Esta atividade prática tem por objetivo envolver os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um processo de reflexão crítica sobre questões de desescolarização social, utilizando a música contemporânea brasileira como ponto de partida. Os estudantes serão estimulados a selecionar músicas que tratam de temas sociais relevantes, analisando as letras para identificar discursos e mensagens subjacentes. A partir desta análise, cada aluno ou grupo de alunos criará um poema ou letra de música que reflita suas próprias percepções e críticas acerca da sociedade. Esta produção escrita servirá como base para uma discussão coletiva, promovendo a valorização de diversas interpretações e a compreensão dos diferentes usos da linguagem em contextos sociais. A metodologia ativa, incluindo Saída de Campo, Atividades Mão-na-massa e Roda de Debate, permitirá uma imersão profunda nos conteúdos e incentivará o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento.
O objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica, interpretação e produção textual a partir da exploração de músicas brasileiras contemporâneas que dialogam com questões sociais. Busca-se promover o entendimento aprofundado sobre como a linguagem musical pode refletir e influenciar percepções e atitudes relativas a temas sociais importantes. Além disso, espera-se que os alunos sejam capazes de expressar suas próprias visões e críticas sobre a sociedade através da criação poética, potencializando a reflexão individual e coletiva sobre o papel do indivíduo e da arte na transformação social.
Os conteúdos programáticos abordarão a análise de letras de músicas como textos multimodais, que integram linguagem verbal e elementos sonoros para construir sentidos. Será enfatizado o estudo da desescolarização social por meio da música, abrindo espaço para discussões sobre as diferentes facetas deste fenômeno na sociedade brasileira. Além disso, o processo de criação poética e de letras de música será explorado como ferramenta de expressão individual e coletiva, permitindo aos alunos refletir sobre sua realidade e conceber propostas artísticas que dialoguem com essas reflexões.
A metodologia adotada envolverá uma combinação de Saída de Campo, para exploração de contextos sociais reais que inspirem a reflexão; Atividades Mão-na-massa, enfocando a análise de letras de músicas e a criação poética; e Roda de Debate, para promover a partilha de insights e aprofundar a compreensão dos temas abordados. Estas estratégias metodológicas ativas serão fundamentais para estimular a participação ativa dos alunos, fomentando um espaço de aprendizado dinâmico, interativo e significativo.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação do projeto e realizada a primeira atividade prática de análise de músicas. Na segunda aula, será focada a produção textual dos alunos e a realização da Roda de Debate para compartilhar e discutir as produções.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a qualidade da análise realizada nas músicas selecionadas, a criatividade e a profundidade reflexiva na produção dos textos poéticos ou das letras de músicas, assim como a contribuição para as discussões em grupo. A competência de expressar ideias de forma coerente e crítica, tanto oralmente quanto por escrito, será um critério relevante. Exemplos de boas práticas serão compartilhados com a turma como forma de feedback positivo e estimulo à reflexão crítica.
Os principais recursos incluirão uma seleção de músicas brasileiras contemporâneas que abordam questões de desescolarização social, disponibilizadas através de plataformas de streaming. Além disso, será providenciado material de apoio para a análise de texto e produção poética, incluindo guias e sugestões de leitura. Ferramentas digitais para criação de textos e espaços adequados para a realização das Rodas de Debate também são essenciais para o suporte da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula