise de gírias.
  • Apresentação oral para toda a turma.
  • Condução de debate com participação de todos os alunos.
  • Reflexões coletivas sobre as discussões apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos irão realizar pesquisas e preparar suas apresentações. Já na segunda aula, ocorrerão as apresentações e o subsequente debate. Este planejamento temporal é estratégico para garantir que os alunos tenham tempo adequado para pesquisa, apresentação e discussão.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação das apresentações sobre as gírias.
  • Aula 2: Apresentações em grupo seguidas do debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita por meio de observação contínua e análise das produções realizadas ao longo da atividade. Serão considerados critérios como a qualidade e profundidade das pesquisas, a clareza e coesão das apresentações, e a participação ativa e crítica no debate. Exemplos de avaliação incluem a apresentação oral, onde será avaliada a capacidade dos alunos de transmitir informações de forma clara e o debate, onde será analisada a habilidade de argumentar com base em evidências e respeitando a diversidade de opiniões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais para pesquisa, como livros e acesso à internet, além de equipamentos para apresentação, como computador e projetor. Esses materiais são fundamentais para apoiar tanto a coleta de informações como a comunicação eficiente das ideias desenvolvidas pelos alunos.

  • Livros e artigos sobre variedades linguísticas.
  • Acesso à internet para pesquisas complementares.
  • Computador e projetor para apresentações.
  • Materiais de escrita para anotações e planejamento.

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