Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão o desafio de criar seus próprios podcasts, voltando suas atenções para as diversas funções da linguagem presentes no cotidiano e na literatura. A atividade será iniciada com a apresentação do conceito de podcasts e sua crescente popularidade como meio de comunicação. Em seguida, ocorrerá uma discussão sobre as funções da linguagem, com exemplos práticos para cada função. Cada grupo de alunos escolherá uma função da linguagem para explorar em um episódio de podcast. Através de exemplos literários e situações do cotidiano que ilustrem a função escolhida, os alunos trabalharão na roteirização, planejamento e, finalmente, gravação do episódio. Esta atividade prática estimula a criatividade, refina habilidades de comunicação e promove uma compreensão mais profunda das diferentes maneiras pelas quais usamos a linguagem para expressar ideias, sentimentos e informações.
Os principais objetivos desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das seis funções da linguagem e sua aplicabilidade tanto em textos literários quanto em situações do cotidiano. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar as funções da linguagem em diferentes contextos, desenvolver habilidades de criatividade e expressão por meio da produção de conteúdo original, e entender a importância da escolha linguística na comunicação eficaz.
O conteúdo programático se concentrará na exploração detalhada das seis funções da linguagem — referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética —, demonstrando sua relevância e aplicabilidade na análise de textos e produções midiáticas, como podcasts. Através da literatura e exemplos cotidianos, os alunos serão capacitados a identificar essas funções e compreender a dinâmica da comunicação humana, preparando-os para a etapa prática de criação de podcasts que exemplifiquem o uso criativo e eficaz dessas funções.
A metodologia desta atividade baseia-se em uma abordagem ativa de aprendizado, onde os alunos são maiores protagonistas de seu processo educativo. Inicialmente, será realizada uma explanação teórica participativa sobre as funções da linguagem, seguida de análise conjunta de exemplos práticos. Os alunos, então, serão divididos em grupos para a fase de planejamento e criação de seus podcasts, com o acompanhamento constante do professor. A atividade prática de roteirização, gravação e edição dos podcasts permitirá aos alunos aplicar os conceitos teóricos em uma mídia moderna e relevante, reforçando o aprendizado por meio da prática e da reflexão em grupo.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, serão cobertos os conceitos teóricos e a análise de exemplos. Na segunda sessão, ocorrerá a produção dos podcasts, incluindo a roteirização, gravação e uma introdução à edição.
A avaliação será realizada com base na participação individual e em grupo durante as fases de discussão, planejamento e produção dos podcasts. Serão considerados critérios como criatividade, aplicação correta das funções da linguagem selecionadas, qualidade técnica da gravação e edição, e capacidade de trabalhar em equipe. Cada podcast será apresentado para a turma, seguido de uma breve explicação sobre a função da linguagem escolhida e sua aplicação no episódio, permitindo a avaliação tanto da profundidade do entendimento teórico quanto da habilidade prática.
Para a realização desta atividade, serão necessários um computador com acesso à internet para pesquisa e uso de softwares de edição de áudio, microfones de boa qualidade para as gravações e fones de ouvido para edição. Recomenda-se a utilização de espaços adequados à gravação para evitar ruídos indesejados. Materiais de apoio como slides ou documentos com exemplos das funções da linguagem e guias básicos de roteirização e produção de podcasts também serão providenciados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula