Viagem no Tempo: De Alquimistas a Químicos

Desenvolvida por: Andrea… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: História da Alquimia e Transição para a Química Moderna

Esta atividade educativa destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Médio e tem como objetivo principal explorar a evolução da alquimia para a química moderna. Utilizando a Sala de Aula Invertida, os estudantes investigarão em casa a vida e as contribuições de alquimistas famosos, como Paracelso e Lavoisier, antes de virem para a aula. Em sala de aula, os alunos serão organizados em grupos para a construção de uma linha do tempo interativa que destaque eventos significativos e as suas influências na ciência moderna. O encerramento da atividade será com apresentações dos grupos, seguidas de um debate que fomentará a reflexão sobre o impacto desses eventos na química dos dias atuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a transição da alquimia para a química moderna, explorando as contribuições de figuras históricas importantes e entendendo como seus trabalhos influenciaram o desenvolvimento do conhecimento científico atual. Pretende-se, ainda, incentivar a habilidade de pesquisa autônoma e promover a capacidade de trabalho em grupo e de apresentação de resultados.

  • Compreender a transição histórica da alquimia para a química moderna.
  • Reconhecer as contribuições dos alquimistas para a ciência.
  • Desenvolver habilidade de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT104: Analisar contextos históricos diversos, reconhecendo as interações entre as dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas e tecnológicas envolvidas na construção e na utilização do conhecimento científico.
  • EM13CNT103: Discutir o desenvolvimento de teorias e modelos científicos ao longo do tempo, reconhecendo as inovações e disputas que os caracterizam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula abordará a história da alquimia e seus principais representantes, culminando com a transição para a química moderna através das contribuições de cientistas notáveis como Lavoisier. Esta abordagem propõe uma visão integradora, que conecta eventos históricos com a evolução do pensamento científico.

  • História da alquimia e seus objetivos.
  • Principais alquimistas e suas contribuições.
  • A transição da alquimia para a química moderna.
  • Contribuições de Lavoisier para a química.

Metodologia

A metodologia adotada se centrará na Sala de Aula Invertida, que incentiva o aprendizado autônomo e o trabalho colaborativo. Os alunos deverão pesquisar previamente, utilizando recursos digitais e bibliográficos. Durante a aula, a formação de grupos e a construção de uma linha do tempo interativa permitirão o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação.

  • Sala de Aula Invertida para pesquisa prévia.
  • Trabalho em grupo para promover colaboração.
  • Criação de linha do tempo interativa.
  • Apresentações orais seguidas de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em duas horas letivas, totalizando quatro períodos de 50 minutos. No primeiro bloco, os alunos compartilharão suas pesquisas e iniciarão a construção da linha do tempo. No segundo bloco, concluirão a linha do tempo, fazendo apresentações orais seguidas de um debate.

  • Aula 1: Discussão inicial e organização dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa dos conteúdos históricos e início da linha do tempo.
  • Aula 3: Finalização da linha do tempo.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa. Os alunos serão avaliados pelo engajamento e contribuição durante o trabalho em grupo, pela qualidade e precisão das informações apresentadas na linha do tempo, e pela clareza e interação durante as apresentações orais. Exemplos incluem a observação direta das interações e registros de feedbacks dos alunos após o debate, além de um relatório final refletindo o aprendizado adquirido.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários diversos materiais e recursos que apoiarão tanto as pesquisas quanto as produções em sala de aula. Estes incluirão ferramentas digitais para pesquisa, equipamentos para apresentação e materiais de papelaria para a confecção da linha do tempo.

  • Acesso a computadores e internet para pesquisa.
  • Projetor multimídia para apresentações.
  • Materiais de papelaria como cartolinas e marcadores.
  • Livros e artigos sobre história da ciência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo