Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se transformarão em detetives científicos para decifrar os mistérios químicos que cercam a vida cotidiana. Trabalhando em grupos, irão investigar a presença e a importância dos elementos químicos em objetos e substâncias utilizadas diariamente, como alimentos, produtos de limpeza e dispositivos eletrônicos. A atividade dará ênfase a uma abordagem prática e investigativa, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento teórico em situações reais, aumentando assim a compreensão sobre como a química está intrinsecamente relacionada ao nosso dia a dia. Ademais, os alunos serão encorajados a refletir sobre os impactos ambientais e de saúde relacionados ao uso e ao descarte desses elementos e produtos. O projeto culminará com a apresentação dos resultados em um seminário ou feira de ciências, onde os grupos compartilharão suas descobertas e promoverão discussões sobre consumo consciente e sustentabilidade.
O principal objetivo desta atividade é despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pela química presente no cotidiano, promovendo uma compreensão mais profunda dos elementos químicos e seu impacto na vida diária, na saúde e no meio ambiente. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Além disso, espera-se que os estudantes sejam capazes de aplicar conhecimentos químicos na resolução de problemas reais, fomentando a capacidade de inquirição científica e argumentação baseada em evidências.
O conteúdo programático dessa atividade abrangerá a tabela periódica com foco na identificação e significado dos elementos químicos presentes em diversos objetos do dia a dia. Serão abordadas as propriedades desses elementos e como eles reagem em diferentes ambientes e situações, incluindo a sua utilização em produtos consumidos regularmente. Haverá um enfoque particular nos impactos ambientais e de saúde que seu uso pode acarretar, estimulando os alunos a pensar sobre alternativas mais sustentáveis de consumo.
Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia principal, incentivando os alunos a aprender de forma ativa através da investigação de questões complexas e relevantes. Esta abordagem implica no trabalho em equipe, pesquisa independente e a aplicação de conhecimentos e habilidades para resolver problemas reais. Durante a atividade, os alunos serão orientados a observar, questionar, coletar dados, analisar informações e apresentar seus resultados de forma criativa, seja por meio de um seminário ou de uma feira de ciências, possibilitando a interação e o compartilhamento de conhecimentos.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, faremos a introdução do projeto, explicaremos a metodologia e formaremos os grupos. Os alunos começarão a pesquisa e a coleta de dados. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações para o seminário ou feira de ciências.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto, na qualidade e profundidade de suas pesquisas, na clareza e criatividade de suas apresentações e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados também como critérios de avaliação o entendimento dos conceitos químicos envolvidos, a análise crítica sobre os impactos ambientais e de saúde, e as propostas para um consumo mais consciente e sustentável.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e recursos que incluem acesso à internet, computadores ou tablets, laboratório de ciências (opcional), livros e artigos científicos sobre química no cotidiano, além de materiais diversos para a preparação das apresentações, como cartazes, slides e vídeos.
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