Círculo Literário Contemporâneo

Desenvolvida por: Noelen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Contemporânea e Consciência Social

Na atividade 'Círculo Literário Contemporâneo', os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar no mundo da literatura contemporânea através de uma feira de livros virtuais. Esta atividade incentiva a pesquisa, seleção e leitura autônoma de obras literárias contemporâneas, seguida de um encontro virtual em que os estudantes irão compartilhar suas experiências de leitura. Durante os círculos literários, os alunos apresentarão os livros escolhidos, discutirão suas principais temáticas, abordarão questões polêmicas presentes nas obras e argumentarão sobre a relevância social do texto. Esta metodologia promove não apenas o debate e a reflexão crítica sobre temas atuais, mas também contribui para a formação de um acervo literário pessoal, estimulando os alunos a se tornarem leitores mais conscientes e engajados socialmente.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participarem do 'Círculo Literário Contemporâneo', os estudantes serão capazes de desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de texto, além de aprimorar a capacidade de argumentação e debate sobre questões de relevância social. Serão incentivados a exercitar o senso crítico, a empatia e a capacidade de ouvir e considerar perspectivas distintas, ao mesmo tempo em que formam e sustentam suas próprias opiniões sobre os temas discutidos. Esta experiência propicia também a oportunidade de descobrir novos autores e obras, ampliando o repertório cultural e literário dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de texto.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate sobre questões de relevância social.
  • Incentivar o senso crítico e a empatia.
  • Exercitar a capacidade de ouvir e considerar perspectivas distintas.
  • Formar e sustentar opiniões críticas acerca de temas contemporâneos.
  • Ampliar o repertório cultural e literário dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13LGG303
  • description": "Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas." }, { "code": EM13LP51
  • description": Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo de obras literárias contemporâneas, abordando sua estrutura, temáticas principais e contextos de produção.O enfoque será na diversidade de gêneros literários e nas diferentes perspectivas culturais e sociais presentes nos textos selecionados pelos alunos. Será realizado um trabalho de análise crítica das obras, considerando-se também o impacto e a importância da literatura no debate de questões sociais atuais.

  • Leitura e interpretação de textos literários contemporâneos.
  • Análise de temáticas contemporâneas na literatura.
  • Discussão sobre a relevância social das obras literárias.
  • Exploração da diversidade de gêneros literários.
  • Formação de acervo literário pessoal.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a tarefa de selecionar, ler e preparar uma apresentação sobre uma obra literária contemporânea antes da aula. Durante o encontro, formar-se-ão círculos literários, promovendo um ambiente de discussão colaborativa e reflexão crítica. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas impressões, debatendo temas, personagens, contexto da obra e sua relevância. O uso de plataformas digitais para os encontros virtuais e apresentações possibilitará a inclusão de recursos multimídia nas discussões.

  • Seleção e leitura individual de uma obra literária contemporânea.
  • Preparação de uma apresentação sobre a obra lida.
  • Formação de círculos literários para discussões em grupo.
  • Utilização de recursos multimídia em apresentações e debates.
  • Promoção de um ambiente colaborativo de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em duas partes. Inicialmente, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas leituras em pequenos grupos, discutindo suas percepções e analisando as obras. Na segunda parte, o grupo se reunirá em plenária para uma discussão mais ampla, permitindo a interação entre todos os participantes e a troca de impressões sobre as diferentes obras apresentadas.

  • Aula 1: Apresentação e discussão em círculos literários - 40 minutos
  • Aula 1.5: Debate em plenária e reflexão coletiva - 20 minutos

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na qualidade da apresentação da obra escolhida e na capacidade de argumentar e sustentar opiniões. Será valorizada a originalidade na seleção das obras, bem como a profundidade e a relevância das reflexões e conexões estabelecidas durante os debates. O professor poderá considerar também o engajamento dos alunos na dinâmica do círculo literário e em contribuir para um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem o acesso à internet para a realização da feira virtual de livros e das reuniões dos círculos literários, plataformas de videoconferência para as discussões em grupo, materiais para preparação das apresentações, como softwares de apresentação (exemplo: PowerPoint, Prezi) e acesso a bibliotecas digitais ou acervos online para a seleção das obras literárias. O uso de um fórum virtual para a postagem de reflexões e comentários após a atividade também será incentivado.

  • Acesso à internet e plataformas de videoconferência.
  • Softwares de apresentação (exemplo: PowerPoint, Prezi).
  • Acesso a bibliotecas digitais ou acervos online.
  • Fórum virtual para postagem de reflexões e comentários.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo