Nesta atividade pedagógica, denominada 'A Viagem dos Átomos', alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar a evolutiva trajetória dos modelos atômicos, desde as ideias filosóficas de Demócrito até o complexo modelo quântico atual. Os estudantes, individualmente ou em grupos, serão responsáveis por pesquisar, compreender e representar os marcos históricos e científicos que definiram a compreensão do átomo ao longo dos séculos. Eles irão criar stands que incorporam cartolina, marcadores e objetos recicláveis para visualizar e explicar os modelos atômicos de cientistas específicos, seus métodos, teorias e a importância no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico de suas épocas. Este exercício irá culminar em apresentações estilo conferência científica, permitindo aos alunos demonstrar sua compreensão e ao mesmo tempo, estimular a interatividade e o pensamento crítico entre seus pares. Ao imergir na história da ciência, os participantes podem apreciar como a ciência é um processo iterativo e construído coletivamente, influenciado não só por descobertas, mas também por contextos culturais e tecnológicos específicos.
O objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda da história e evolução dos conceitos atômicos, valorizando o método científico e o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação, ao mesmo tempo que ganham apreciação pelo contexto cultural e tecnológico que influencia as descobertas científicas. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de traçar a evolução dos modelos atômicos e compreender a importância desses avanços para a ciência moderna.
Através desta atividade, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais e às mudanças paradigmáticas na compreensão do átomo, abrangendo perspectivas históricas e científicas. Eles irão explorar como diferentes cientistas contribuíram para a nossa compreensão atual do átomo, examinando os contextos em que essas ideias foram formuladas e como elas se relacionam com os conhecimentos científicos atualmente aceitos.
Esta atividade utiliza metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, incentivando os alunos a se tornarem pesquisadores ativos em seu próprio processo de aprendizagem. Ao criar stands e preparar apresentações, eles irão aplicar conhecimentos teóricos de forma criativa e prática, simulando uma conferência científica que promove a colaboração, argumentação e a escuta ativa.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos se necessário, e começarão suas pesquisas. A segunda sessão será dedicada à montagem dos stands e às apresentações. A interação e o debate serão incentivados após cada apresentação, para aprofundar a compreensão e a crítica dos modelos.
A avaliação será baseada na profundidade da pesquisa, clareza da apresentação, criatividade na construção do stand, e na capacidade de responder a perguntas e participar da discussão. Cada aspecto será pontuado, com uma pontuação máxima estabelecida para cada categoria. Alunos e grupos serão incentivados a autoavaliar-se, além de receber feedback dos colegas e do educador, realçando a importância da reflexão crítica e da colaboração para o processo de aprendizagem.
Para a execução da atividade, serão necessários cartolina, marcadores, materiais recicláveis para a construção dos stands, acesso a bibliotecas ou internet para a pesquisa, e um espaço de sala de aula que possa acomodar os stands e permitir a movimentação para as apresentações. O uso de tecnologia, como projeção de imagens ou vídeos, pode enriquecer as apresentações e oferecer suporte às explicações dos alunos.
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