Esta atividade gamificada desafia os alunos do curso de secretariado a interpretarem para Libras vídeos curtos relacionados à área de atuação, como reuniões, palestras e anúncios empresariais. Em uma competição amistosa, o principal objetivo é praticar e aprimorar as competências em linguagem verbal e na Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a inclusão e o respeito à diversidade dentro do ambiente profissional. Os vídeos serão meticulosamente selecionados para abranger situações reais do cotidiano empresarial, motivando os estudantes a relacionarem os conteúdos aprendidos em sala de aula com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico. Isso estimulará o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, interpretação e tradução, essenciais para o profissional de secretariado que deseja atuar com excelência no mercado de trabalho inclusivo.
Os objetivos desta atividade são promover a prática da interpretação e tradução de conteúdos em Libras, desenvolver competências comunicativas inclusivas e respeito à diversidade cultural e linguística no contexto empresarial. Pretende-se também estimular a análise crítica de situações comunicacionais cotidianas no ambiente de trabalho, incentivando os alunos a relacionar teoria e prática por meio da interpretação de diversos gêneros discursivos encontrados no mundo corporativo. Através desta atividade, os estudantes poderão refletir sobre a importância da inclusão e da comunicação acessível para todos, além de desenvolver habilidades interpessoais e de interação em contextos profissionais diversificados.
A atividade abrangerá a prática de interpretação de Libras em diversos contextos profissionais, incluindo mas não limitado a reuniões, palestras e anúncios empresariais. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de competências interpretativas e à prática de tradução, considerando as particularidades do contexto empresarial. Por meio da interpretação de vídeos selecionados, os alunos serão capazes de aplicar e aprofundar seus conhecimentos em Libras, promovendo uma reflexão sobre a importância da inclusão e da acessibilidade comunicativa no ambiente de trabalho.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propicia um aprendizado experiencial por meio da interpretação de conteúdos em vídeo, selecionados especificamente para este fim. Os alunos trabalharão individualmente e em grupos, fomentando a cooperação e a troca de conhecimentos. Serão promovidos debates e reflexões conjuntas após as sessões de interpretação, visando aprofundar a compreensão dos conteúdos e promover o desenvolvimento de uma postura crítica e analítica perante os desafios da interpretação. A competição amistosa servirá como estímulo para a superação e o aprimoramento contínuo das habilidades de cada aluno.
Cada uma das seis aulas terá uma estrutura dedicada à maximização da prática interpretativa e ao aprofundamento teórico, intercalando momentos de atividade individual, trabalho em grupo, debates e feedback construtivo para o constante desenvolvimento dos alunos.
A avaliação será baseada em critérios como correção e fluência na interpretação para Libras, capacidade de análise crítica dos vídeos interpretados, engajamento nas atividades propostas, e contribuição para os debates e trabalhos em grupo. A competição amistosa contará pontos para a avaliação final, mas o foco estará no desenvolvimento contínuo, na autoavaliação e na capacidade de aplicar feedbacks construtivos. Exemplos específicos de critérios incluem a precisão na tradução dos termos técnicos empresariais, a expressividade no uso de Libras, e a profundidade das análises críticas realizadas nos debates.
Os recursos necessários incluem acesso a uma sala de aula equipada com projetor, tela para a exibição dos vídeos, câmera para gravação das interpretações (facultativo), acesso à internet para pesquisa de conteúdo adicional e a cópias impressas ou digitais de materiais de apoio sobre Libras e interpretação em contextos empresariais. Além disso, será valioso dispor de uma plataforma digital para o compartilhamento de vídeos, feedback e materiais de estudo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula