Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em pequenos grupos para investigar e analisar dados históricos e atuais sobre o clima em diferentes partes do mundo. O foco será identificar padrões e realizar previsões sobre as mudanças climáticas futuras. Cada grupo utilizará recursos online para coletar informações relevantes, incluindo temperaturas médias, índices pluviométricos e registros de eventos climáticos extremos. Após a coleta e análise de dados, os estudantes serão encorajados a criar gráficos visualmente impactantes para apresentar suas descobertas. A discussão subsequente envolverá as incertezas e probabilidades associadas às previsões climáticas, desenvolvendo a capacidade dos alunos de interpretação e análise crítica, e a aplicação de conceitos de probabilidade e incerteza, ao mesmo tempo que reconhece os limites explicativos das ciências relativamente às mudanças climáticas. Esta atividade prática propõe uma metodologia ativa, onde os estudantes são os protagonistas do seu aprendizado, envolvendo-se diretamente na pesquisa, análise e discussão de dados.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise crítica de dados sobre as mudanças climáticas e desenvolver suas habilidades de interpretação através da aplicação de conceitos matemáticos de probabilidade e incerteza. Ao investigar padrões climáticos históricos e atuais, os alunos ganharão uma compreensão mais aprofundada das complexidades envolvidas nas mudanças climáticas e aprenderão a aplicar métodos científicos para fazer previsões informadas, reconhecendo simultaneamente os limites dessas previsões.
O conteúdo programático desta atividade abrange a análise de dados climáticos, a interpretação de fenômenos naturais e a aplicação de estatísticas como ferramenta para compreender e prever mudanças climáticas. Através da criação e análise de gráficos, os alunos praticarão a visualização de dados e o desenvolvimento de argumentos fundamentados em evidências científicas, proporcionando uma compreensão mais rica das discussões globais sobre as mudanças climáticas.
A metodologia ativa será utilizada para fomentar a autonomia dos alunos na aprendizagem. Através de trabalho em grupo, pesquisa online, análise de dados e debates, os alunos desenvolverão uma compreensão aprofundada do tema. Esta abordagem permite que os estudantes se engajem diretamente no processo de aprendizado, favorecendo um ambiente dinâmico e participativo em sala de aula.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão a introdução ao projeto, formarão grupos e começarão a pesquisa. Na segunda aula, os alunos finalizarão a análise de dados, criarão os gráficos e prepararão suas apresentações para a discussão em sala.
A avaliação dessa atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final do trabalho dos alunos. Será avaliada a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, a qualidade da pesquisa e análise de dados realizada, a precisão e clareza dos gráficos criados, assim como a pertinência e profundidade da discussão das previsões climáticas. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluem a capacidade de identificar padrões nos dados, a aplicação eficaz de conceitos de probabilidade e incerteza, e a habilidade de formular argumentos bem fundamentados durante a discussão em grupo.
Para a realização desta atividade, os alunos terão acesso a recursos online para a coleta e análise de dados climáticos. Estes recursos incluem bases de dados abertas sobre clima, ferramentas de criação de gráficos e plataformas de colaboração online para facilitar o trabalho em grupo. Além disso, serão fornecidas orientações e materiais didáticos de apoio para auxiliar na pesquisa e na análise dos dados.
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