A atividade 'Missão Elementar: Uma Jornada pela Tabela Periódica' destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva no estudo da Tabela Periódica. Cada aluno será designado a investigar um elemento químico específico, compreendendo e apresentando suas características fundamentais, aplicações e curiosidades. A sala de aula transformará-se em uma grande feira de ciências, onde os estudantes, como representantes de seus elementos, criarão 'stands' interativos. Esta metodologia ativa, alicerçada na Atividade Mão-na-massa e na Aprendizagem Baseada em Jogos, permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao final, um quiz interativo, mediado por apps de gamificação, será realizado para revisar e reforçar os conteúdos abordados de maneira lúdica e colaborativa.
Esta atividade visa promover o conhecimento profundo sobre a Tabela Periódica, estimulando nos alunos a curiosidade, o espírito investigativo e a capacidade de síntese e apresentação. Além disso, busca desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação e colaboração, por meio da interação em 'stands' e participação coletiva no quiz. O emprego de metodologias ativas e gamificação serve para engajar os alunos em um processo de aprendizagem dinâmico, onde a teoria e a prática se encontram para uma educação significativa.
O conteúdo programático abrange a estrutura da Tabela Periódica, incluindo grupos, períodos e categorias de elementos. Além disso, foca no estudo individualizado dos elementos químicos, suas propriedades físico-químicas, aplicações no cotidiano e aspectos históricos. A metodologia de ensino-aprendizagem ativa será o núcleo, facilitando a compreensão conceitual e aplicada dos elementos.
Adotar-se-á uma abordagem ativa, na qual cada aluno é responsável por explorar e 'encarnar' um elemento químico, criando um 'stand' que o represente. Esta fase promove a pesquisa, o engajamento e a criatividade. A apresentação dos 'stands' oferece uma prática imersiva de aprendizagem colaborativa. O uso de um quiz gamificado como etapa final emprega a gamificação para revisão de conteúdo, incentivando a competição saudável e a fixação de conhecimentos de forma interativa e divertida.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o projeto, e os alunos começarão a pesquisa sobre seus elementos. Na segunda aula, ocorrerá a feira dos elementos, seguida pelo quiz interativo.
A avaliação será baseada em três critérios principais: qualidade e criatividade do 'stand' (40%), clareza e profundidade da apresentação oral (30%) e desempenho no quiz interativo (30%). Os professores devem observar a capacidade dos alunos de sintetizar e comunicar informações de forma criativa e precisa, assim como a participação ativa na feira dos elementos e no quiz. Exemplos de questões do quiz poderão incluir propriedades dos elementos, sua localização na tabela periódica e aplicações práticas.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para criação dos 'stands' (cartolina, marcadores, etc.), dispositivos móveis ou computadores para o quiz gamificado e aplicativos de gamificação apropriados. A escolha do app de gamificação deve considerar a facilidade de uso, a acessibilidade para todos os alunos e a capacidade de customização de quiz.
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