Hackathon da Inovação Administrativa

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Tecnologia da Informação e Administração
Temática: Inovação e Tecnologia no Ambiente Administrativo

O Hackathon da Inovação Administrativa visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma oportunidade ímpar de mergulhar no mundo da tecnologia e administração através da metodologia ativa. Nesta atividade, os estudantes serão desafiados a formar grupos e, utilizando uma variedade de linguagens, mídias e ferramentas digitais, desenvolver soluções inovadoras para problemas administrativos reais. Este hackathon não se restringe apenas ao desenvolvimento de apps ou softwares, encoraja-se os participantes a explorar qualquer forma tecnológica que possa trazer inovações ou melhorias para o ambiente de negócios. A atividade enfatizará a importância da pesquisa, a criação coletiva e o fortalecimento das habilidades de colaboração, permitindo aos alunos aplicar criativamente seus conhecimentos técnicos em administração em combinação com as tecnologias digitais. Este evento é uma excelente oportunidade para os alunos experimentarem o processo de inovação e desenvolvimento de projetos autorais, promovendo a integração entre teoria e prática em um ambiente colaborativo e estimulante.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade vão além da simples aquisição de conhecimento técnico, visam a desenvolver uma série de competências essenciais para o mundo moderno. Espera-se que, ao final desta experiência, os estudantes tenham aprimorado sua capacidade de trabalhar em equipe, de comunicar ideias complexas de maneira eficaz e de utilizar as tecnologias digitais de forma ética e inovadora. Além disso, almeja-se que os alunos sejam capazes de realizar pesquisas de forma autônoma, identificar problemas reais do mundo administrativo e propor soluções criativas e viáveis tecnologicamente. Este hackathon proporciona um ambiente ideal para que os alunos experimentem na prática a integração entre conhecimentos de administração e o vasto mundo das tecnologias digitais, preparando-os para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho atual.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Durante o Hackathon da Inovação Administrativa, o objetivo de aprendizagem de Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração será alcançado através da formação de grupos de alunos para a realização da atividade. Cada equipe terá a oportunidade de trabalhar em conjunto para identificar problemas administrativos reais e propor soluções tecnológicas que atendam às exigências do hackathon. Por exemplo, os alunos terão que se organizar, dividir tarefas, compartilhar ideias, tomar decisões conjuntas e colaborar para alcançar o objetivo comum de desenvolver uma solução inovadora. Durante o processo, eles aprenderão a ouvir e respeitar as opiniões dos colegas, a delegar responsabilidades de acordo com as habilidades individuais, a resolver conflitos de forma construtiva e a valorizar a contribuição de cada membro da equipe. Ao trabalhar em conjunto para criar uma solução eficaz, os alunos desenvolverão habilidades essenciais para o trabalho em equipe, como comunicação eficaz, empatia, resolução de problemas e cooperação.

  • Utilizar de forma ética e inovadora as tecnologias digitais.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação e apresentação de ideias.
  • Durante o Hackathon da Inovação Administrativa, o objetivo de aprimorar a capacidade de comunicação e apresentação de ideias será alcançado através de diversas etapas. Inicialmente, os alunos serão desafiados a identificar problemas de administração que precisam de soluções inovadoras. Ao trabalhar em equipe, cada aluno terá a oportunidade de expressar suas ideias, contribuindo para a identificação e seleção dos problemas a serem solucionados. Durante o processo de desenvolvimento, os grupos precisarão comunicar de forma clara e persuasiva as soluções propostas, considerando a escolha das tecnologias digitais e a viabilidade das ideias. Além disso, na fase de preparação e execução de apresentações eficazes, os alunos terão a chance de aprimorar suas habilidades de comunicação ao defender e explicar seus projetos perante uma banca avaliadora. Um exemplo prático desse objetivo seria a elaboração de um pitch convincente, evidenciando a capacidade de articulação e argumentação dos alunos, a fim de transmitir de forma eficaz as soluções propostas para o problema administrativo identificado.

