Mestre dos Nomes Orgânicos

Desenvolvida por: David … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Compostos Orgânicos e Nomenclatura IUPAC

A atividade 'Mestre dos Nomes Orgânicos' é uma prática pedagógica destinada a alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de aprofundar o conhecimento em compostos orgânicos, focando especialmente na identificação e nomeação destes, de acordo com as regras da IUPAC. Os estudantes serão divididos em grupos e receberão um envelope com uma diversidade de nomes de álcoois orgânicos. Eles terão o desafio de escrever as fórmulas estruturais dos compostos, identificando características específicas como cadeias abertas e fechadas, saturadas e insaturadas, além de estruturas normais e ramificadas. Para tornar a aprendizagem mais interativa e facilitar o entendimento das complexas regras de nomenclatura, a atividade inclui a construção de modelos moleculares usando kits de montagem feitos com bolinhas de isopor coloridas e palitos. Esta abordagem hands-on permite aos alunos visualizar tridimensionalmente as estruturas químicas, fortalecendo a relação entre teoria e prática. Através desta atividade, espera-se não apenas melhorar o entendimento dos alunos sobre compostos orgânicos, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, análise crítica e aplicação prática de conceitos teóricos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal fornecer aos alunos uma compreensão profunda sobre a estrutura e nomenclatura dos compostos orgânicos, conforme estabelecido pelas regras da IUPAC. Além disso, visa desenvolver habilidades analíticas e de síntese, incentivando o trabalho cooperativo e a aprendizagem mão-na-massa. Os participantes terão a oportunidade de explorar a química orgânica de forma prática, fortalecendo sua capacidade de identificar diferentes tipos de álcoois e suas características. Ao construir modelos moleculares, os alunos poderão visualizar conceitos abstratos, facilitando a compreensão da matéria. O exercício de nomear compostos orgânicos segundo as normas da IUPAC reforça a importância da padronização e precisão na ciência, preparando-os para desafios mais avançados na química.

  • Compreender a estrutura e características dos compostos orgânicos.
  • Nomear corretamente os compostos orgânicos segundo as regras da IUPAC.
  • Identificar e diferenciar álcoois por cadeias abertas e fechadas, saturadas e insaturadas, normais e ramificadas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e análise crítica.
  • Aplicar conceitos teóricos na construção de modelos moleculares para visualização tridimensional de estruturas químicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
  • EM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
  • EM13CNT307: Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

Conteúdo Programático

Durante a atividade 'Mestre dos Nomes Orgânicos', os alunos mergulharão nas regras fundamentais para a nomenclatura de compostos orgânicos estabelecidas pela IUPAC. Abordaremos estruturas de álcoois com enfoque em características específicas, como saturação, ramificação e formação de cadeias. A parte prática de construção de modelos moleculares se destaca por proporcionar uma compreensão mais concreta de como os átomos estão dispostos espacialmente nos compostos. Este conteúdo não só consolida o conhecimento teórico sobre química orgânica, mas também enfatiza a importância de seguir padrões internacionais na ciência.

  • Introdução às regras da IUPAC para nomenclatura de compostos orgânicos.
  • Características e classificação dos álcoois.
  • Construção de modelos moleculares para visualização das estruturas.
  • Análise e discussão de cadeias abertas, fechadas, saturadas, insaturadas, normais e ramificadas em compostos orgânicos.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será o núcleo desta atividade, incentivando os alunos a aprenderem de forma ativa. Serão formados grupos para promover a colaboração e o debate entre os estudantes, essencial para a construção do conhecimento. A atividade será dividida em etapas, na aula da quarta-feira será ministrada a aula sobre as regras da IUPAC para nomear álcoois de cadeia fechada, saturada e insaturada, com e sem radical. Nas aulas de quinta-feira sdar-se-á a análise dos compostos orgânicos listados. A etapa principal envolve a nomenclatura dos compostos e, posteriormente, a construção de modelos moleculares, permitindo que os alunos visualizem as estruturas químicas tridimensionalmente. Essa abordagem prática é fundamental para reforçar o entendimento das regras de nomenclatura e as características específicas dos compostos estudados.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover aprendizado colaborativo.
  • Revisão teórica sobre nomenclatura de compostos orgânicos segundo a IUPAC.
  • Análise e discussão em grupo dos compostos orgânicos listados.
  • Construção de modelos moleculares para visualizar estruturas químicas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 45 minutos cada, distribuídas da seguinte forma: A primeira aula dedicará um tempo inicial para a explicação do conteúdo e as aulas seguintes para a formação de grupos e  análise dos compostos orgânicos listados e elaboração de nomenclatura, enquanto a terceira aula focará na construção de modelos moleculares e apresentação dos resultados. Este cronograma permite um equilíbrio entre teoria e prática, garantindo a absorção efetiva do conteúdo.

  • Aula 1: Formação de grupos e introdução às regras da IUPAC.
  • Aula 2: Análise e discussão dos compostos orgânicos em grupos.
  • Aula 3: Construção de modelos moleculares e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Cada grupo será avaliado pela precisão na identificação e nomeação dos compostos orgânicos, bem como pela qualidade e exatidão dos modelos moleculares construídos. Além disso, a capacidade de trabalho em equipe, participação ativa e habilidade de apresentação também serão critérios importantes. O professor deverá observar o engajamento dos alunos durante a atividade, bem como a capacidade de aplicar os conceitos teóricos na prática. Feedback construtivo será fornecido para facilitar o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Mestre dos Nomes Orgânicos', será necessário dispor de listas variadas de compostos orgânicos, kits de montagem de modelos moleculares, e material de apoio para revisão das regras da IUPAC. O uso de quadro branco e marcadores para anotações coletivas e projeção de imagens que exemplifiquem as estruturas químicas também será fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

  • Listas variadas de compostos orgânicos.
  • Kits de montagem de modelos moleculares.
  • Material de apoio sobre regras da IUPAC.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Projetor e imagens de estruturas químicas.

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