Debate Cinéfilo: O Impacto do Metanol

Desenvolvida por: Caio R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Bioquímica e responsabilidade ambiental

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão imersos em um ambiente de aprendizado ativo através da exibição do filme 'Metanol', que serve como ponto de partida para discussões profundas sobre as implicações bioquímicas do metanol no organismo humano e sobre o papel crucial do etanol como antídoto. Após a exibição, os estudantes serão divididos em grupos para debaterem sob duas perspectivas distintas. Uma delas focará na importância da educação química para prevenir acidentes envolvendo substâncias tóxicas, enquanto a outra abordará as responsabilidades sociais e ambientais associadas à gestão de resíduos químicos. Esta abordagem busca não apenas o conhecimento teórico mas também estimula o desenvolvimento de habilidades de argumentação, pesquisa e consciência cívica entre os alunos. A atividade será iniciada com uma explanação breve, porém abrangente, pelo professor sobre o metanol, suas propriedades químicas, usos e riscos associados, preparando o terreno para uma discussão informada e engajada dos temas propostos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio um entendimento profundo das propriedades bioquímicas do metanol, sua toxicidade e interações dentro do organismo humano, bem como a importância da química na prevenção e tratamento de intoxicações. Adicionalmente, busca-se cultivar uma compreensão acerca das responsabilidades sociais e ambientais na gestão de resíduos químicos, enfatizando a necessidade de práticas sustentáveis. Esta atividade visa, assim, combinar conhecimento teórico com conscientização, incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em contextos reais e a desenvolverem uma postura crítica perante questões de saúde pública e sustentabilidade.

  • Entender as implicações bioquímicas do metanol no organismo humano
  • Compreender a importância do etanol como antídoto em casos de intoxicação por metanol
  • Analisar a importância da educação química para prevenir acidentes com substâncias tóxicas
  • Debater sobre as responsabilidades sociais e ambientais na gestão de resíduos químicos
  • Desenvolver habilidades de argumentação e pesquisa
  • Incentivar a aplicação do conhecimento teórico em contexto real

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13CNT202
  • description": Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

Conteúdo Programático

O programa da atividade abrange a química orgânica focando no estudo do metanol e suas propriedades, toxicidade, efeitos bioquímicos no organismo e a ação do etanol como antídoto. Serão também discutidas as implicações dessa substância química do ponto de vista da saúde pública, educação química, prevenção de acidentes, responsabilidade social e gestão ambiental de resíduos. A atividade propõe uma análise crítica e aplicada desses conhecimentos, visando formar alunos conscientes e preparados para lidar com questões químicas cotidianas de maneira informada e responsável.

  • Propriedades químicas do metanol
  • Toxicidade do metanol e seus efeitos no organismo
  • Mecanismos de ação do etanol como antídoto
  • Educação química e prevenção de acidentes com substâncias tóxicas
  • Responsabilidades ambientais e sociais na gestão de resíduos químicos

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa 'Roda de Debate', promovendo o engajamento dos alunos através de uma abordagem participativa. Após a exibição do filme, os estudantes serão divididos em grupos responsáveis por debater temas específicos relacionados ao metanol sob diferentes perspectivas. Esta estratégia pedagógica visa não apenas ao desenvolvimento do conhecimento teórico mas também ao aprimoramento de competências sociais, como a argumentação, a escuta ativa e a capacidade de persuasão. O professor atuará como mediador, garantindo que o debate seja produtivo e que todos tenham oportunidade de expressar suas ideias.

  • Exibição do filme 'Metanol'
  • Divisão dos alunos em grupos para debater temas específicos
  • Roda de Debate abordando diferentes perspectivas sobre o metanol
  • Mediação pelo professor para assegurar equidade na participação
  • Utilização de recursos adicionais para suporte ao debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a breve introdução pelo professor, o filme será exibido, seguido de um período de organização dos grupos e início do debate. A segunda aula será dedicada integralmente ao debate, permitindo um tempo de discussão ampliado e aprofundado para cada grupo, concluindo com uma síntese das discussões por parte do professor e feedback dos alunos.

  • Aula 1: Introdução pelo professor, exibição do filme e início do debate
  • Aula 2: Continuação do debate, conclusão e feedback

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos nos debates, demonstrando engajamento com o tema através de argumentos bem fundamentados, uso adequado da terminologia química, habilidade de pesquisa para embasar suas opiniões e capacidade de escuta e respeito pelas opiniões alheias. Será também considerada a participação individual no contexto do grupo, destacando a contribuição para o desenvolvimento do argumento coletivo. Um relatório de reflexão individual sobre os temas debatidos será solicitado ao término da atividade, servindo como instrumento para a consolidação do conhecimento adquirido e avaliação da capacidade de expressão escrita e crítica dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários: um espaço apropriado para exibição do filme, com equipamento de áudio e vídeo adequados, e acesso a internet para possíveis pesquisas durante a atividade. Materiais para anotações e organização das ideias como quadro branco, marcadores, papéis e canetas também são essenciais. O professor pode preparar materiais de apoio como artigos, estudos de caso e infográficos sobre o metanol, intoxicamentos e gestão de resíduos para enriquecer o debate.

  • Equipamento de áudio e vídeo para exibição do filme
  • Acesso a internet
  • Quadro branco, papéis, canetas e marcadores
  • Materiais de apoio sobre o metanol e temas relacionados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo