Caça aos Elementos

Desenvolvida por: Tiago … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Tabela Periódica

A atividade 'Caça aos Elementos' é uma experiência educativa prática destinada a alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de promover um aprendizado interativo sobre a tabela periódica, seus elementos, grupos, períodos e características. Os estudantes serão divididos em pequenas equipes e receberão uma versão incompleta da tabela periódica, faltando alguns nomes, símbolos dos elementos, a posição dos grupos e períodos. A tarefa de cada grupo será explorar o laboratório de química ou uma sala adaptada, onde estarão distribuídos postos de informação contenham as pistas necessárias para completar as lacunas em suas tabelas. Essa busca ativa por informações possibilitará uma imersão prática e reflexiva na organização dos elementos químicos, estimulando a curiosidade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Os alunos deverão identificar padrões, semelhanças e diferenças entre os elementos, entendendo de forma concreta os conceitos de famílias, grupos e períodos na química.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi cuidadosamente desenhada para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão sólida e prática sobre a tabela periódica, suas divisões em grupos e períodos, além de reconhecer a importância de cada elemento. Dentre os objetivos de aprendizagem, destaca-se a habilidade de trabalho em equipe, desenvolvimento do pensamento crítico, promoção da iniciativa e autonomia na busca do conhecimento, e o estímulo à capacidade investigativa ao correlacionar informações. Almeja-se ainda que os alunos obtenham insights sobre a organização e propriedades dos elementos químicos, além de aplicar o conhecimento teórico de maneira prática e significativa.

  • Desenvolver o trabalho em equipe e habilidades colaborativas.
  • Compreender a organização e a lógica da tabela periódica.
  • Identificar e diferenciar grupos, períodos, e famílias na tabela periódica.
  • Aplicar o conhecimento teórico à prática por meio da investigação ativa.
  • Estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico.

Conteúdo Programático

A atividade enfoca a tabela periódica, que é um dos fundamentos da química. Participar da 'Caça aos Elementos' permite aos alunos explorar os conceitos relacionados à organização dos elementos, a periodicidade de suas propriedades e a importância dessa organização para o entendimento das características químicas e físicas dos elementos. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre como as propriedades dos elementos são influenciadas por sua posição na tabela e como isso define seus comportamentos em reações químicas.

  • Estrutura e organização da tabela periódica.
  • Características dos grupos e períodos.
  • Propriedades dos elementos químicos com base em sua localização na tabela.
  • Famílias da tabela periódica e suas propriedades comuns.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a aprendizagem ativa e colaborativa, favorecendo a exploração e a descoberta. Os alunos, em equipes, deverão utilizar recursos dispostos no laboratório ou em uma sala especial para buscar informações que completem sua tabela periódica incompleta. Esta busca por informações, em um ambiente que simula uma investigação real, estimula a interação entre os alunos, a troca de ideias e a solução conjunta de problemas, traduzindo-se numa aprendizagem significativa e duradoura.

  • Aprendizado baseado em projeto e investigação.
  • Trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas.
  • Uso do espaço físico como recurso didático.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça aos Elementos' será executada no decorrer de duas aulas, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os conceitos iniciais serão revisados e as equipes serão formadas e instruídas. Na segunda aula, ocorrerá a execução prática da atividade, seguida de uma reflexão guiada e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação das equipes
  • Aula 2: Execução da 'Caça aos Elementos' e discussão dos resultados

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no produto final da atividade - a tabela periódica corretamente preenchida - quanto no processo: engajamento, colaboração entre os membros da equipe, estratégias de busca e utilização das pistas. Aspectos como comunicação, capacidade de resolver problemas e aplicação dos conceitos teóricos na prática serão igualmente valorizados. Essa avaliação formativa permite observar o desenvolvimento de habilidades e competências, além do conteúdo técnico.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Uma versão incompleta da tabela periódica para cada equipe, postos de informação com dicas espalhadas pelo espaço do laboratório ou sala preparada. Além disso, acessos à internet e dispositivos digitais podem enriquecer a busca por informações, permitindo explorar recursos online adicionais.

  • Versões incompletas da tabela periódica.
  • Postos de informação contendo as pistas.
  • Laboratório de química ou sala preparada.
  • Dispositivos com acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo