Esta atividade educativa propõe uma abordagem inovadora do estudo da Tabela Periódica através de uma sala de aula invertida. Os alunos previamente recebem a tarefa de pesquisar um elemento químico, que é atribuído aleatoriamente pelo professor, focando em suas características básicas, usos mais comuns e curiosidades relevantes. Após essa preparação, eles são convidados a apresentar suas descobertas para a classe, transformando o aprendizado individual em uma experiência coletiva. O desafio para os ouvintes é, baseando-se nas informações compartilhadas, identificar corretamente o elemento na Tabela Periódica. Isso promove habilidades críticas como a capacidade de síntese, exploração autônoma do conhecimento, apresentação eficaz e escuta ativa. A metodologia mão-na-massa é aplicada na preparação das apresentações, enquanto o modelo de sala de aula invertida maximiza o tempo em classe para discussão e interação. A roda de debate entra como uma estratégia após todas as apresentações, onde os alunos podem discutir as impressões, curiosidades e aplicações dos elementos estudados, promovendo um aprendizado mais profundo e engajamento ativo.
A finalidade desta atividade gira em torno de estimular a autonomia dos aprendizes na investigação e síntese de conhecimentos sobre os elementos químicos, bem como sua capacidade de compartilhar esses conhecimentos de forma concisa e interessante. Além disso, tem o objetivo de familiarizar os alunos com a estrutura e a lógica da Tabela Periódica de uma maneira dinâmica, enfatizando a importância e a aplicabilidade dos elementos no cotidiano. Pretende também incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como a escuta ativa e a argumentação, através da roda de debate que se segue às apresentações.
Este projeto se encaixa no conteúdo programático de Química do 1º ano do Ensino Médio, focando no estudo dos elementos químicos e da Tabela Periódica. Pela natureza prática e interativa desta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar conceitos-chave de forma mais significativa. A pesquisa individual, a apresentação dos elementos e a discussão coletiva visam proporcionar uma compreensão holística e integrada deste tema fundamental da química.
Essa abordagem pedagógica combina técnicas de sala de aula invertida, metodologia mão-na-massa, e roda de debate para promover um envolvimento ativo dos estudantes. Antes da aula, os alunos têm a tarefa de pesquisar individualmente, fomentando o hábito de estudo autônomo e preparação prévia. Durante a aula, a apresentação dos elementos e o esforço colaborativo para localizá-los na Tabela Periódica maximizam o uso do tempo de sala para interação e aprendizado ativo. A roda de debate no final serve como um espaço para reflexão, discussão crítica e aprofundamento do conhecimento compartilhado.
A carga horária total foi projetada para ser executada em uma aula de 60 minutos. Essa estrutura temporal permite uma distribuição equilibrada entre as apresentações individuais, a participação interativa dos ouvintes e a roda de debate final, proporcionando um ritmo dinâmico e envolvente para a atividade.
A avaliação desta atividade será realizada através de múltiplos critérios incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno sobre o elemento químico, a clareza e a habilidade de comunicação durante a apresentação, e a participação ativa durante as discussões e a roda de debate. Além disso, avaliar-se-á a capacidade dos ouvintes de identificar corretamente os elementos na Tabela Periódica com base nas informações apresentadas. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, de argumentação e de pensamento crítico. Esta avaliação multifacetada permite um entendimento abrangente do desempenho do aluno, enfocando tanto os conhecimentos adquiridos quanto as habilidades desenvolvidas durante a atividade.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet e materiais de pesquisa para que os alunos possam preparar suas apresentações em casa, além de uma sala de aula equipada com um projetor e/ou lousa para as apresentações. Recomenda-se também que cada aluno ou grupo tenha acesso a uma cópia da Tabela Periódica durante as apresentações, seja em formato físico ou digital, para facilitar a localização e identificação dos elementos.
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