Nesta atividade prática, que combina aprendizagem baseada em projetos com metodologias ativas como atividade mão-na-massa, roda de debate, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar e integrar os conceitos de Cinética Química e TermoquÃmica. Formando grupos, eles projetarão uma sequência de reações químicas, cada uma disparando a próxima, criando uma cadeia reativa. Essa sequência cuidadosamente planejada deve levar em conta variáveis chave como concentração, temperatura e catalisadores. Os grupos deverão apresentar suas 'cadeias reativas', justificando suas escolhas de reações e variáveis, além de explicar os procedimentos de segurança para a execução das mesmas em laboratório. Esta atividade estimula a criatividade dos alunos, habilidades de pesquisa, planejamento e colaboração, enquanto aprofundam seus conhecimentos teóricos por meio de aplicações práticas.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio numa experiência prática e colaborativa de aprendizado sobre os fundamentos da Cinética Química e TermoquÃmica. Através da construção de cadeias reativas, os alunos poderão visualizar e entender de forma concreta como diferentes fatores influenciam as reações químicas. Além disso, é objetivo também desenvolver habilidades de pesquisa, a capacidade de planejamento e execução de procedimentos laboratoriais de forma segura, criatividade na resolução de problemas, e promover a eficácia do trabalho em equipe e comunicação efetiva.
A temática envolve a Cinética Química, que estuda as velocidades das reações químicas e os fatores que as influenciam, e a TermoquÃmica, que lida com o calor envolvido nos processos químicos. O conteúdo abrange conceitos como energia de ativação, fatores que afetam a velocidade das reações (concentração, temperatura, catalisadores), conceitos de entalpia, exotérmicas e endotérmicas, e segurança em laboratório.
A atividade adota uma abordagem baseada em projetos, onde os alunos são incentivados a aprender fazendo. Inicialmente, será realizada uma introdução dos conceitos teóricos para toda a turma. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para a pesquisa, planejamento e execução das cadeias reativas. Diversas metodologias ativas como a roda de debate serão utilizadas para discutir as escolhas dos grupos e compartilhar conhecimentos. Afinal, a sala de aula invertida prepara os alunos para os experimentos práticos, promovendo uma autonomia no processo de aprendizado.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos teóricos e formados os grupos. A segunda aula será destinada ao trabalho em grupo para a pesquisa, planejamento, e preparação para a execução dos experimentos.
A avaliação será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, na qualidade do planejamento dos experimentos, na execução segura e precisa das reações químicas, na capacidade de trabalhar em equipe, e na apresentação final do projeto. Será considerado também o entendimento dos conceitos de Cinética Química e TermoquÃmica aplicados no projeto, demonstrado durante a execução e nas discussões em grupo. Exemplos de indicadores podem incluir a qualidade da pesquisa realizada, a originalidade e criatividade das cadeias reativas propostas, e a profundidade da análise e reflexão sobre os experimentos realizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários acessos ao laboratório de química com materiais e reagentes químicos apropriados para a execução segura das reações propostas pelos alunos. Também serão utilizados materiais para a documentação e apresentação dos projetos, como computador com acesso à internet, projetor e software de apresentação. É importante que todos os materias de segurança como luvas, óculos de proteção e aventais estejam disponíveis para os alunos.
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