As Múltiplas Faces da Comunicação

Desenvolvida por: Mjhhvg… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Funções da Linguagem

Nesta atividade interativa, denominada 'As Múltiplas Faces da Comunicação', alunos do 3º ano do Ensino Médio irão inicialmente imergir no universo das funções da linguagem por meio de vídeos curtos e explicativos. Essa fase inicial, baseada na metodologia de Sala de Aula Invertida, permitirá aos estudantes adquirir de maneira autônoma o conhecimento básico necessário para a fase seguinte. Na sala de aula, os alunos serão agrupados e cada grupo ficará responsável por criar e apresentar uma peça dramática ou uma apresentação que exemplifique uma das funções da linguagem (referencial, emotiva, apelativa, fática, metalinguística, e poética), usando situações do cotidiano como contexto. O objetivo central é aprofundar a compreensão sobre as funções da linguagem e discutir a importância da seleção adequada da função em diferentes contextos de comunicação, fomentando a capacidade crítica e reflexiva dos alunos acerca da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

Com a realização desta atividade, pretende-se não apenas familiarizar os alunos com as diferentes funções da linguagem, mas também desenvolver habilidades de análise crítica, interpretação e produção textual baseadas em contextos comunicativos variados. O trabalho em grupo visa ainda fomentar habilidades sociais, como cooperação, liderança e comunicação efetiva. A abordagem prática permite a aplicação imediata dos conceitos aprendidos, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento de forma significativa. Ao final desta atividade, os estudantes serão capazes de identificar e aplicar as funções da linguagem em situações de comunicação do dia a dia, reconhecendo sua relevância para a eficácia comunicativa.

  • Identificar as diferentes funções da linguagem.
  • Compreender a importância da escolha da função da linguagem adequada ao contexto.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e dramatização.
  • Analisar criticamente usos da linguagem em variados contextos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e habilidades interpessoais.

Conteúdo Programático

O programa dessa atividade abrange a teoria das funções da linguagem, introduzindo conceitos fundamentais, suas definições e caracterizações, seguidos de exemplos práticos tirados do cotidiano dos estudantes. Além disso, a atividade prática de dramatização das funções da linguagem permite explorar de forma dinâmica e engajadora os conceitos abordados, estimulando a análise reflexiva e crítica dos alunos sobre a comunicação e suas nuances. Este conteúdo é crucial para a formação de alunos críticos, capazes de entender e utilizar a linguagem de forma eficaz e adaptável aos diversos contextos de comunicação.

  • Definição e importância das funções da linguagem.
  • Função referencial ou denotativa.
  • Função emotiva ou expressiva.
  • Função apelativa ou conativa.
  • Função fática.
  • Função metalinguística.
  • Função poética.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, esta atividade inicia-se com a pesquisa e o estudo individual de materiais selecionados, como vídeos e textos, sobre as funções da linguagem. Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para discutirem o material estudado e, a seguir, criar e apresentar suas peças dramáticas ou apresentações, as quais deverão exemplificar claramente uma das funções estudadas. Esta abordagem facilita a aprendizagem autônoma e ativa, promove a colaboração entre os alunos, e possibilita a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos de uma maneira criativa e reflexiva.

  • Estudo individual prévio baseado em vídeos e textos sobre as funções da linguagem.
  • Formação de grupos para discussão do material estudado.
  • Criação e apresentação de peças dramáticas ou apresentações.
  • Debate em classe sobre as apresentações e as funções da linguagem aplicadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, após uma discussão inicial sobre o tema, os grupos começarão a preparar suas apresentações. A segunda aula será dedicada às apresentações finais e à discussão geral sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Discussão inicial, formação dos grupos e início da preparação das apresentações.
  • Aula 2: Apresentações finais dos grupos e debate sobre as funcionalidades da linguagem.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos durante as fases de discussão e preparação, além da criatividade, originalidade e clareza na apresentação das funções da linguagem por meio das peças dramáticas ou apresentações. Será considerado, ainda, como os alunos aplicaram o conhecimento adquirido ao contexto de suas apresentações e a qualidade do debate gerado após as apresentações. Serão fornecidos feedbacks individuais e grupais para incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre a performance na atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para o estudo individual prévio, materiais para as apresentações (como trajes ou itens cênicos, se necessário), projeção para exibição dos vídeos e um espaço apropriado para as apresentações e discussões em grupo. Isso possibilitará uma ambientação propícia à criatividade e ao engajamento dos alunos, além de garantir o acesso aos conteúdos de estudo fundamentais para a atividade.

  • Vídeos curtos sobre funções da linguagem.
  • Textos complementares (digitais ou impressos).
  • Espaço de sala para apresentações.
  • Projetor e tela para exibição de vídeos.
  • Materiais variados para as apresentações (trajes, itens cênicos, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo