A atividade pedagógica 'Estequiometria em Jogo' é projetada utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos para transformar o estudo da estequiometria, um tópico fundamental da química, em uma experiência lúdica e interativa. Os alunos ou equipes participam em um jogo de tabuleiro conceitualmente desenvolvido para simular um ambiente laboratorial, onde enfrentam uma série de desafios que envolvem o cálculo estequiométrico e a aplicação prática de conceitos químicos. O objetivo do jogo é avançar pelas 'estações de trabalho' no laboratório, sintetizar corretamente os 'produtos' propostos usando estequiometria, e acumular 'reagentes'. O jogo está pensado para ser não apenas divertido, mas também para encorajar cooperação entre os participantes e solidificar o entendimento dos conceitos de estequiometria. Serão utlizados recursos como cartas desafio, peças para simbolizar reagentes e produtos, e um tabuleiro que representa o laboratório.
Esta atividade tem como finalidade principal solidificar os conceitos fundamentais da estequiometria de maneira lúdica e colaborativa, promovendo a habilidade dos alunos de realizar cálculos estequiométricos de forma precisa. Espera-se que, ao final, os participantes estejam mais confortáveis com a realização destes cálculos nas condições variadas propostas pelos desafios, compreendendo melhor as proporcionalidades e as quantidades em reações químicas. Além disso, objetiva-se fomentar o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a capacidade de aplicar o conhecimento teórico em situações praticas simuladas pelo jogo.
O jogo é estruturado em torno dos principais temas da estequiometria, incluindo a compreensão das leis ponderais das reações químicas, o conceito de mol, a relação entre massa de reagentes e produtos e o cálculo de rendimentos. Ao navegarem pelos desafios do jogo, os alunos terão a oportunidade de aplicar esses conceitos em situações que simulam o dia a dia de um laboratório químico, reforçando os ensinamentos teóricos com a prática lúdica.
A atividade será realizada com base na metodologia ativa 'Mão-na-massa', combinada com a Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem permitirá que os estudantes se engajem diretamente no processo de aprendizagem, enfrentando desafios práticos e aplicando diretamente os conceitos teóricos em um contexto relevante e divertido. As equipes deverão colaborar para superar os desafios propostos, promovendo não apenas o aprendizado individual, mas também o coletivo, através do compartilhamento de estratégias e soluções.
A atividade será executada em uma sessão de 1 hora, dividida em duas partes de 50 minutos. Na primeira parte, os alunos serão introduzidos aos objetivos do jogo, as regras e a metodologia aprender-fazendo. Na sequência, os times serão formados e o jogo terá início, seguindo até que todos os desafios sejam superados ou o tempo se encerre.
A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua durante a execução do jogo. Pontos serão atribuídos baseados na precisão das respostas aos desafios de estequiometria, na eficiência em alcançar os objetivos propostos e na habilidade de trabalhar em equipe. Consideraremos também a participação, o engajamento com as tarefas e a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos em prática. Ao final, haverá um momento de reflexão coletiva sobre os aprendizados, dificuldades e sucessos durante o jogo.
Para a realização da atividade 'Estequiometria em Jogo', serão necessários: um tabuleiro de jogo desenhado especificamente para esta atividade, peças representando reagentes e produtos, cartas de desafio que apresentam os problemas de estequiometria a serem resolvidos, calculadoras para auxiliar nos cálculos, e uma ficha de acompanhamento para registrar os avanços de cada equipe. Além disso, serão utilizados recursos audiovisuais para a explicação inicial dos objetivos e regras do jogo.
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