A atividade propõe uma imersão crítica e criativa na literatura brasileira, com ênfase na representatividade e nas questões raciais. Os alunos serão estimulados a selecionar clássicos literários que serão reinterpretados e encenados sob uma nova ótica, que dialogue com o presente e reforce a importância da diversidade. A fase inicial envolve uma roda de debate para a escolha das obras e a discussão de possíveis abordagens contemporâneas. Posteriormente, os alunos organizam-se em grupos para escrever os scripts, pensando em como adaptar as histórias para incluir temas atuais e relevantes, focando na questão da representatividade. A encenação das peças ocorrerá ao ar livre, e os figurinos serão criados a partir de materiais reciclados, incentivando a sustentabilidade e a criatividade. Esse processo não apenas permite aos alunos desenvolver habilidades críticas e criativas, mas também fortalece a expressão individual e coletiva através de várias formas de linguagem, promovendo uma compreensão mais profunda de questões culturais e sociais.
Este projeto visa desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre representatividade e questões raciais na literatura, fomentar a criatividade na reinterpretação de obras clássicas sob uma perspectiva contemporânea e engajar os estudantes na produção de discursos múltiplos. Ao participar da criação de scripts e da encenação ao ar livre, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de escrita, interpretação e expressão oral e corporal, além de promover o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a consciência acerca da sustentabilidade ao utilizar materiais reciclados para os figurinos.
O conteúdo programático desta atividade envolverá o estudo e a análise de clássicos da literatura brasileira sob a ótica da representatividade e das questões raciais. Os alunos terão oportunidade de explorar as diversas formas de expressão literária e artística, e como estas podem ser reinterpretadas para refletir e dialogar com a realidade contemporânea. Além disso, serão abordadas técnicas de escrita criativa para adaptar as obras escolhidas, principais conceitos relacionados ao teatro, incluindo roteirização, atuação e produção de figurino, com ênfase no reaproveitamento de materiais recicláveis.
A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com Rodas de Debate, incentivando a participação ativa dos alunos. Inicialmente, serão realizadas rodas de debate para a escolha das obras e discussão sobre possíveis abordagens contemporâneas, seguidas pela formação de grupos para a criação dos scripts. Os alunos serão orientados na análise das obras, desenvolvimento de narrativas e concepção de figurinos. A encenação das peças contará com preparativos ao ar livre, estimulando a aprendizagem prática e a experiência direta com a arte teatral.
O projeto terá duração de duas aulas, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, serão realizadas a roda de debate para a escolha das obras e a formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos atuarão na criação dos scripts, preparação de figurinos e ensaio para a encenação ao ar livre.
A avaliação será baseada na participação dos alunos nas rodas de debates, engajamento no processo de criação dos scripts, colaboração durante a preparação dos figurinos e performance na encenação. Critérios como criatividade na adaptação, fidelidade aos temas propostos, qualidade da atuação e do figurino e eficácia na comunicação das ideias serão considerados. Será dada especial atenção à capacidade dos grupos de incorporar discussões contemporâneas e de representatividade nas suas adaptações, bem como a habilidade de trabalho em equipe e de resolver problemas de forma criativa.
Os recursos necessários incluirão acesso a biblioteca ou materiais digitais para pesquisa das obras literárias, materiais recicláveis para confecção de figurinos, espaços ao ar livre para ensaios e encenações, e câmera ou celular para gravação das performances. Esses recursos visam facilitar a pesquisa, criação, ensaio e apresentação das peças, promovendo uma experiência de aprendizagem rica e multidimensional.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula