A atividade proposta tem como objetivo fomentar a compreensão crítica de questões raciais mediante o uso de diferentes linguagens artísticas, como vídeos, músicas ou obras de arte. Inicialmente, os alunos devem selecionar uma obra que aborde o tema racial e em seguida, realizar uma análise crítica em casa. Nesse processo, espera-se que identifiquem e descrevam como as linguagens verbais, visuais e sonoras contribuem para a mensagem da obra. Na aula, cada aluno apresentará sua análise, estimulando a troca de ideias. Posteriormente, a turma trabalhará coletivamente na criação de uma nova obra - seja um texto, vídeo ou outro formato - inspirado na análise de seus colegas, dialogando com o tema racial e a comunicação multicultural. Este trabalho colaborativo não só estimula a criatividade como também aprimora a compreensão dos diversos modos de comunicação e seu papel na sociedade.
Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao interpretar semioses dentro de múltiplas perspectivas de comunicação. Espera-se que os alunos consigam não apenas identificar, mas correlacionar diferentes linguagens em um conteúdo, aprimorando tanto suas habilidades de análise quanto de expressão criativa e colaborativa.
O conteúdo programático abrange a análise de diferentes linguagens, tais como visuais, verbais e sonoras, destacando suas contribuições para a mensagem final da obra selecionada. Além disso, contempla a criação colaborativa, buscando integrar as análises individuais em um novo produto cultural que dialogue com questões raciais.
A metodologia da atividade propõe uma abordagem interativa e colaborativa, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico. Através de análises individuais seguidas de uma apresentação em classe, os alunos são incentivados a compartilhar e debater suas percepções, culminando em um trabalho coletivo que reflete as múltiplas perspectivas discutidas.
O cronograma da atividade está estruturado para otimizar o uso do tempo disponível, dividindo-a em duas partes principais. Na primeira aula, o foco está na apresentação e no debate, enquanto a segunda aula é dedicada ao trabalho colaborativo e à produção artística.
A avaliação dos alunos será baseada tanto na participação individual quanto no trabalho coletivo. Serão considerados aspectos como a profundidade da análise crítica apresentada, a clareza na comunicação das ideias e a capacidade de ouvir e discutir as perspectivas dos colegas. Na obra coletiva, será avaliada a originalidade, a coesão do trabalho em grupo e a capacidade de integrar os temas discutidos em um novo produto cultural. Exemplos de critérios podem incluir: profundidade da análise (0-10), clareza de apresentação (0-10), contribuição no debate (0-10) e qualidade da produção coletiva (0-20), totalizando 50 pontos.
Os recursos necessários para a execução da atividade incluem diversas ferramentas que estimulam a participação e a criatividade dos alunos, como acesso a dispositivos multimídia para apresentação, materiais artísticos e plataformas digitais colaborativas.
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