  • Identificar problemas administrativos reais e propor soluções tecnológicas criativas.
  • Integrar conhecimentos teóricos de administração com a prática de inovação tecnológica.
  • Durante o Hackathon da Inovação Administrativa, o objetivo de aprendizagem de integrar conhecimentos teóricos de administração com a prática de inovação tecnológica será alcançado por meio da necessidade de os alunos aplicarem conceitos de administração em conjunto com soluções tecnológicas. Por exemplo, os estudantes poderão identificar um problema administrativo real, como a gestão de estoque, e então buscar soluções tecnológicas inovadoras, como a implementação de um sistema de QR code para monitoramento em tempo real do estoque. Dessa forma, os alunos precisarão compreender os princípios de administração relacionados à gestão de estoque, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades práticas na utilização de tecnologia para aprimorar o processo. Essa integração de conhecimentos teóricos e práticos permitirá que os alunos compreendam a aplicabilidade concreta da administração aliada à inovação tecnológica, enriquecendo sua formação e preparando-os para desafios futuros no mundo do empreendedorismo e da inovação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado de forma a oferecer aos alunos uma visão abrangente do papel da tecnologia na inovação administrativa. Inicialmente, os participantes serão introduzidos a conceitos fundamentais de administração e às principais tendências tecnológicas aplicadas ao ambiente de negócios. Seguir-se-á uma fase de brainstorming, onde serão identificados problemas reais que podem ser solucionados com o uso de tecnologia. Os alunos também serão guiados na seleção de ferramentas e mídias digitais adequadas para o desenvolvimento de seus projetos. O programa inclui workshops sobre pesquisa, desenvolvimento de protótipos e técnicas de pitch, preparando os estudantes para a apresentação final de seus projetos.

  • Conceitos fundamentais de administração e inovação tecnológica.
  • Neste tópico, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais de administração e inovação tecnológica, compreendendo a intersecção entre a gestão de negócios e o uso estratégico da tecnologia para promover inovação. Serão abordados temas como princípios de administração, teorias da inovação, processos de tomada de decisão, gestão de projetos, modelos de negócios inovadores e as tendências atuais que impactam a administração com o avanço tecnológico. Os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância da inovação tecnológica para alavancar a eficiência e competitividade das organizações, bem como compreender como a administração pode impulsionar a adoção e implementação de tecnologias inovadoras. Além disso, serão apresentados casos reais de empresas que utilizaram a inovação tecnológica para se destacar no mercado, proporcionando aos alunos uma visão prática e aplicada dos conceitos estudados.

  • Identificação e análise de problemas administrativos reais.
  • Seleção de ferramentas e mídias digitais para desenvolvimento de projetos.
  • Desenvolvimento de protótipos e soluções inovadoras.
  • Preparação e execução de apresentações eficazes (Pitch).

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada no aluno, incentivando a aprendizagem ativa por meio da resolução prática de problemas. Os participantes trabalharão em grupos para promover a colaboração e a troca de conhecimentos. Serão utilizadas técnicas como brainstorming para a geração de ideias, prototipagem rápida para o desenvolvimento de soluções e sessões de pitch para a apresentação de projetos. Além disso, ao longo do hackathon, os alunos terão acesso a mentorias com profissionais experientes que fornecerão orientações e feedbacks valiosos, ajudando no refinamento de suas soluções.

  • Trabalho em grupo para fomentar a colaboração.
  • Para fomentar a colaboração, a metodologia propõe o trabalho em grupo como pilar central do Hackathon da Inovação Administrativa. Os alunos serão organizados em equipes, onde cada integrante terá a oportunidade de contribuir com suas habilidades específicas, compartilhar conhecimentos e experiências, e aprender com os colegas. A interação entre os membros do grupo possibilitará a troca de ideias, a resolução conjunta de desafios e a construção coletiva de soluções inovadoras. Além disso, o trabalho em equipe estimula a comunicação eficaz, o respeito às divergências de opinião e a valorização das diferentes competências de cada participante. Por exemplo, um estudante pode ser especialista em programação, enquanto outro tem conhecimentos aprofundados em gestão, e juntos poderão combinar suas habilidades para desenvolver um projeto mais completo e inovador.

