Química do Dia-a-Dia

Desenvolvida por: Claudia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Elementos Químicos no Cotidiano

Esta atividade visa aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio do fascinante mundo da Química por meio da identificação e análise de elementos químicos presentes em objetos do cotidiano. Os estudantes serão incentivados a trazer ou pesquisar sobre objetos de uso comum que contenham elementos químicos específicos em sua composição. Cada aluno ou grupo escolherá um objeto para explorar, identificará o(s) elemento(s) químico(s) presente(s), utilizando a tabela periódica como ferramenta para localizar e discutir as propriedades desses elementos. A atividade será uma oportunidade para os alunos aplicarem na prática conceitos aprendidos em sala de aula sobre a classificação periódica e estrutura atômica, estimulando o desenvolvimento de habilidades analíticas e de pesquisa, além de aumentar o interesse e a compreensão sobre como a Química está presente no dia-a-dia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão concreta e aplicada dos conceitos de classificação periódica dos elementos e estrutura atômica, mostrando de forma prática e tangível como esses conceitos são fundamentais para entender o mundo ao nosso redor. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar elementos químicos em objetos do cotidiano, compreender e explicar as propriedades desses elementos com base em sua posição na tabela periódica e desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apresentação. Além disso, pretende-se fomentar o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade de estabelecer conexões entre a teoria e a prática.

  • Identificar e explicar a presença de elementos químicos em objetos cotidianos.
  • Utilizar a tabela periódica para localizar elementos e discutir suas propriedades.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Praticar habilidades de comunicação e apresentação em público.
  • Fomentar o pensamento crítico e a curiosidade científica.

Conteúdo Programático

No decorrer desta atividade, serão abordados conceitos fundamentais da Química, com ênfase na tabela periódica dos elementos e na estrutura atômica. Ao participar, os alunos terão a chance de revisar e aplicar seus conhecimentos sobre os elementos químicos, suas propriedades e classificação, além de entender a relevância desses conceitos no cotidiano através da análise de objetos comuns. Esse processo de aprendizagem ativa permite que os conceitos teóricos sejam internalizados de maneira significativa, tornando o aprendizado mais eficaz e duradouro.

  • Revisão da estrutura atômica e classificação periódica dos elementos.
  • Identificação de elementos químicos em objetos do cotidiano.
  • Análise das propriedades dos elementos com base em sua posição na tabela periódica.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise de informações e apresentação.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão protagonistas de seu processo educativo. Eles serão encorajados a trazer de casa ou pesquisar objetos que contenham elementos químicos específicos, escolher um elemento para explorar e preparar uma apresentação sobre sua pesquisa. Para apoiar esse processo, serão utilizados recursos como a tabela periódica digital ou impressa, acesso à internet para pesquisa e materiais de apoio para a elaboração das apresentações. A colaboração entre os alunos será incentivada através do trabalho em grupo, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo.

  • Pesquisa individual ou em grupo sobre objetos que contenham elementos químicos.
  • Utilização da tabela periódica para identificação e estudo das propriedades dos elementos.
  • Preparação e realização de apresentações pelos alunos.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, explicação dos objetivos e início das pesquisas. A segunda aula será reservada para as apresentações dos alunos e discussões sobre as descobertas feitas.

  • Aula 1: Introdução do projeto e início das pesquisas.
  • Aula 2: Apresentações dos alunos e discussões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, tais como a qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno ou grupo, a clareza e objetividade da apresentação, a capacidade de relacionar o conteúdo estudado com os objetos analisados e a participação efetiva nas discussões em classe. Será considerado também o esforço em utilizar a tabela periódica para explicar as propriedades dos elementos e sua aplicação criativa na seleção dos objetos. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem: acurácia na identificação dos elementos químicos, compreensão e comunicação das propriedades dos elementos, criatividade e engajamento na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos básicos, como acesso à internet para pesquisas, tabela periódica dos elementos disponível em formato digital ou impresso, materiais para preparação das apresentações (pode ser digital, como slides, ou físico, como cartolina e marcadores), além de um espaço adequado para as apresentações, que pode ser a própria sala de aula. Esses recursos são fundamentais para que os alunos possam realizar as pesquisas necessárias, preparar e realizar suas apresentações de forma eficaz.

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Tabela periódica dos elementos (digital ou impressa).
  • Materiais para preparação das apresentações (slides, cartolina, marcadores).
  • Espaço adequado para as apresentações (sala de aula ou laboratório).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo