Tabela Periódica ao Contrário

Desenvolvida por: Tainar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Elementos Químicos e Tabela Periódica

Esta atividade educativa propõe uma abordagem inovadora do estudo da Tabela Periódica através de uma sala de aula invertida. Os alunos previamente recebem a tarefa de pesquisar um elemento químico, que é atribuído aleatoriamente pelo professor, focando em suas características básicas, usos mais comuns e curiosidades relevantes. Após essa preparação, eles são convidados a apresentar suas descobertas para a classe, transformando o aprendizado individual em uma experiência coletiva. O desafio para os ouvintes é, baseando-se nas informações compartilhadas, identificar corretamente o elemento na Tabela Periódica. Isso promove habilidades críticas como a capacidade de síntese, exploração autônoma do conhecimento, apresentação eficaz e escuta ativa. A metodologia mão-na-massa é aplicada na preparação das apresentações, enquanto o modelo de sala de aula invertida maximiza o tempo em classe para discussão e interação. A roda de debate entra como uma estratégia após todas as apresentações, onde os alunos podem discutir as impressões, curiosidades e aplicações dos elementos estudados, promovendo um aprendizado mais profundo e engajamento ativo.

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade desta atividade gira em torno de estimular a autonomia dos aprendizes na investigação e síntese de conhecimentos sobre os elementos químicos, bem como sua capacidade de compartilhar esses conhecimentos de forma concisa e interessante. Além disso, tem o objetivo de familiarizar os alunos com a estrutura e a lógica da Tabela Periódica de uma maneira dinâmica, enfatizando a importância e a aplicabilidade dos elementos no cotidiano. Pretende também incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como a escuta ativa e a argumentação, através da roda de debate que se segue às apresentações.

  • Promover a autonomia do aluno na pesquisa sobre elementos químicos.
  • Desenvolver habilidades de síntese e apresentação em público.
  • Familiarizar os alunos com a Tabela Periódica e a localização dos elementos.
  • Encorajar a capacidade de escuta ativa e argumentação crítica.
  • Estimular a curiosidade científica e o espírito investigativo.

Conteúdo Programático

Este projeto se encaixa no conteúdo programático de Química do 1º ano do Ensino Médio, focando no estudo dos elementos químicos e da Tabela Periódica. Pela natureza prática e interativa desta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar conceitos-chave de forma mais significativa. A pesquisa individual, a apresentação dos elementos e a discussão coletiva visam proporcionar uma compreensão holística e integrada deste tema fundamental da química.

  • Elementos químicos: propriedades, usos e curiosidades.
  • Estrutura e organização da Tabela Periódica.
  • Significado e aplicabilidade dos grupos e períodos.
  • Métodos de ensino ativo: Sala de Aula Invertida, Metodologia Mão-na-massa, Roda de Debate.

Metodologia

Essa abordagem pedagógica combina técnicas de sala de aula invertida, metodologia mão-na-massa, e roda de debate para promover um envolvimento ativo dos estudantes. Antes da aula, os alunos têm a tarefa de pesquisar individualmente, fomentando o hábito de estudo autônomo e preparação prévia. Durante a aula, a apresentação dos elementos e o esforço colaborativo para localizá-los na Tabela Periódica maximizam o uso do tempo de sala para interação e aprendizado ativo. A roda de debate no final serve como um espaço para reflexão, discussão crítica e aprofundamento do conhecimento compartilhado.

  • Atribuição aleatória de elementos químicos para pesquisa caseira.
  • Preparação e apresentação individual sobre o elemento designado.
  • Interpretação e identificação dos elementos na Tabela Periódica por parte dos ouvintes.
  • Discussão em grupo através da roda de debate, visando a ampliação da aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total foi projetada para ser executada em uma aula de 60 minutos. Essa estrutura temporal permite uma distribuição equilibrada entre as apresentações individuais, a participação interativa dos ouvintes e a roda de debate final, proporcionando um ritmo dinâmico e envolvente para a atividade.

  • Aula 1: Apresentações dos elementos químicos pelos estudantes, identificação pelos colegas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através de múltiplos critérios incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno sobre o elemento químico, a clareza e a habilidade de comunicação durante a apresentação, e a participação ativa durante as discussões e a roda de debate. Além disso, avaliar-se-á a capacidade dos ouvintes de identificar corretamente os elementos na Tabela Periódica com base nas informações apresentadas. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, de argumentação e de pensamento crítico. Esta avaliação multifacetada permite um entendimento abrangente do desempenho do aluno, enfocando tanto os conhecimentos adquiridos quanto as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet e materiais de pesquisa para que os alunos possam preparar suas apresentações em casa, além de uma sala de aula equipada com um projetor e/ou lousa para as apresentações. Recomenda-se também que cada aluno ou grupo tenha acesso a uma cópia da Tabela Periódica durante as apresentações, seja em formato físico ou digital, para facilitar a localização e identificação dos elementos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Cópias da Tabela Periódica.
  • Projetor e/ou lousa para apresentações.
  • Materiais para anotação e destaque.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo