Nesta atividade educativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão transformados em verdadeiros detetives químicos! Utilizando a plataforma interativa Kahoot, eles embarcarão em uma jornada investigativa para resolver mistérios que envolvem identificar diferentes tipos de ligações químicas: iônicas, covalentes e metálicas. Serão apresentados a eles cenários variados, desde substâncias misteriosas até situações cotidianas, nos quais precisarão aplicar seus conhecimentos teóricos para desvendar que tipo de ligação química está envolvida. A cada questão respondida corretamente, os alunos avançarão na solução do mistério, sendo estimulados a utilizar suas habilidades analíticas e conhecimento científico de forma lúdica e desafiadora. Para tornar a experiência ainda mais rica, o professor poderá incorporar pistas visuais e realizar experimentos simples que exemplifiquem as situações-problema apresentadas, preparando o terreno antes de revelarem as respostas corretas por meio do Kahoot. Esta metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos promove não apenas a compreensão teórica, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e de pensamento crítico.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre ligações químicas de maneira prática e envolvente, através da Aprendizagem Baseada em Jogos. Pretende-se que, ao fim desta atividade, os alunos tenham melhorado suas habilidades de raciocínio lógico, análise crítica e capacidade de solucionar problemas utilizando os conceitos de ligações iônicas, covalentes e metálicas. Além disso, visa-se estimular o trabalho em equipe e o pensamento rápido diante de desafios, qualidades essenciais no campo da Química e em contextos reais do cotidiano.
A atividade está estruturada em torno do eixo temático de Ligações Químicas, crucial para a compreensão de diversos fenômenos e propriedades materiais. Ao longo desta jornada lúdica, os alunos revisarão conceitos fundamentais sobre os três principais tipos de ligações - iônica, covalente e metálica, explorando como estes conceitos se aplicam em diferentes substâncias e situações reais, através de cenários desafiadores propostos pelo Kahoot. Esta abordagem permite uma revisão efetiva do conteúdo programático de uma maneira dinâmica e interativa.
A metodologia da atividade é centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos, especificamente através do uso da plataforma Kahoot. Esta abordagem promove o engajamento e a participação ativa dos estudantes, transformando-os em detetives químicos que devem resolver mistérios relativos a ligações químicas. Serão utilizados cenários diversos e problemas a serem solucionados, com pistas fornecidas tanto teoricamente quanto por meio de experimentos simples e visuais quando necessário, para que os alunos possam fazer inferências e aplicar seus conhecimentos de forma prática e significativa.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em momentos distintos para maximizar o aproveitamento e garantir a cobertura completa dos objetivos de aprendizagem.
A avaliação será baseada na participação ativa, no engajamento com os desafios propostos e na capacidade de aplicar os conhecimentos de ligações químicas à solução dos mistérios. Será utilizada uma combinação de avaliação formativa, observando a performance e o raciocínio dos estudantes durante a atividade, e avaliação somativa, através das respostas corretas no Kahoot. Importante ressaltar que, além da precisão das respostas, será considerado o processo de raciocínio desenvolvido pelos alunos para chegar às suas conclusões, incentivando o pensamento crítico e a reflexão.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet e dispositivos compatíveis com a plataforma Kahoot (computadores, tablets ou smartphones), além de materiais para a realização de experimentos simples, caso o professor opte por incluí-los como parte das pistas. Materiais de apoio teórico como slides ou folhetos sobre ligações químicas também serão úteis para reforçar o aprendizado.
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