  • Brainstorming para geração de ideias.
  • O Brainstorming é uma técnica de geração de ideias que será utilizada no Hackathon da Inovação Administrativa. Durante essa etapa, os grupos de alunos serão incentivados a expressar livremente todas as ideias que surgirem, sem julgamentos ou críticas. A ideia é promover a criatividade e a livre associação de pensamentos, permitindo que surjam soluções inovadoras para os problemas administrativos propostos. Para conduzir o Brainstorming, os alunos serão orientados a seguir algumas diretrizes, como: focar na quantidade de ideias geradas, combinar e aprimorar sugestões de diferentes membros do grupo, e priorizar a geração de soluções disruptivas. Incentivando a participação de todos, o Brainstorming busca explorar ao máximo o potencial criativo dos estudantes, preparando-os para a etapa seguinte de prototipagem das ideias. Um exemplo prático do Brainstorming no contexto do hackathon poderia ser a geração de ideias para melhorar a eficiência na gestão de estoque de uma empresa, com sugestões que vão desde a implementação de tecnologias de monitoramento até a criação de aplicativos para gerenciamento de inventário.

  • Prototipagem rápida de soluções.
  • A prototipagem rápida de soluções é uma etapa fundamental do hackathon, onde os alunos terão a oportunidade de transformar suas ideias em protótipos tangíveis de forma ágil e eficiente. Nesta fase, os grupos irão utilizar ferramentas digitais e recursos disponíveis para construir uma versão preliminar de suas soluções inovadoras, permitindo uma visualização concreta do conceito. Um exemplo prático dessa metodologia seria a utilização de softwares de design gráfico para criar interfaces de possíveis aplicativos, ou a produção de maquetes eletrônicas para representar um ambiente de negócios otimizado. Com a prototipagem rápida, os alunos poderão experimentar e testar suas propostas, identificando oportunidades de aprimoramento e ajustes necessários antes da apresentação final.

  • Sessões de pitch para apresentação dos projetos.
  • As sessões de pitch para apresentação dos projetos são um momento essencial no Hackathon da Inovação Administrativa, onde os grupos de alunos têm a oportunidade de demonstrar suas soluções inovadoras de forma sucinta e persuasiva. Durante essas sessões, os participantes terão um curto espaço de tempo, geralmente de 3 a 5 minutos, para apresentar as principais características do projeto, destacar o problema administrativo abordado, a solução proposta e os benefícios esperados. Para garantir que as apresentações sejam claras, objetivas e impactantes, é importante que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, expressão oral e síntese de informações. Além disso, as sessões de pitch proporcionam uma oportunidade valiosa para os alunos receberem feedbacks construtivos, que os ajudarão a aprimorar seus projetos antes da apresentação final. Para potencializar a aprendizagem, os professores e mentores podem fornecer orientações específicas sobre como estruturar as apresentações, manter a atenção do público e transmitir de forma convincente a relevância da inovação proposta.

  • Mentorias com profissionais para orientações e feedbacks.
  • As mentorias com profissionais serão realizadas para proporcionar aos alunos orientação e feedback especializado durante o desenvolvimento de seus projetos. Profissionais experientes nas áreas de administração, tecnologia e inovação serão convidados a participar das sessões de mentoring, compartilhando suas experiências e conhecimentos com os estudantes. Durante as mentorias, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas ideias, tirar dúvidas, receber sugestões e orientações personalizadas para aprimorar seus projetos. Além disso, os profissionais poderão oferecer feedbacks construtivos, apontando pontos fortes e áreas de melhoria nos projetos dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades técnicas e para a inovação dos projetos apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

Este hackathon terá duração total de 2 horas, dividas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos principais e realizada a formação dos grupos. Haverá também a fase de brainstorming. Na segunda aula, os grupos trabalharão no desenvolvimento de seus protótipos, finalizando com a preparação de suas apresentações de pitch. A atividade culminará com a apresentação dos projetos e a avaliação pelo júri.

