Para além das Palavras: A Arte de Reinterpretar

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Questões raciais e comunicação multicultural

A atividade proposta tem como objetivo fomentar a compreensão crítica de questões raciais mediante o uso de diferentes linguagens artísticas, como vídeos, músicas ou obras de arte. Inicialmente, os alunos devem selecionar uma obra que aborde o tema racial e em seguida, realizar uma análise crítica em casa. Nesse processo, espera-se que identifiquem e descrevam como as linguagens verbais, visuais e sonoras contribuem para a mensagem da obra. Na aula, cada aluno apresentará sua análise, estimulando a troca de ideias. Posteriormente, a turma trabalhará coletivamente na criação de uma nova obra - seja um texto, vídeo ou outro formato - inspirado na análise de seus colegas, dialogando com o tema racial e a comunicação multicultural. Este trabalho colaborativo não só estimula a criatividade como também aprimora a compreensão dos diversos modos de comunicação e seu papel na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao interpretar semioses dentro de múltiplas perspectivas de comunicação. Espera-se que os alunos consigam não apenas identificar, mas correlacionar diferentes linguagens em um conteúdo, aprimorando tanto suas habilidades de análise quanto de expressão criativa e colaborativa.

  • Desenvolver a capacidade crítica de análise de diferentes linguagens artísticas.
  • Fortalecer a habilidade de comunicação e argumentação em debates sobre temas raciais.
  • Estimular a criatividade em produções culturais a partir de obras existentes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise de diferentes linguagens, tais como visuais, verbais e sonoras, destacando suas contribuições para a mensagem final da obra selecionada. Além disso, contempla a criação colaborativa, buscando integrar as análises individuais em um novo produto cultural que dialogue com questões raciais.

  • Análise e interpretação de semioses visuais, verbais e sonoras.
  • Discussão sobre questões raciais na arte e o papel midiático.
  • Criação coletiva de arte inspirada em análises críticas previamente realizadas.

Metodologia

A metodologia da atividade propõe uma abordagem interativa e colaborativa, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico. Através de análises individuais seguidas de uma apresentação em classe, os alunos são incentivados a compartilhar e debater suas percepções, culminando em um trabalho coletivo que reflete as múltiplas perspectivas discutidas.

  • Atividade individual de análise crítica de obra cultural.
  • Apresentação e debate em grupo sobre as diferentes análises.
  • Produção coletiva de uma nova obra inspirada na original.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para otimizar o uso do tempo disponível, dividindo-a em duas partes principais. Na primeira aula, o foco está na apresentação e no debate, enquanto a segunda aula é dedicada ao trabalho colaborativo e à produção artística.

  • Aula 1: Apresentação das análises individuais e debate coletivo sobre as obras.
  • Aula 2: Criação colaborativa de nova obra baseada nas análises apresentadas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada tanto na participação individual quanto no trabalho coletivo. Serão considerados aspectos como a profundidade da análise crítica apresentada, a clareza na comunicação das ideias e a capacidade de ouvir e discutir as perspectivas dos colegas. Na obra coletiva, será avaliada a originalidade, a coesão do trabalho em grupo e a capacidade de integrar os temas discutidos em um novo produto cultural. Exemplos de critérios podem incluir: profundidade da análise (0-10), clareza de apresentação (0-10), contribuição no debate (0-10) e qualidade da produção coletiva (0-20), totalizando 50 pontos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem diversas ferramentas que estimulam a participação e a criatividade dos alunos, como acesso a dispositivos multimídia para apresentação, materiais artísticos e plataformas digitais colaborativas.

  • Dispositivos audiovisuais para apresentação das análises.
  • Materiais de arte para a produção coletiva.
  • Plataformas digitais de trabalho colaborativo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo