A atividade 'Timeline Atômica: Uma Linha do Tempo Interativa' tem como objetivo engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio no estudo dos modelos atômicos através de uma abordagem prática e interativa. Os alunos irão usar cartolina, canetas coloridas, recortes e QR codes para criar uma linha do tempo que detalha a evolução dos modelos atômicos ao longo da história, incluindo o contexto histórico, tecnológico e as principais figuras científicas de cada período. Esta linha do tempo será montada no espaço físico da sala de aula ou do corredor da escola, permitindo que os alunos contribuam para uma megaestrutura de conhecimento coletivo. Além de fomentar a colaboração, esta atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e comunicação, na medida em que cada grupo precisará explicar a sua seção da linha do tempo para os demais colegas durante um 'tour' guiado. Este passeio pela timeline criada coletivamente promoverá uma compreensão aprofundada sobre como as concepções sobre o átomo mudaram ao longo do tempo e as diversas implicações dessas mudanças.
Esta atividade foi projetada para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a evolução dos modelos atômicos de uma forma hands-on, incentivando o pensamento crítico e a habilidade de contextualizar informações científicas historicamente. Além disso, objetiva-se que os estudantes desenvolvam maior competência em comunicação científica e colaboração, habilidades essenciais no ensino de ciências. Através do trabalho em equipe e da apresentação de seus resultados, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar e discutir a importância dos avanços científicos e as limitações de cada modelo atômico proposto ao longo da história.
O conteúdo abordado nesta atividade engloba a história dos modelos atômicos, destacando as principais contribuições de cientistas como Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr, entre outros. Também será enfatizado o papel da tecnologia e contexto histórico em cada avanço científico, além de discutir as limitações de cada modelo e como essas barreiras foram superadas. Esta abordagem propicia uma percepção integrada da ciência, mostrando-a como um campo dinâmico e em constante evolução.
A atividade terá uma duração total de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a pesquisa e criação dos segmentos da linha do tempo. Na segunda aula, eles finalizarão a linha do tempo e realizarão o 'tour' pela timeline, com apresentações e discussões sobre cada parte.
A avaliação será contínua e baseada na participação, na qualidade do conteúdo apresentado pelos grupos em suas seções da linha do tempo e na capacidade de comunicação durante o 'tour' pela timeline. Será avaliada também a habilidade dos alunos em trabalhar cooperativamente, bem como a criatividade e o uso efetivo de recursos tecnológicos como os QR codes. Será importante a capacidade de síntese e clareza na apresentação das informações, além de um entendimento aprofundado do tema abordado.
Para a realização desta atividade serão necessários cartolina, canetas coloridas, tesouras, cola, impressões de imagens e textos relacionados ao tema, além de dispositivos móveis ou tablets com câmera para leitura dos QR codes. Os QR codes levarão a vídeos explicativos, artigos, e outras fontes de informação online, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos e facilitando o acesso a conteúdo atual e relevante.
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