  • Aula 1: Introdução, formação de equipes e fase de brainstorming.
  • Momento 1: Introdução e formação de equipes (15 minutos)
    Neste momento, o professor irá introduzir a atividade, apresentando o desafio e os objetivos do hackathon. Em seguida, os alunos serão orientados a formar equipes, levando em consideração a diversidade de habilidades e conhecimentos. Serão explicadas as regras e diretrizes para a formação das equipes, enfatizando a importância da colaboração e do trabalho em equipe.

    Momento 2: Fase de brainstorming (25 minutos)
    Neste momento, as equipes iniciarão a fase de brainstorming, onde deverão discutir e listar ideias inovadoras para solucionar problemas administrativos reais. Os alunos serão encorajados a explorar todas as possibilidades, sem restrições, e a pensar de forma criativa. O professor estará disponível para esclarecer dúvidas e direcionar as equipes, caso necessário.

    Momento 3: Organização final (10 minutos)
    No último momento, as equipes terão um tempo para organizar as ideias geradas durante o brainstorming, definir as primeiras estratégias e estabelecer as primeiras tarefas a serem realizadas. O professor fará uma breve revisão dos próximos passos e orientações sobre a apresentação das ideias no próximo encontro.

  • Aula 2: Desenvolvimento de protótipos e preparação de pitches.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada no processo criativo, na colaboração entre os membros da equipe, na aplicação prática dos conhecimentos teóricos em administração e tecnologia, e na qualidade e viabilidade das soluções propostas. Cada projeto será avaliado por um júri composto por professores e possivelmente profissionais externos, considerando critérios como inovação, impacto potencial no ambiente de negócios, qualidade técnica, apresentação e defesa do projeto (pitch). Além disso, o trabalho em equipe, comunicação efetiva e uso ético das tecnologias serão avaliados durante todo o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários alguns recursos essenciais: acesso à Internet e a ferramentas de desenvolvimento online, softwares de design para a criação de protótipos, ambientes virtuais de brainstorming e apresentação, além de materiais de apoio como artigos, vídeos e tutoriais sobre as tecnologias e metodologias aplicadas. O espaço físico deve ser adequado para trabalho em grupo e as apresentações finais. Adicionalmente, a presença de mentores e especialistas durante partes da atividade enriquecerá a experiência dos alunos.

  • Acesso à Internet e ferramentas digitais.
  • Softwares de design para prototipagem.
  • Ambientes virtuais de brainstorming e apresentação.
  • Os ambientes virtuais de brainstorming e apresentação podem ser encontrados em plataformas online especializadas, como Miro, Stormboard, Conceptboard, RealtimeBoard, entre outras. Essas plataformas oferecem ferramentas para a criação colaborativa de ideias, organização em quadros virtuais, além de possibilitar a elaboração de apresentações visuais para os pitches dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Para acessar essas ferramentas, basta acessar os sites das plataformas e realizar o cadastro, em alguns casos, é possível utilizar versões gratuitas com funcionalidades limitadas.

  • Materiais de apoio sobre tecnologias e metodologias.
  • Espaço físico adequado para trabalho em grupo e apresentações.
  • Apoio de mentores e especialistas.
  • O acesso ao apoio de mentores e especialistas pode ser obtido através do contato com profissionais da área de administração e inovação tecnológica, como por exemplo, professores da própria instituição de ensino, profissionais de empresas especializadas, pesquisadores ou empreendedores com expertise nessas áreas. Esses contatos podem ser feitos por meio de agendamento de reuniões presenciais, participação em eventos da área, utilização de plataformas online de mentoria, como mentorama, ou ainda, por intermédio de instituições de incentivo ao empreendedorismo e inovação, como incubadoras de startups e centros de inovação.

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