Esta atividade transforma os alunos do 2º ano do Ensino Médio em verdadeiros detetives químicos, com o intuito de explorar os conceitos de molaridade e normalidade de soluções de uma maneira dinâmica e envolvente. Cada aluno, ou grupo de alunos, receberá amostras de soluções com concentrações desconhecidas. Usando técnicas de titulação, eles terão o desafio de determinar essas concentrações. Essa investigação será um exercício tanto individual quanto colaborativo, encorajando os alunos a apresentarem seus métodos e resultados. Através do exercício da titulação, que envolve medidas, observações e cálculos, os estudantes poderão desenvolver habilidades essenciais como precisão experimental, interpretação de resultados e discussão crítica sobre as estratégias utilizadas e os possíveis erros no processo. Este trabalho em equipe também promove o diálogo, a troca de conhecimento e o fortalecimento da capacidade de argumentação e justificativa de suas conclusões, fundamentos essenciais no desenvolvimento científico e pessoal.
O principal objetivo desta atividade é facilitar a compreensão dos alunos sobre os conceitos químicos de molaridade e normalidade através de uma abordagem prática, utilizando a titulação. Além disso, busca-se desenvolver competências como o trabalho em equipe, pensamento crítico, e a habilidade de realizar experimentos de maneira cuidadosa e precisa. A capacitação dos alunos para interpretar resultados experimentais e discutir estratégias e erros experimentais também é uma meta desse exercício, contribuindo para o crescimento intelectual do estudante e para uma aprendizagem mais profunda e significativa dos conteúdos de química.
A abordagem metodológica desta atividade enfatiza a importância da experimentação no aprendizado dos conceitos de molaridade e normalidade, através do trabalho prático com titulações. O conteúdo será abordado fazendo uso de técnicas que permitam aos alunos a realização de experimentos, análise de resultados e discussão em equipe, fomentando assim uma aprendizagem mais engajada e significativa.
A metodologia ativa será empregada para envolver os alunos de maneira completa no processo de aprendizagem. Esta abordagem inclui demonstrações iniciais sobre o uso de equipamentos de titulação, seguidas de uma explicação detalhada de como realizar o procedimento. Após essa introdução, os alunos trabalharão em grupos para executar suas titulações, analisar os resultados e discutir suas estratégias e os erros encontrados. A colaboração entre os membros do grupo e a troca de ideias será fortemente incentivada, visando a construção conjunta do conhecimento.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de realizar todas as etapas da titulação, da preparação das amostras à apresentação dos resultados.
A avaliação será realizada com base na precisão e correção dos resultados obtidos nas titulações, na qualidade e profundidade das análises e discussões sobre os resultados e estratégias utilizadas, e na participação ativa durante todo o processo. Será atribuída uma pontuação para cada uma dessas áreas, com critérios claros que incluem a precisão dos cálculos, a capacidade de identificar e explicar possíveis erros, bem como a contribuição para o trabalho em equipe. Exemplos e situações concretas serão utilizados para orientar os alunos sobre o que é esperado em cada critério de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e equipamentos típicos de um laboratório de química, incluindo buretas, erlenmeyers, pipetas, balões volumétricos, indicadores ácido-base e diversas soluções químicas, como ácidos e bases de diferentes concentrações para realização da prática de titulação.
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