Criadores de Podcast

Desenvolvida por: Edilso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Funções da Linguagem em Podcasts

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão o desafio de criar seus próprios podcasts, voltando suas atenções para as diversas funções da linguagem presentes no cotidiano e na literatura. A atividade será iniciada com a apresentação do conceito de podcasts e sua crescente popularidade como meio de comunicação. Em seguida, ocorrerá uma discussão sobre as funções da linguagem, com exemplos práticos para cada função. Cada grupo de alunos escolherá uma função da linguagem para explorar em um episódio de podcast. Através de exemplos literários e situações do cotidiano que ilustrem a função escolhida, os alunos trabalharão na roteirização, planejamento e, finalmente, gravação do episódio. Esta atividade prática estimula a criatividade, refina habilidades de comunicação e promove uma compreensão mais profunda das diferentes maneiras pelas quais usamos a linguagem para expressar ideias, sentimentos e informações.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das seis funções da linguagem e sua aplicabilidade tanto em textos literários quanto em situações do cotidiano. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar as funções da linguagem em diferentes contextos, desenvolver habilidades de criatividade e expressão por meio da produção de conteúdo original, e entender a importância da escolha linguística na comunicação eficaz.

  • Identificar as diferentes funções da linguagem e suas características.
  • Aplicar os conceitos das funções da linguagem na criação de um roteiro de podcast.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral através da gravação de podcasts.
  • Estimular a criatividade na aplicação das funções da linguagem em contextos variados.
  • Compreender a importância das escolhas linguísticas na eficiência da comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13LGG102
  • description": "Utilizar as linguagens artísticas, físicas e digitais como meio para produzir e compartilhar conteúdos e informações em diferentes espaços de atuação social."}, {"code": EM13LGG703
  • description": "Analisar, criticar e planejar estratégias de enfrentamento às situações de violência e discriminação presentes nas linguagens verbal, visual e corporal, utilizadas publicamente em diferentes interações sociais."}, {"code": EM13LP01
  • description": "Compreender e usar os sistemas simbólicos, as tecnologias, as ferramentas digitais e os materiais impressos em diferentes práticas sociais (incluindo as escolares), levando em conta seus significados e funções."}, {"code": EM13LP19
  • description": "Pesquisar e analisar práticas de leitura e produções culturais juvenis em diferentes mídias para ampliar as formas de participação social, considerando os modos de circulação dessas produções, seus contextos de produção e recepção e suas relações com as questões de estudo possíveis na área de linguagens."}, {"code": EM13LP46
  • description": Utilizar softwares e aplicativos de edição de textos, de apresentação, de organização de informações, tais como planilhas e bancos de dados, e outros, considerando os objetivos comunicativos e o público-alvo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentrará na exploração detalhada das seis funções da linguagem — referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética —, demonstrando sua relevância e aplicabilidade na análise de textos e produções midiáticas, como podcasts. Através da literatura e exemplos cotidianos, os alunos serão capacitados a identificar essas funções e compreender a dinâmica da comunicação humana, preparando-os para a etapa prática de criação de podcasts que exemplifiquem o uso criativo e eficaz dessas funções.

  • Definição e características das funções da linguagem.
  • Análise de exemplos literários e do cotidiano para cada função da linguagem.
  • Etapas de produção de um podcast: planejamento, roteirização, gravação e edição.
  • Aplicativos e softwares para gravação e edição de podcasts.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se em uma abordagem ativa de aprendizado, onde os alunos são maiores protagonistas de seu processo educativo. Inicialmente, será realizada uma explanação teórica participativa sobre as funções da linguagem, seguida de análise conjunta de exemplos práticos. Os alunos, então, serão divididos em grupos para a fase de planejamento e criação de seus podcasts, com o acompanhamento constante do professor. A atividade prática de roteirização, gravação e edição dos podcasts permitirá aos alunos aplicar os conceitos teóricos em uma mídia moderna e relevante, reforçando o aprendizado por meio da prática e da reflexão em grupo.

  • Explanação teórica interativa sobre funções da linguagem.
  • Análise de exemplos de aplicação das funções da linguagem.
  • Atividades em grupo para roteirização e planejamento do podcast.
  • Gravação e edição dos podcasts.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, serão cobertos os conceitos teóricos e a análise de exemplos. Na segunda sessão, ocorrerá a produção dos podcasts, incluindo a roteirização, gravação e uma introdução à edição.

  • Aula 1: Introdução às funções da linguagem e análise de exemplos - 60 minutos.
  • Aula 2: Planejamento, roteirização e início da gravação dos podcasts - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação individual e em grupo durante as fases de discussão, planejamento e produção dos podcasts. Serão considerados critérios como criatividade, aplicação correta das funções da linguagem selecionadas, qualidade técnica da gravação e edição, e capacidade de trabalhar em equipe. Cada podcast será apresentado para a turma, seguido de uma breve explicação sobre a função da linguagem escolhida e sua aplicação no episódio, permitindo a avaliação tanto da profundidade do entendimento teórico quanto da habilidade prática.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um computador com acesso à internet para pesquisa e uso de softwares de edição de áudio, microfones de boa qualidade para as gravações e fones de ouvido para edição. Recomenda-se a utilização de espaços adequados à gravação para evitar ruídos indesejados. Materiais de apoio como slides ou documentos com exemplos das funções da linguagem e guias básicos de roteirização e produção de podcasts também serão providenciados.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de edição de áudio (Audacity, GarageBand, etc.).
  • Microfones e fones de ouvido.
  • Materiais de apoio impressos e digitais.
  • Guias de roteirização e produção de podcasts.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo