Nesta atividade prática e interativa intitulada 'Duelo de Titãs: O pH das Soluções Cotidianas', alunos do 2º ano do Ensino Médio serão estimulados a investigar a natureza química de soluções comuns no cotidiano, como vinagre, refrigerante e sabão, através da determinação do pH utilizando indicadores ácido-base naturais, especificamente o suco de repolho roxo. Esta atividade não apenas serve para consolidar conceitos fundamentais de química ácido-base, mas também para promover a conscientização sobre as repercussões ambientais e para a saúde do manuseio e descarte inadequados dessas substâncias. Através da criação de cartazes informativos, os alunos são incentivados a disseminar conhecimento sobre práticas de descarte consciente e os riscos associados com a manipulação incorreta desses materiais, salientando a importância da química no dia a dia e a necessidade de um manejo ambiental responsável.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão prática e aplicada dos conceitos de acidez e basicidade em soluções cotidianas, utilizando métodos experimentais com indicadores ácido-base naturais. Pretende-se, assim, aprimorar a capacidade de analisar e classificar substâncias comuns, desenvolver uma compreensão dos impactos ambientais e para a saúde do descarte e manipulação inadequados dessas substâncias, e fomentar a conscientização sobre a responsabilidade ambiental. Além disso, visa estimular o pensamento crítico, colaboração em equipe e criatividade na apresentação de soluções e informação científica relevante através de cartazes.
O Conteúdo Programático desta atividade se centra em torno da compreensão da química ácido-base, explorando os conceitos de pH e de indicadores ácido-base naturais, como o suco de repolho roxo, para a investigação do caráter ácido ou básico de diversas substâncias presentes no cotidiano dos alunos. Também abordaremos os impactos ambientais e de saúde associados ao descarte e manipulação dessas substâncias, promovendo um diálogo sobre responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis.
A metodologia desta atividade 'mão-na-massa' envolverá a experimentação direta por parte dos alunos, que trabalharão em pequenos grupos para testar e classificar o pH de várias soluções cotidianas utilizando o suco de repolho roxo como indicador. Após a investigação inicial, os alunos participarão de discussões guiadas para explorar os efeitos do descarte inadequado dessas substâncias e suas implicações ambientais e para a saúde. Finalmente, os estudantes criarão cartazes informativos, aplicando seus conhecimentos adquiridos para promover práticas de descarte consciente.
A atividade será desenvolvida ao longo de 17 horas, distribuídas em 20.4 aulas de 50 minutos, permitindo aos alunos tempo suficiente para a experimentação, discussão e desenvolvimento dos cartazes. Este cronograma inclui a introdução dos conceitos chaves, a realização das atividades práticas, as discussões em grupo e a conclusão com a apresentação dos cartazes.
A avaliação desta atividade será contínua e processual, focando na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a realização dos experimentos até o desenvolvimento dos cartazes informativos. Serão avaliados critérios como engajamento com o experimento, compreensão e aplicação dos conceitos científicos, habilidade de trabalhar em equipe, qualidade e criatividade dos cartazes informativos, bem como a capacidade de argumentação e discussão sobre os temas propostos. Será dada especial atenção à reflexão crítica dos alunos sobre as repercussões do descarte inadequado e a promoção de práticas de descarte consciente.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a extração do suco de repolho roxo (repolho roxo, água, panela, coador), soluções cotidianas a serem testadas (vinagre, refrigerante, sabonete líquido, etc.), recipientes para os testes, papel para a confecção dos cartazes, materiais de arte para decorá-los (canetas, lápis de cor, marcadores) e acesso a informações adicionais sobre descarte consciente e impactos ambientais.
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