A proposta dessa atividade é introduzir os alunos do 3º ano do Ensino Médio aos conceitos básicos da energia nuclear e da radioatividade, preparando-os para um debate estruturado sobre a viabilidade da expansão da energia nuclear como solução para as crises energéticas e de mudanças climáticas em contraponto aos riscos ambientais e de segurança. Os alunos serão divididos em dois grupos, cada um defendendo uma perspectiva diferente. Eles terão que pesquisar, utilizar evidências científicas e desenvolver argumentos sólidos para sustentar suas posições. A atividade culminará em uma votação simbólica para identificar a perspectiva 'vencedora', seguida de uma reflexão guiada pelo professor sobre as complexidades desta questão contemporânea. Esta experiência visa não apenas aprofundar o conhecimento científico dos alunos sobre energia nuclear, mas também desenvolver habilidades analíticas, argumentativas e de pesquisa, além de promover a capacidade de reflexão crítica sobre questões socioambientais e tecnológicas.
O objetivo desta atividade é expandir o conhecimento dos alunos sobre energia nuclear, focalizando na compreensão de seus princípios básicos, aplicações e implicações socioambientais. Além disso, visa desenvolver habilidades críticas e argumentativas, incentivando a pesquisa e o uso de evidências científicas no processo de argumentação. Os alunos aprenderão a estruturar e articular seus pensamentos de maneira coesa, preparando e defendendo seus pontos de vista em um debate estruturado. Este exercício promove também o desenvolvimento da capacidade de ouvir e considerar perspectivas opostas, fundamental para o exercício da cidadania e para a tomada de decisões informadas em questões complexas.
Neste módulo, os alunos explorarão os fundamentos da energia nuclear, incluindo a fissão e fusão nuclear, as aplicações da tecnologia nuclear além da geração de energia, como na medicina e na indústria, e os desafios associados ao seu uso, incluindo a gestão de resíduos radioativos, o risco de acidentes e as preocupações com a proliferação de armas nucleares. A análise de estudos de caso, como Chernobyl e Fukushima, ajudará a ilustrar os riscos e desafios. Este conteúdo servirá como base para o debate sobre o equilíbrio entre os benefícios da energia nuclear e os riscos potenciais.
A metodologia ativa será empregada para engajar os alunos na aprendizagem prática e na reflexão crítica. Após uma introdução teórica aos conceitos de energia nuclear, os alunos serão divididos em grupos que assumirão posições opostas no debate. Eles serão incentivados a pesquisar e coletar dados para formular seus argumentos. O debate será estruturado com tempos definidos para apresentação dos argumentos, réplica e tréplica, seguindo regras claras para garantir um diálogo respeitoso e construtivo. A atividade será finalizada com uma votação e discussão aberta, permitindo aos alunos refletirem sobre os argumentos apresentados e as complexidades da energia nuclear.
Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em segmentos: introdução (15 minutos), preparação para o debate (20 minutos), debate (20 minutos) e reflexão e votação (5 minutos).
A avaliação desta atividade se dará mediante a observação e análise da participação dos alunos, qualidade das argumentações apresentadas, uso de evidências científicas na construção dos argumentos, capacidade de resposta às contra-argumentações e participação na reflexão final. Será valorizado o esforço individual na pesquisa e na construção lógica das argumentações, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. A votação final, embora simbólica, ajudará a medir a persuasão alcançada pelos argumentos de cada lado, fornecendo um feedback valioso para os alunos sobre a eficácia da comunicação de suas ideias.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet e biblioteca para pesquisa, materiais para anotação, acesso a estudos de caso e artigos científicos sobre energia nuclear, além de um espaço apropriado para realização do debate. Recomenda-se o uso de projeção de slides para apresentações dos grupos e cronômetro para garantir o cumprimento dos tempos no debate.
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