Esta atividade educativa destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Médio e tem como objetivo principal explorar a evolução da alquimia para a química moderna. Utilizando a Sala de Aula Invertida, os estudantes investigarão em casa a vida e as contribuições de alquimistas famosos, como Paracelso e Lavoisier, antes de virem para a aula. Em sala de aula, os alunos serão organizados em grupos para a construção de uma linha do tempo interativa que destaque eventos significativos e as suas influências na ciência moderna. O encerramento da atividade será com apresentações dos grupos, seguidas de um debate que fomentará a reflexão sobre o impacto desses eventos na química dos dias atuais.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a transição da alquimia para a química moderna, explorando as contribuições de figuras históricas importantes e entendendo como seus trabalhos influenciaram o desenvolvimento do conhecimento científico atual. Pretende-se, ainda, incentivar a habilidade de pesquisa autônoma e promover a capacidade de trabalho em grupo e de apresentação de resultados.
O conteúdo programático desta aula abordará a história da alquimia e seus principais representantes, culminando com a transição para a química moderna através das contribuições de cientistas notáveis como Lavoisier. Esta abordagem propõe uma visão integradora, que conecta eventos históricos com a evolução do pensamento científico.
A metodologia adotada se centrará na Sala de Aula Invertida, que incentiva o aprendizado autônomo e o trabalho colaborativo. Os alunos deverão pesquisar previamente, utilizando recursos digitais e bibliográficos. Durante a aula, a formação de grupos e a construção de uma linha do tempo interativa permitirão o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação.
O cronograma da atividade será distribuído em duas horas letivas, totalizando quatro períodos de 50 minutos. No primeiro bloco, os alunos compartilharão suas pesquisas e iniciarão a construção da linha do tempo. No segundo bloco, concluirão a linha do tempo, fazendo apresentações orais seguidas de um debate.
A avaliação será contínua e formativa. Os alunos serão avaliados pelo engajamento e contribuição durante o trabalho em grupo, pela qualidade e precisão das informações apresentadas na linha do tempo, e pela clareza e interação durante as apresentações orais. Exemplos incluem a observação direta das interações e registros de feedbacks dos alunos após o debate, além de um relatório final refletindo o aprendizado adquirido.
Para a realização dessa atividade, serão necessários diversos materiais e recursos que apoiarão tanto as pesquisas quanto as produções em sala de aula. Estes incluirão ferramentas digitais para pesquisa, equipamentos para apresentação e materiais de papelaria para a confecção da linha do tempo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula