Elementos do Dia a Dia: Uma Jornada Investigativa

Desenvolvida por: Carlos (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Elementos Químicos no Cotidiano

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se transformarão em detetives científicos para decifrar os mistérios químicos que cercam a vida cotidiana. Trabalhando em grupos, irão investigar a presença e a importância dos elementos químicos em objetos e substâncias utilizadas diariamente, como alimentos, produtos de limpeza e dispositivos eletrônicos. A atividade dará ênfase a uma abordagem prática e investigativa, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento teórico em situações reais, aumentando assim a compreensão sobre como a química está intrinsecamente relacionada ao nosso dia a dia. Ademais, os alunos serão encorajados a refletir sobre os impactos ambientais e de saúde relacionados ao uso e ao descarte desses elementos e produtos. O projeto culminará com a apresentação dos resultados em um seminário ou feira de ciências, onde os grupos compartilharão suas descobertas e promoverão discussões sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pela química presente no cotidiano, promovendo uma compreensão mais profunda dos elementos químicos e seu impacto na vida diária, na saúde e no meio ambiente. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Além disso, espera-se que os estudantes sejam capazes de aplicar conhecimentos químicos na resolução de problemas reais, fomentando a capacidade de inquirição científica e argumentação baseada em evidências.

  • Identificar a presença de elementos químicos em produtos do dia a dia
  • Relacionar o uso dos elementos com seus impactos ambientais e de saúde
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Exercitar o pensamento crítico e a comunicação eficaz
  • Propor ações para um consumo mais consciente e sustentável

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
  • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade abrangerá a tabela periódica com foco na identificação e significado dos elementos químicos presentes em diversos objetos do dia a dia. Serão abordadas as propriedades desses elementos e como eles reagem em diferentes ambientes e situações, incluindo a sua utilização em produtos consumidos regularmente. Haverá um enfoque particular nos impactos ambientais e de saúde que seu uso pode acarretar, estimulando os alunos a pensar sobre alternativas mais sustentáveis de consumo.

  • Introdução à Tabela Periódica e aos Elementos Químicos
  • Propriedades dos Elementos Químicos
  • Reações Químicas no Cotidiano
  • Impactos Ambientais e de Saúde do Uso de Diferentes Elementos
  • Sustentabilidade e Consumo Consciente

Metodologia

Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia principal, incentivando os alunos a aprender de forma ativa através da investigação de questões complexas e relevantes. Esta abordagem implica no trabalho em equipe, pesquisa independente e a aplicação de conhecimentos e habilidades para resolver problemas reais. Durante a atividade, os alunos serão orientados a observar, questionar, coletar dados, analisar informações e apresentar seus resultados de forma criativa, seja por meio de um seminário ou de uma feira de ciências, possibilitando a interação e o compartilhamento de conhecimentos.

  • Apresentação do projeto e formação dos grupos de trabalho
  • Pesquisa e investigação dos elementos químicos em produtos do cotidiano
  • Análise dos dados coletados e preparação das apresentações
  • Realização do seminário ou feira de ciências para compartilhamento dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, faremos a introdução do projeto, explicaremos a metodologia e formaremos os grupos. Os alunos começarão a pesquisa e a coleta de dados. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações para o seminário ou feira de ciências.

  • Aula 1 - Introdução e início da pesquisa
  • Aula 2 - Finalização da pesquisa e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto, na qualidade e profundidade de suas pesquisas, na clareza e criatividade de suas apresentações e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados também como critérios de avaliação o entendimento dos conceitos químicos envolvidos, a análise crítica sobre os impactos ambientais e de saúde, e as propostas para um consumo mais consciente e sustentável.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e recursos que incluem acesso à internet, computadores ou tablets, laboratório de ciências (opcional), livros e artigos científicos sobre química no cotidiano, além de materiais diversos para a preparação das apresentações, como cartazes, slides e vídeos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Laboratório de ciências para investigações práticas (opcional)
  • Livros e artigos científicos
  • Materiais para apresentações (cartazes, slides, vídeos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo