Misturas e Soluções: O Show da Química na Cozinha

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Misturas e Soluções na Cozinha

A atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio um entendimento prático sobre misturas e soluções através da experimentação direta com ingredientes comuns na cozinha, como sal, açúcar, óleo e água. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para realizar experimentos que exploram as interações químicas e físicas entre esses ingredientes. O objetivo é observar processos como dissolução, saturação, densidade e separação, aplicados em um contexto cotidiano. Através de questionamentos guiados pelo professor, os alunos irão refletir sobre as mudanças ocorridas, identificando se são transformações químicas ou físicas. Além do foco na ciência, a atividade enfatiza a importância do uso consciente dos recursos naturais e promove a discussão sobre sustentabilidade na produção de alimentos. Ao final, os grupos apresentarão suas descobertas em um debate, consolidando o aprendizado e promovendo o pensamento crítico sobre as práticas sustentáveis na nossa vida diária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos uma experiência prática em química, aplicando conceitos teóricos em situações cotidianas através da observação de misturas e soluções na cozinha. Os alunos aprenderão sobre solubilidade, densidade, e separação de misturas, incentivando a curiosidade científica e o pensamento analítico. Além disso, a discussão sobre as implicações ambientais e o debate sobre sustentabilidade têm como objetivo sensibilizar os alunos para o uso responsável dos recursos naturais, enfatizando a importância da ciência na promoção de práticas sustentáveis.

  • Explorar o conceito de misturas e soluções e suas aplicações práticas.
  • Observar e identificar transformações químicas e físicas.
  • Discutir a importância do uso consciente dos recursos naturais e práticas sustentáveis na produção de alimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT205: Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
  • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a definição de misturas e soluções, diferenciando transformações químicas e físicas. Conceitos como solubilidade, densidade e métodos de separação de misturas serão explorados por meio de exemplos práticos e experimentos. Além disso, haverá uma discussão crítica sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, conectando os conceitos químicos com questões ambientais e práticas sustentáveis.

  • Definição e exemplos de misturas e soluções.
  • Transformações químicas e físicas.
  • Solubilidade e densidade.
  • Métodos de separação de misturas.
  • Debate sobre sustentabilidade e uso consciente dos recursos naturais.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada para engajar os alunos na aprendizagem por meio da experimentação. Os alunos serão agrupados e conduzirão experimentos com ingredientes de uso cotidiano na cozinha, promovendo a aplicação de conceitos teóricos em práticas. Discussões em grupo serão incentivadas para proporcionar uma reflexão coletiva sobre os resultados obtidos, fomentando a comunicação e o pensamento crítico. Para consolidar o conhecimento, os grupos apresentarão suas descobertas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Experimentação prática em grupos.
  • Debate guiado sobre os resultados dos experimentos.
  • Apresentação dos resultados pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos, contemplando a introdução dos conceitos, realização dos experimentos em grupos, e debate/presentação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e organização dos grupos para experimentação.
  • Aula 2: Condução dos experimentos e preparação para as apresentações.
  • Aula 3: Apresentação dos resultados e debate sobre sustentabilidade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante os experimentos e na qualidade das discussões em grupo. A capacidade de aplicar os conceitos químicos na análise dos resultados dos experimentos, bem como a articulação dos conhecimentos adquiridos com as práticas sustentáveis e o debate sobre o uso consciente dos recursos, também serão critérios avaliativos. As apresentações dos grupos será um momento chave para avaliar a compreensão dos conceitos e a habilidade de comunicar suas descobertas. Será valorizado o uso criativo dos recursos disponíveis e a colaboração entre os membros do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ingredientes de fácil acesso como sal, açúcar, óleo e água, além de equipamentos básicos de laboratório de química, como bequeres, colheres de medida e termômetros. Materiais para as apresentações dos alunos, como cartazes ou recursos digitais, também serão necessários, promovendo a criatividade e a personalização na comunicação de suas descobertas.

  • Ingredientes: sal, açúcar, óleo e água.
  • Equipamentos de laboratório: bequeres, colheres e termômetros.
  • Materiais para apresentação: cartazes, recursos digitais.

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