Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão immergidos na complexa discussão sobre o impacto ambiental provocado pela mineração e a aplicação dos metais no cotidiano. Inicialmente, serão apresentados vídeos e artigos que abrangem desde a extração, uso até o descarte e reciclagem dos metais. Este rico material servirá como base para uma Roda de Debate, onde os estudantes serão organizados em dois grupos com perspectivas divergentes: um defendendo os benefícios econômicos e tecnológicos dos metais, enquanto o outro ressaltará os danos ao meio ambiente resultantes de suas explorações e aplicações. Esta atividade visa promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde os alunos possam desenvolver de forma crítica e analítica suas habilidades argumentativas, ponderando as implicações ambientais e tecnológicas dos metais em nosso dia a dia.
O principal objetivo dessa atividade é desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio a capacidade de compreender, argumentar e posicionar-se acerca dos complexos temas relacionados ao impacto ambiental da mineração e do uso dos metais em nossa sociedade. Busca-se, por meio de um debate baseado em evidências, fomentar o pensamento crítico, a análise profunda das consequências de nossas escolhas tecnológicas e econômicas e o desenvolvimento de soluções sustentáveis que conciliem avanço tecnológico com responsabilidade ambiental.
O conteúdo programático desta atividade abrange o ciclo de vida dos metais, com ênfase nas etapas de mineração, processamento, aplicação em produtos tecnológicos e cotidianos, e as medidas de descarte e reciclagem. Os alunos serão expostos a conceitos fundamentais como sustentabilidade, impactos ambientais, soluções ecoeficientes e economia circular, preparando-os para debater e formular argumentos críticos e soluções sustentáveis.
A metodologia proposta para esta atividade é a Roda de Debate, precedida pela exposição dos alunos a materiais educativos como vídeos e artigos científicos. Serão organizados dois grupos com opiniões divergentes sobre o tema, cada um preparando e apresentando seus argumentos com base nas informações previamente estudadas. Esta dinâmica propicia um ambiente rico em troca de ideias, desenvolvimento do raciocínio crítico e habilidades de argumentação.
A atividade será implementada ao longo de duas horas, divididas em quatro aulas de 30 minutos, proporcionando tempo suficiente para a imersão no tema, preparação dos argumentos e a realização do debate.
A avaliação desta atividade será realizada considerando a participação ativa dos alunos no debate, a profundidade e relevância dos argumentos apresentados, e a capacidade de trabalhar em equipe durante a preparação. Será dada especial atenção à utilização adequada das informações obtidas através dos vídeos e artigos, bem como à habilidade de compreender e respeitar diferentes pontos de vista. Exemplos de bom desempenho nas argumentações e na colaboração em grupo serão utilizados como referências para a avaliação.
Para a realização desta atividade, será fundamental a disposição de vídeos e artigos recentes sobre o ciclo de vida dos metais e seus impactos ambientais. Além disso, uma sala que permita a realização confortável da Roda de Debate é essencial, preferencialmente com recursos multimídia para a apresentação dos materiais de apoio e registro dos pontos principais do debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula