Esta atividade prática, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe uma abordagem inovadora para explorar os conceitos de Biossegurança Laboratorial e A Matéria e suas Transformações. Através da construção de um labirinto físico dentro do laboratório escolar, os estudantes serão desafiados a integrar teoria e prática enquanto manuseiam substâncias químicas, identificam transformações materiais e implementam procedimentos de segurança essenciais. Utilizando EPIs e sendo guiados por QR Codes, passarão por estações que simulem transformações químicas e situações de risco variadas, exigindo o uso de conhecimentos específicos para superar cada obstáculo. Essa jornada pelo labirinto desenhado não apenas fortalece suas habilidades analíticas e de trabalho em equipe, mas também promove uma conscientização profunda sobre a importância da biossegurança em ambientes de laboratório. Será uma Aprendizagem Baseada em Projetos, com etapas específicas a serem cumpridas, que visam desenvolver em cada aluno a capacidade de aplicar o conhecimento científico no mundo real, acompanhado por metodologias ativas como Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos.
Esta atividade tem como foco amparar os estudantes na análise, representação e compreensão das transformações e conservações em sistemas físico-químicos, alinhando-se ao desenvolvimento de expectativas realistas sobre comportamentos de materiais em diferentes cenários, incluindo o reconhecimento dos benefícios e riscos associados ao uso de certos elementos e compostos. O desenvolvimento de uma postura crítica e autorreflexiva frente aos reativos químicos, aos processos de transformação da matéria e às práticas de biossegurança laboratorial constitui um núcleo fundamental deste projeto, permitindo aos alunos a habilidade de propor soluções sustentáveis e conscientes no uso de recursos naturais.
Neste projeto, serão abordados tópicos fundamentais que englobam a composição, as transformações e as reações químicas, bem como a importância de medidas de segurança em laboratório. Além dismo, o conteúdo é estrategicamente projetado para envolver os estudantes em situações práticas e teóricas que estimulem o pensamento crítico, a investigação científica e a capacidade de enfrentar adversidades advindas da manipulação de substâncias químicas.
A metodologia proposta envolve a Aprendizagem Baseada em Projetos, uma abordagem que permite aos alunos se engajarem diretamente na resolução de problemas reais através da construção do labirinto. A Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate serão usadas para preparar e refletir sobre os conceitos chave, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos facilitará a assimilação do conhecimento teórico de forma lúdica e interativa, promovendo o engajamento e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Esta atividade será realizada ao longo de 20 horas ou 24 aulas de 50 minutos cada, contemplando desde a apresentação e planejamento do projeto, passando pela fase de construção do labirinto, até a exploração do mesmo pelos grupos de alunos. Incluirá momentos de pesquisa, debates, reflexões e avaliações formativas, divididas para otimizar o aprendizado e a participação de todos.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios que contemplam a participação ativa, a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação e integração dos conhecimentos teóricos às práticas de laboratório, a qualidade e criatividade na construção das estações do labirinto e a efetividade na comunicação e apresentação dos resultados. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando-se as reflexões, os debates, o desenvolvimento do projeto e a habilidade de resolver desafios propostos durante a exploração do labirinto.
Para a execução deste projeto, serão necessários diversos recursos, começando com o acesso a um laboratório equipado com materiais e reagentes para a realização de experimentos físico-químicos. Também será essencial contar com EPIs, dispositivos para criação e leitura de QR Codes e materiais para a construção do labirinto. Adicionalmente, ferramentas digitais que suportem a pesquisa, a colaboração e a documentação do projeto pelos alunos serão cruciais para o sucesso do mesmo.
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