Missão Elementar: Uma Jornada pela Tabela Periódica

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Tabela Periódica

A atividade 'Missão Elementar: Uma Jornada pela Tabela Periódica' destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva no estudo da Tabela Periódica. Cada aluno será designado a investigar um elemento químico específico, compreendendo e apresentando suas características fundamentais, aplicações e curiosidades. A sala de aula transformará-se em uma grande feira de ciências, onde os estudantes, como representantes de seus elementos, criarão 'stands' interativos. Esta metodologia ativa, alicerçada na Atividade Mão-na-massa e na Aprendizagem Baseada em Jogos, permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao final, um quiz interativo, mediado por apps de gamificação, será realizado para revisar e reforçar os conteúdos abordados de maneira lúdica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o conhecimento profundo sobre a Tabela Periódica, estimulando nos alunos a curiosidade, o espírito investigativo e a capacidade de síntese e apresentação. Além disso, busca desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação e colaboração, por meio da interação em 'stands' e participação coletiva no quiz. O emprego de metodologias ativas e gamificação serve para engajar os alunos em um processo de aprendizagem dinâmico, onde a teoria e a prática se encontram para uma educação significativa.

  • Compreender a organização e a importância da Tabela Periódica.
  • Identificar as propriedades e os usos de diferentes elementos químicos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações.
  • Promover a interação entre os alunos para uma aprendizagem colaborativa.
  • Utilizar recursos tecnológicos para revisão e consolidação do aprendizado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a estrutura da Tabela Periódica, incluindo grupos, períodos e categorias de elementos. Além disso, foca no estudo individualizado dos elementos químicos, suas propriedades físico-químicas, aplicações no cotidiano e aspectos históricos. A metodologia de ensino-aprendizagem ativa será o núcleo, facilitando a compreensão conceitual e aplicada dos elementos.

  • Estrutura da Tabela Periódica
  • Propriedades dos elementos químicos
  • Usos e aplicações dos elementos
  • História e descoberta dos elementos

Metodologia

Adotar-se-á uma abordagem ativa, na qual cada aluno é responsável por explorar e 'encarnar' um elemento químico, criando um 'stand' que o represente. Esta fase promove a pesquisa, o engajamento e a criatividade. A apresentação dos 'stands' oferece uma prática imersiva de aprendizagem colaborativa. O uso de um quiz gamificado como etapa final emprega a gamificação para revisão de conteúdo, incentivando a competição saudável e a fixação de conhecimentos de forma interativa e divertida.

  • Pesquisa individual sobre um elemento químico
  • Criação de 'stands' representativos pelos alunos
  • Apresentações breves para turma durante a feira
  • Quiz interativo com aplicativos de gamificação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o projeto, e os alunos começarão a pesquisa sobre seus elementos. Na segunda aula, ocorrerá a feira dos elementos, seguida pelo quiz interativo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início das pesquisas.
  • Aula 2: Realização da feira dos elementos e quiz interativo.

Avaliação

A avaliação será baseada em três critérios principais: qualidade e criatividade do 'stand' (40%), clareza e profundidade da apresentação oral (30%) e desempenho no quiz interativo (30%). Os professores devem observar a capacidade dos alunos de sintetizar e comunicar informações de forma criativa e precisa, assim como a participação ativa na feira dos elementos e no quiz. Exemplos de questões do quiz poderão incluir propriedades dos elementos, sua localização na tabela periódica e aplicações práticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para criação dos 'stands' (cartolina, marcadores, etc.), dispositivos móveis ou computadores para o quiz gamificado e aplicativos de gamificação apropriados. A escolha do app de gamificação deve considerar a facilidade de uso, a acessibilidade para todos os alunos e a capacidade de customização de quiz.

  • Internet e materiais de pesquisa
  • Materiais para 'stands' (cartolina, marcadores, etc.)
  • Dispositivos móveis ou computadores
  • App de gamificação (como Kahoot! ou Quizizz)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo