A Viagem dos Átomos

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Evolução dos Modelos Atômicos

Nesta atividade pedagógica, denominada 'A Viagem dos Átomos', alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar a evolutiva trajetória dos modelos atômicos, desde as ideias filosóficas de Demócrito até o complexo modelo quântico atual. Os estudantes, individualmente ou em grupos, serão responsáveis por pesquisar, compreender e representar os marcos históricos e científicos que definiram a compreensão do átomo ao longo dos séculos. Eles irão criar stands que incorporam cartolina, marcadores e objetos recicláveis para visualizar e explicar os modelos atômicos de cientistas específicos, seus métodos, teorias e a importância no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico de suas épocas. Este exercício irá culminar em apresentações estilo conferência científica, permitindo aos alunos demonstrar sua compreensão e ao mesmo tempo, estimular a interatividade e o pensamento crítico entre seus pares. Ao imergir na história da ciência, os participantes podem apreciar como a ciência é um processo iterativo e construído coletivamente, influenciado não só por descobertas, mas também por contextos culturais e tecnológicos específicos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda da história e evolução dos conceitos atômicos, valorizando o método científico e o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação, ao mesmo tempo que ganham apreciação pelo contexto cultural e tecnológico que influencia as descobertas científicas. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de traçar a evolução dos modelos atômicos e compreender a importância desses avanços para a ciência moderna.

  • Compreender a evolução dos modelos atômicos desde o pensamento filosófico até o modelo quântico atual.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e comunicação efetiva.
  • Analisar o impacto do contexto cultural e tecnológico no desenvolvimento científico.
  • Promover a apreciação pelo método científico e pelo desenvolvimento coletivo da ciência.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201: Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais e às mudanças paradigmáticas na compreensão do átomo, abrangendo perspectivas históricas e científicas. Eles irão explorar como diferentes cientistas contribuíram para a nossa compreensão atual do átomo, examinando os contextos em que essas ideias foram formuladas e como elas se relacionam com os conhecimentos científicos atualmente aceitos.

  • Conceitos filosóficos do átomo: Demócrito e Leucipo.
  • Modelo atômico de Dalton: O átomo como uma esfera maciça e indivisível.
  • Descoberta do elétron e o modelo de Thomson: O átomo como 'pudim de passas'.
  • Modelo nuclear de Rutherford: O átomo com um núcleo central.
  • Modelo planetário de Bohr: Órbitas eletrônicas quantizadas.
  • Mecânica quântica e o modelo atômico moderno: Probabilidade e incerteza.

Metodologia

Esta atividade utiliza metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, incentivando os alunos a se tornarem pesquisadores ativos em seu próprio processo de aprendizagem. Ao criar stands e preparar apresentações, eles irão aplicar conhecimentos teóricos de forma criativa e prática, simulando uma conferência científica que promove a colaboração, argumentação e a escuta ativa.

  • Pesquisa e síntese de informações sobre cientistas e modelos atômicos específicos.
  • Criação de stands utilizando recursos visuais e materiais recicláveis.
  • Preparação e realização de apresentações no formato de conferência científica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos se necessário, e começarão suas pesquisas. A segunda sessão será dedicada à montagem dos stands e às apresentações. A interação e o debate serão incentivados após cada apresentação, para aprofundar a compreensão e a crítica dos modelos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início das pesquisas.
  • Aula 2: Montagem dos stands e início das apresentações.
  • Aula 3: Continuação e conclusão das apresentações. Reflexão e debate sobre as aprendizagens.

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da pesquisa, clareza da apresentação, criatividade na construção do stand, e na capacidade de responder a perguntas e participar da discussão. Cada aspecto será pontuado, com uma pontuação máxima estabelecida para cada categoria. Alunos e grupos serão incentivados a autoavaliar-se, além de receber feedback dos colegas e do educador, realçando a importância da reflexão crítica e da colaboração para o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários cartolina, marcadores, materiais recicláveis para a construção dos stands, acesso a bibliotecas ou internet para a pesquisa, e um espaço de sala de aula que possa acomodar os stands e permitir a movimentação para as apresentações. O uso de tecnologia, como projeção de imagens ou vídeos, pode enriquecer as apresentações e oferecer suporte às explicações dos alunos.

  • Cartolina e marcadores.
  • Materiais recicláveis variados.
  • Acesso à Internet e/ou biblioteca.
  • Espaço de sala de aula apropriado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo