Nesta atividade interativa, denominada 'As Múltiplas Faces da Comunicação', alunos do 3º ano do Ensino Médio irão inicialmente imergir no universo das funções da linguagem por meio de vídeos curtos e explicativos. Essa fase inicial, baseada na metodologia de Sala de Aula Invertida, permitirá aos estudantes adquirir de maneira autônoma o conhecimento básico necessário para a fase seguinte. Na sala de aula, os alunos serão agrupados e cada grupo ficará responsável por criar e apresentar uma peça dramática ou uma apresentação que exemplifique uma das funções da linguagem (referencial, emotiva, apelativa, fática, metalinguística, e poética), usando situações do cotidiano como contexto. O objetivo central é aprofundar a compreensão sobre as funções da linguagem e discutir a importância da seleção adequada da função em diferentes contextos de comunicação, fomentando a capacidade crítica e reflexiva dos alunos acerca da linguagem.
Com a realização desta atividade, pretende-se não apenas familiarizar os alunos com as diferentes funções da linguagem, mas também desenvolver habilidades de análise crítica, interpretação e produção textual baseadas em contextos comunicativos variados. O trabalho em grupo visa ainda fomentar habilidades sociais, como cooperação, liderança e comunicação efetiva. A abordagem prática permite a aplicação imediata dos conceitos aprendidos, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento de forma significativa. Ao final desta atividade, os estudantes serão capazes de identificar e aplicar as funções da linguagem em situações de comunicação do dia a dia, reconhecendo sua relevância para a eficácia comunicativa.
O programa dessa atividade abrange a teoria das funções da linguagem, introduzindo conceitos fundamentais, suas definições e caracterizações, seguidos de exemplos práticos tirados do cotidiano dos estudantes. Além disso, a atividade prática de dramatização das funções da linguagem permite explorar de forma dinâmica e engajadora os conceitos abordados, estimulando a análise reflexiva e crítica dos alunos sobre a comunicação e suas nuances. Este conteúdo é crucial para a formação de alunos críticos, capazes de entender e utilizar a linguagem de forma eficaz e adaptável aos diversos contextos de comunicação.
Utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, esta atividade inicia-se com a pesquisa e o estudo individual de materiais selecionados, como vídeos e textos, sobre as funções da linguagem. Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para discutirem o material estudado e, a seguir, criar e apresentar suas peças dramáticas ou apresentações, as quais deverão exemplificar claramente uma das funções estudadas. Esta abordagem facilita a aprendizagem autônoma e ativa, promove a colaboração entre os alunos, e possibilita a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos de uma maneira criativa e reflexiva.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, após uma discussão inicial sobre o tema, os grupos começarão a preparar suas apresentações. A segunda aula será dedicada às apresentações finais e à discussão geral sobre o aprendizado.
A avaliação será baseada na participação dos alunos durante as fases de discussão e preparação, além da criatividade, originalidade e clareza na apresentação das funções da linguagem por meio das peças dramáticas ou apresentações. Será considerado, ainda, como os alunos aplicaram o conhecimento adquirido ao contexto de suas apresentações e a qualidade do debate gerado após as apresentações. Serão fornecidos feedbacks individuais e grupais para incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre a performance na atividade.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para o estudo individual prévio, materiais para as apresentações (como trajes ou itens cênicos, se necessário), projeção para exibição dos vídeos e um espaço apropriado para as apresentações e discussões em grupo. Isso possibilitará uma ambientação propícia à criatividade e ao engajamento dos alunos, além de garantir o acesso aos conteúdos de estudo fundamentais para a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula