Metais: Vilões ou Heróis Ambientais?

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Impacto Ambiental da Mineração e Uso de Metais

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão immergidos na complexa discussão sobre o impacto ambiental provocado pela mineração e a aplicação dos metais no cotidiano. Inicialmente, serão apresentados vídeos e artigos que abrangem desde a extração, uso até o descarte e reciclagem dos metais. Este rico material servirá como base para uma Roda de Debate, onde os estudantes serão organizados em dois grupos com perspectivas divergentes: um defendendo os benefícios econômicos e tecnológicos dos metais, enquanto o outro ressaltará os danos ao meio ambiente resultantes de suas explorações e aplicações. Esta atividade visa promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde os alunos possam desenvolver de forma crítica e analítica suas habilidades argumentativas, ponderando as implicações ambientais e tecnológicas dos metais em nosso dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio a capacidade de compreender, argumentar e posicionar-se acerca dos complexos temas relacionados ao impacto ambiental da mineração e do uso dos metais em nossa sociedade. Busca-se, por meio de um debate baseado em evidências, fomentar o pensamento crítico, a análise profunda das consequências de nossas escolhas tecnológicas e econômicas e o desenvolvimento de soluções sustentáveis que conciliem avanço tecnológico com responsabilidade ambiental.

  • Compreender a complexidade e os impactos do ciclo de vida dos metais.
  • Desenvolver habilidades argumentativas baseadas em evidências.
  • Promover a análise crítica sobre as decisões econômicas e tecnológicas frente aos desafios ambientais.
  • Estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
  • EM13CNT307: Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o ciclo de vida dos metais, com ênfase nas etapas de mineração, processamento, aplicação em produtos tecnológicos e cotidianos, e as medidas de descarte e reciclagem. Os alunos serão expostos a conceitos fundamentais como sustentabilidade, impactos ambientais, soluções ecoeficientes e economia circular, preparando-os para debater e formular argumentos críticos e soluções sustentáveis.

  • Ciclo de vida dos metais
  • Impactos ambientais da mineração
  • Aplicações tecnológicas e cotidianas dos metais
  • Estratégias de descarte e reciclagem
  • Conceitos de sustentabilidade e economia circular

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é a Roda de Debate, precedida pela exposição dos alunos a materiais educativos como vídeos e artigos científicos. Serão organizados dois grupos com opiniões divergentes sobre o tema, cada um preparando e apresentando seus argumentos com base nas informações previamente estudadas. Esta dinâmica propicia um ambiente rico em troca de ideias, desenvolvimento do raciocínio crítico e habilidades de argumentação.

  • Exposição a vídeos e artigos
  • Divisão da turma em dois grupos
  • Preparação de argumentos
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será implementada ao longo de duas horas, divididas em quatro aulas de 30 minutos, proporcionando tempo suficiente para a imersão no tema, preparação dos argumentos e a realização do debate.

  • Aula 1: Apresentação do tema e exibição de vídeos
  • Aula 2: Leitura e discussão dos artigos selecionados
  • Aula 3: Preparação dos grupos para o debate
  • Aula 4: Realização da Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando a participação ativa dos alunos no debate, a profundidade e relevância dos argumentos apresentados, e a capacidade de trabalhar em equipe durante a preparação. Será dada especial atenção à utilização adequada das informações obtidas através dos vídeos e artigos, bem como à habilidade de compreender e respeitar diferentes pontos de vista. Exemplos de bom desempenho nas argumentações e na colaboração em grupo serão utilizados como referências para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será fundamental a disposição de vídeos e artigos recentes sobre o ciclo de vida dos metais e seus impactos ambientais. Além disso, uma sala que permita a realização confortável da Roda de Debate é essencial, preferencialmente com recursos multimídia para a apresentação dos materiais de apoio e registro dos pontos principais do debate.

  • Vídeos e artigos científicos sobre mineração e metais
  • Sala com configuração adequada para debate
  • Recursos multimídia para apresentação de materiais
  • Material para registro das discussões e conclusões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo