O Labirinto Químico: Uma Expedição Segura

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biossegurança Laboratorial e A Matéria e suas Transformações

Esta atividade prática, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe uma abordagem inovadora para explorar os conceitos de Biossegurança Laboratorial e A Matéria e suas Transformações. Através da construção de um labirinto físico dentro do laboratório escolar, os estudantes serão desafiados a integrar teoria e prática enquanto manuseiam substâncias químicas, identificam transformações materiais e implementam procedimentos de segurança essenciais. Utilizando EPIs e sendo guiados por QR Codes, passarão por estações que simulem transformações químicas e situações de risco variadas, exigindo o uso de conhecimentos específicos para superar cada obstáculo. Essa jornada pelo labirinto desenhado não apenas fortalece suas habilidades analíticas e de trabalho em equipe, mas também promove uma conscientização profunda sobre a importância da biossegurança em ambientes de laboratório. Será uma Aprendizagem Baseada em Projetos, com etapas específicas a serem cumpridas, que visam desenvolver em cada aluno a capacidade de aplicar o conhecimento científico no mundo real, acompanhado por metodologias ativas como Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como foco amparar os estudantes na análise, representação e compreensão das transformações e conservações em sistemas físico-químicos, alinhando-se ao desenvolvimento de expectativas realistas sobre comportamentos de materiais em diferentes cenários, incluindo o reconhecimento dos benefícios e riscos associados ao uso de certos elementos e compostos. O desenvolvimento de uma postura crítica e autorreflexiva frente aos reativos químicos, aos processos de transformação da matéria e às práticas de biossegurança laboratorial constitui um núcleo fundamental deste projeto, permitindo aos alunos a habilidade de propor soluções sustentáveis e conscientes no uso de recursos naturais.

  • Analisar e prever comportamentos de materiais químicos em situações variadas.
  • Desenvolver práticas de biossegurança laboratorial.
  • Aplicar conhecimentos científicos em problemáticas reais.
  • Fomentar a sustentabilidade e a conservação ambiental.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e de resolução de problemas.

Conteúdo Programático

Neste projeto, serão abordados tópicos fundamentais que englobam a composição, as transformações e as reações químicas, bem como a importância de medidas de segurança em laboratório. Além dismo, o conteúdo é estrategicamente projetado para envolver os estudantes em situações práticas e teóricas que estimulem o pensamento crítico, a investigação científica e a capacidade de enfrentar adversidades advindas da manipulação de substâncias químicas.

  • Transformações e conservações em sistemas físico-químicos.
  • Medidas de segurança e equipamentos de proteção individual (EPIs).
  • Riscos associados a materiais e produtos químicos.
  • Reações químicas e suas aplicações práticas.
  • Princípios de sustentabilidade e preservação ambiental.

Metodologia

A metodologia proposta envolve a Aprendizagem Baseada em Projetos, uma abordagem que permite aos alunos se engajarem diretamente na resolução de problemas reais através da construção do labirinto. A Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate serão usadas para preparar e refletir sobre os conceitos chave, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos facilitará a assimilação do conhecimento teórico de forma lúdica e interativa, promovendo o engajamento e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

  • Aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Construção e navegação pelo labirinto laboratorial.
  • Utilização de QR Codes para condução do projeto.
  • Execução de Roda de Debate para discussões críticas.
  • Sala de Aula Invertida para exploração prévia de conteúdos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para fixação dos conhecimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de 20 horas ou 24 aulas de 50 minutos cada, contemplando desde a apresentação e planejamento do projeto, passando pela fase de construção do labirinto, até a exploração do mesmo pelos grupos de alunos. Incluirá momentos de pesquisa, debates, reflexões e avaliações formativas, divididas para otimizar o aprendizado e a participação de todos.

  • Aula 1-2: Apresentação do projeto e divisão de grupos.
  • Aula 3-5: Pesquisa e planejamento das estações do labirinto.
  • Aula 6-8: Construção do labirinto e preparação dos QR Codes.
  • Aula 9-11: Exploração inicial do labirinto pelos grupos.
  • Aula 12-14: Roda de Debate sobre biossegurança e transformações químicas.
  • Aula 15-17: Sala de Aula Invertida com foco em resolução de problemas.
  • Aula 18-20: Reflexão sobre as etapas do projeto e correções necessárias.
  • Aula 21-23: Exploração final e avaliação do labirinto.
  • Aula 24: Apresentação dos resultados e feedbacks dos alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios que contemplam a participação ativa, a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação e integração dos conhecimentos teóricos às práticas de laboratório, a qualidade e criatividade na construção das estações do labirinto e a efetividade na comunicação e apresentação dos resultados. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando-se as reflexões, os debates, o desenvolvimento do projeto e a habilidade de resolver desafios propostos durante a exploração do labirinto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução deste projeto, serão necessários diversos recursos, começando com o acesso a um laboratório equipado com materiais e reagentes para a realização de experimentos físico-químicos. Também será essencial contar com EPIs, dispositivos para criação e leitura de QR Codes e materiais para a construção do labirinto. Adicionalmente, ferramentas digitais que suportem a pesquisa, a colaboração e a documentação do projeto pelos alunos serão cruciais para o sucesso do mesmo.

  • Laboratório de Ciências
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
  • Smartphones ou tablets com leitor de QR Code
  • Material de construção simples para o labirinto (papéis, cartolinas, fitas)
  • Reagentes químicos para experimentos
  • Ferramentas digitais para documentação (Google Docs, Padlet)

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