Caça aos Ciclos da Natureza

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ciclos Biogeoquímicos e Sustentabilidade

Nesta atividade pedagógica prática intitulada 'Caça aos Ciclos da Natureza', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão envolvidos em uma dinâmica de caça ao tesouro, onde deverão explorar e compreender os diferentes ciclos biogeoquímicos. A atividade está planejada para dividir os estudantes em grupos, desafia-os a seguir pistas que os levarão a diferentes estações temáticas pelas quais realizarão experimentos simples ou analisarão casos de estudo relativos a interferências humanas nestes ciclos. O principal propósito deste exercício é aprofundar o entendimento dos alunos sobre como fenômenos naturais, bem como ações humanas, impactam a natureza. Além disso, busca-se elevar a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis visando minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente. Esta abordagem prática incentiva o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a capacidade de resolver problemas, promovendo uma aprendizagem ativa e contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos ciclos biogeoquímicos e das suas interações com a atividade humana. Ao participar da caça ao tesouro, os alunos serão incentivados a investigar e a discutir casos reais de interferência nestes ciclos, promovendo uma visão crítica e informada sobre questões ambientais. Espera-se que, através desta experiência, os estudantes adquiram a habilidade de analisar fenómenos do mundo real, identificando ações sustentáveis e formas de minimizar impactos negativos no meio ambiente.

  • Entender os ciclos biogeoquímicos e suas componentes.
  • Analisar interferências humanas nos ciclos naturais.
  • Propor práticas sustentáveis a partir da análise dos ciclos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
  • EM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na explanação dos ciclos biogeoquímicos, tais como os ciclos do carbono, do nitrogênio e da água, bem como no debate das suas interações e os impactos das atividades humanas nesses ciclos. Os alunos irão explorar através de experiências práticas e teóricas, entendendo os fundamentos básicos de cada ciclo, suas importâncias e os desequilíbrios causados por ações antrópicas.

  • Ciclos do Carbono, Nitrogênio e Água.
  • Impacto das ações humanas nos ciclos.
  • Fundamentos de sustentabilidade ambiental.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é de natureza interativa e prática, centrada na aprendizagem ativa. Através da dinâmica de caça ao tesouro, os alunos serão levados a resolver problemas em equipe, debater e realizar experimentos. Tal abordagem estimula a curiosidade e o engajamento, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e investigativa que visa não apenas a assimilação de conhecimentos, mas também a aplicação prática dos mesmos em contextos reais.

  • Aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Resolução de problemas em equipe.
  • Realização de experimentos simples.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está detalhadamente dividido em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao tema e organizados em grupos para iniciar a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à execução das atividades nas estações, onde experimentos e discussões serão conduzidos. Finalmente, na terceira aula, ocorrerá a apresentação dos resultados e uma discussão de fechamento sobre práticas sustentáveis.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação de grupos.
  • Aula 2: Atividades e experimentos nas estações.
  • Aula 3: Apresentação dos resultados e discussão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será multidimensional e compreenderá observações de participação ativa e contribuição nas atividades em grupo, bem como a qualidade e profundidade das análises apresentadas nas discussões finais. Critérios incluem o nível de engajamento, criatividade na resolução de desafios e a capacidade de propor soluções sustentáveis. Exemplos de avaliação prática incluem a construção de um mapa conceitual dos ciclos biogeoquímicos ou uma apresentação oral sobre os impactos das intervenções humanas neles.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a efetivação desta atividade incluem desde ferramentas básicas de experimentação, como vidrarias e reagentes simples, até materiais audiovisuais que auxiliarão na apresentação e entendimento dos temas propostos. Além disso, recursos tecnológicos, como dispositivos para pesquisa online e apresentação de resultados, enriquecerão o aprendizado, facilitando a comunicação e o compartilhamento de ideias entre os estudantes.

  • Material de laboratório (vidrarias, reagentes simples).
  • Materiais audiovisuais para apresentação.
  • Dispositivos eletrônicos para pesquisa e apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo