Duelo de Titãs: O pH das Soluções Cotidianas

Desenvolvida por: Laisa … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Acidez e Basicidade

Nesta atividade prática e interativa intitulada 'Duelo de Titãs: O pH das Soluções Cotidianas', alunos do 2º ano do Ensino Médio serão estimulados a investigar a natureza química de soluções comuns no cotidiano, como vinagre, refrigerante e sabão, através da determinação do pH utilizando indicadores ácido-base naturais, especificamente o suco de repolho roxo. Esta atividade não apenas serve para consolidar conceitos fundamentais de química ácido-base, mas também para promover a conscientização sobre as repercussões ambientais e para a saúde do manuseio e descarte inadequados dessas substâncias. Através da criação de cartazes informativos, os alunos são incentivados a disseminar conhecimento sobre práticas de descarte consciente e os riscos associados com a manipulação incorreta desses materiais, salientando a importância da química no dia a dia e a necessidade de um manejo ambiental responsável.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão prática e aplicada dos conceitos de acidez e basicidade em soluções cotidianas, utilizando métodos experimentais com indicadores ácido-base naturais. Pretende-se, assim, aprimorar a capacidade de analisar e classificar substâncias comuns, desenvolver uma compreensão dos impactos ambientais e para a saúde do descarte e manipulação inadequados dessas substâncias, e fomentar a conscientização sobre a responsabilidade ambiental. Além disso, visa estimular o pensamento crítico, colaboração em equipe e criatividade na apresentação de soluções e informação científica relevante através de cartazes.

  • Identificar e classificar soluções cotidianas quanto ao seu pH.
  • Utilizar indicadores ácido-base naturais para determinar o pH das soluções.
  • Discutir os impactos ambientais e à saúde do descarte inadequado dessas substâncias.
  • Desenvolver e promover práticas de descarte consciente através da criação de cartazes informativos.
  • Compreender a importância da química no cotidiano e promover o manejo ambiental responsável.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
  • EM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático desta atividade se centra em torno da compreensão da química ácido-base, explorando os conceitos de pH e de indicadores ácido-base naturais, como o suco de repolho roxo, para a investigação do caráter ácido ou básico de diversas substâncias presentes no cotidiano dos alunos. Também abordaremos os impactos ambientais e de saúde associados ao descarte e manipulação dessas substâncias, promovendo um diálogo sobre responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis.

  • Conceitos de acidez e basicidade
  • Indicadores ácido-base naturais e síntese do suco de repolho roxo
  • Classificação do pH de soluções cotidianas
  • Impactos ambientais e à saúde do descarte inadequado de substâncias
  • Práticas de descarte consciente e manejo ambiental responsável

Metodologia

A metodologia desta atividade 'mão-na-massa' envolverá a experimentação direta por parte dos alunos, que trabalharão em pequenos grupos para testar e classificar o pH de várias soluções cotidianas utilizando o suco de repolho roxo como indicador. Após a investigação inicial, os alunos participarão de discussões guiadas para explorar os efeitos do descarte inadequado dessas substâncias e suas implicações ambientais e para a saúde. Finalmente, os estudantes criarão cartazes informativos, aplicando seus conhecimentos adquiridos para promover práticas de descarte consciente.

  • Investigação prática do pH de soluções cotidianas
  • Discussões guiadas sobre impactos ambientais e à saúde
  • Criação de cartazes informativos sobre descarte consciente

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 17 horas, distribuídas em 20.4 aulas de 50 minutos, permitindo aos alunos tempo suficiente para a experimentação, discussão e desenvolvimento dos cartazes. Este cronograma inclui a introdução dos conceitos chaves, a realização das atividades práticas, as discussões em grupo e a conclusão com a apresentação dos cartazes.

  • Aula 1-2: Introdução aos conceitos de acidez e basicidade
  • Aula 3-5: Preparação e teste com indicador de repolho roxo
  • Aula 6-8: Classificação do pH das soluções e discussão
  • Aula 9-12: Exploração dos impactos ambientais e elaboração dos cartazes
  • Aula 13-20: Finalização e apresentação dos cartazes

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e processual, focando na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a realização dos experimentos até o desenvolvimento dos cartazes informativos. Serão avaliados critérios como engajamento com o experimento, compreensão e aplicação dos conceitos científicos, habilidade de trabalhar em equipe, qualidade e criatividade dos cartazes informativos, bem como a capacidade de argumentação e discussão sobre os temas propostos. Será dada especial atenção à reflexão crítica dos alunos sobre as repercussões do descarte inadequado e a promoção de práticas de descarte consciente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a extração do suco de repolho roxo (repolho roxo, água, panela, coador), soluções cotidianas a serem testadas (vinagre, refrigerante, sabonete líquido, etc.), recipientes para os testes, papel para a confecção dos cartazes, materiais de arte para decorá-los (canetas, lápis de cor, marcadores) e acesso a informações adicionais sobre descarte consciente e impactos ambientais.

  • Repolho roxo e materiais para extração do suco indicador
  • Soluções cotidianas para teste de pH
  • Materiais para a criação de cartazes informativos
  • Acesso a fontes de informação sobre impactos ambientais e práticas sustentáveis

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