Tribunal de Opiniões

Desenvolvida por: Carmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Argumentação e debate sobre temas atuais

A atividade 'Tribunal de Opiniões' é desenhada para envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma dinâmica participativa e reflexiva, onde assumirão papéis de defensores, opositores e juízes para debater um tema atual. Os participantes serão divididos em três grupos, cada um assumindo um dos papéis mencionados, para preparar argumentos robustos, tanto a favor quanto contra o tema proposto, demonstrando a importância da argumentação, análise crítica e capacidade de persuasão. O 'tribunal' se organizará com a apresentação dos argumentos pelos defensores e opositores, enquanto os juízes terão a função de questionar e ponderar as argumentações, culminando no veredito final. Esta metodologia ativa tem como objetivo não só aprofundar o conhecimento dos estudantes em temas relevantes da atualidade, mas também prepará-los para a escrita de artigos de opinião, incentivando a consideração de múltiplas perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular nos alunos a capacidade de argumentação e persuasão, desenvolver habilidades de análise crítica e promover o entendimento e respeito por diferentes pontos de vista. Almeja-se também que os estudantes reconheçam a importância da estruturação lógica de argumentos em debates e na escrita de artigos de opinião, além de incentivar a pesquisa e a coleta de dados e evidências para embasar seus argumentos de forma eficaz. Através dessa experiência prática, espera-se que os alunos melhorem sua expressão oral e escrita, preparando-os para se engajar de maneira mais efetiva em discussões sobre temas de relevância social, política e cultural.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão.
  • Promover a análise crítica de temas atuais.
  • Incentivar a consideração de diferentes pontos de vista.
  • Melhorar a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.
  • Preparar os alunos para a escrita de artigos de opinião.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a estruturação de argumentos, técnicas de debate, pesquisa para coleta de evidências, análise crítica de temas atuais e escrita de artigos de opinião. Serão exploradas as habilidades de fala em público, a construção lógica de argumentos e a capacidade de formular perguntas que desafiem as opiniões apresentadas, além da importância do respeito mútuo durante os debates.

  • Estruturação de argumentos.
  • Técnicas de debate e persuasão.
  • Pesquisa e coleta de evidências.
  • Análise crítica de temas atuais.
  • Escrita de artigos de opinião.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada incentiva os alunos a assumir um papel ativo em seu aprendizado através da participação direta na experiência do 'tribunal'. A preparação de argumentos, a execução dos debates e o processo decisório dos juízes serão conduzidos pelos próprios estudantes, com o acompanhamento e orientação do professor. Essa abordagem promove uma aprendizagem significativa, favorecendo a autonomia dos alunos e proporcionando espaço para desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da capacidade de argumentação.

  • Divisão de papéis (defensores, opositores, juízes).
  • Preparação de argumentos e perguntas.
  • Realização do 'tribunal' com apresentação de argumentos e debates.
  • Veredito final dos juízes.
  • Reflexão e discussão sobre os diferentes pontos de vista apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao tema e aos objetivos da atividade, seguida da divisão de papéis e tempo para preparação dos argumentos. A segunda sessão será dedicada à execução do 'tribunal', incluindo os debates, perguntas dos juízes e, por fim, o veredito.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de papéis e preparação de argumentos.
  • Aula 2: Realização do 'tribunal', debates, veredito dos juízes.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como qualidade e clareza dos argumentos apresentados, habilidade de rebater argumentos contrários, a capacidade de formulação de perguntas pertinentes pelos juízes, além do respeito e a postura durante o debate. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação entre pares, além da avaliação pelo professor, que considerará o desenvolvimento da expressão oral e escrita, a capacidade de argumentação e o engajamento com o tema proposto. A reflexão final sobre o aprendizado e a experiência vivida também fará parte da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de dados e informações sobre o tema, material para anotação de argumentos e perguntas, além de espaço físico adequado para a execução do 'tribunal'. Recomenda-se a utilização de ferramentas digitais que possam auxiliar na organização das ideias e na apresentação dos argumentos.

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Material para anotação (papel, canetas, etc.).
  • Espaço físico adequado para a dinâmica de grupo.
  • Ferramentas digitais para organização e apresentação (opcional).

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