Nesta atividade prática designada 'EcoDuelo: a batalha das soluções sustentáveis', os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a mergulhar no universo da química ambiental através de um contexto interativo e colaborativo. Divididos em pequenos grupos, terão o desafio de conceber soluções químicas que apresentem o menor impacto ambiental possível, como a criação de detergentes biodegradáveis e fertilizantes orgânicos. A proposta visa promover a conscientização sobre a importância da química sustentável na preservação do meio ambiente, bem como estimular a habilidade de pesquisa, síntese de informações e trabalho em equipe. Com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os alunos deverão não apenas desenvolver suas fórmulas, mas também apresentar os processos de obtenção de forma criativa e tecnologicamente engajada. Esta atividade alinha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente ao desenvolver competências relacionadas à proposição de soluções seguras e sustentáveis em contextos químicos, e fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, responsabilidade socioambiental e competências digitais.
Esta atividade visa promover o desenvolvimento de competências e habilidades específicas em química ambiental, destacando a importância da responsabilidade socioambiental e do trabalho colaborativo. Os alunos irão explorar e aplicar conceitos fundamentais de química para criar soluções sustentáveis, desenvolver habilidades de pesquisa e uso de tecnologias digitais, além de aprimorar sua capacidade de comunicação e argumentação científica. Além disso, a atividade estimula o pensamento crítico ao desafiar os alunos a considerar os impactos ambientais de substâncias químicas e a explorar alternativas mais sustentáveis.
O conteúdo programático abrange conceitos fundamentais de química ambiental, enfocando substâncias biodegradáveis e compostos orgânicos como opções mais sustentáveis a materiais e produtos de origem sintética. Serão explorados também os princípios de sustentabilidade, metodologias de pesquisa científica e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em contexto educativo. Esta estrutura conteudística visa fornecer aos alunos o conhecimento e as ferramentas necessárias para compreender, desenvolver e apresentar suas soluções de maneira eficaz e inovadora.
A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem ativa, incorporando abordagens como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão encorajados a experimentar, pesquisar e construir seus conhecimentos de forma colaborativa. Por meio do trabalho em grupo, discussões em classe e uso de plataformas digitais, os estudantes serão guiados a criar, testar e apresentar suas soluções químicas sustentáveis, aproximando-os de práticas científicas reais e promovendo a integração entre teoria e prática.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, organizadas em 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e seus objetivos. As aulas 2 e 3 serão dedicadas à pesquisa, desenvolvimento das soluções e elaboração da apresentação utilizando TDIC. A última aula será destinada às apresentações dos projetos e feedback entre os grupos.
A avaliação será baseada na originalidade, viabilidade e impacto ambiental das soluções químicas propostas, bem como na eficácia e criatividade da apresentação utilizando TDIC. Será considerada também a capacidade de trabalho em equipe, o engajamento com o projeto e a aplicação dos conhecimentos de química e sustentabilidade. Os alunos serão avaliados de forma formativa, com feedback contínuo ao longo do projeto, e sumativa, ao final, considerando os critérios estabelecidos para a realização e apresentação do projeto.
Para a execução desta atividade, serão necessários acessos a laboratório de química (opcional, dependendo da possibilidade de realização de experimentos simples), computadores com acesso à Internet, softwares de apresentação e plataformas de colaboração online. Além disso, materiais de pesquisa como artigos, livros e bases de dados online serão fundamentais para a realização do projeto.
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