A atividade 'Detetives do Carbono: Investigando Moléculas Orgânicas' é uma oportunidade para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio explorarem de forma prática as estruturas e propriedades de moléculas orgânicas. Cada grupo de estudantes receberá diferentes moléculas orgânicas para identificar suas estruturas e propriedades. Antes da aula, os alunos devem realizar pesquisas sobre funções orgânicas e suas características. Durante a aula, eles usarão modelos moleculares para construir as estruturas e apresentar suas descobertas para a turma. O objetivo é promover a compreensão dos alunos sobre como a estrutura molecular pode influenciar as propriedades físicas e químicas das substâncias, desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação e pensamento crítico ao discutir suas descobertas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para o desenvolvimento da compreensão dos alunos sobre a relação entre a estrutura das moléculas orgânicas e suas propriedades físicas e químicas. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa autônoma e a comunicação eficaz entre os alunos, enquanto eles colaboram para resolver problemas práticos e apresentar suas conclusões de forma clara e confiante.
O conteúdo programático desta atividade inclui a identificação de funções orgânicas e suas características, além do uso de modelos moleculares como ferramenta prática para visualizar as estruturas. Busca-se facilitar a compreensão dos alunos sobre como diferentes arranjos atômicos influenciam as características das moléculas, abordando a prática como um complemento ao ensino teórico já estabelecido no currículo.
A metodologia aplicada nesta atividade enfatiza o aprendizado ativo através da prática e do trabalho em grupo. Os alunos serão divididos em grupos, o que promove a cooperação e o aprendizado colaborativo. O uso de modelos moleculares possibilita que os conceitos teóricos sejam visualizados e compreendidos de forma mais tangível, o que é essencial para o aprendizado profundo em química.
O cronograma elaborado para esta atividade contempla duas aulas de 60 minutos para permitir uma exploração adequada dos temas e a realização de todas as etapas propostas. Durante a primeira aula os alunos realizarão a construção dos modelos, enquanto a segunda aula será dedicada às apresentações e discussões.
A avaliação dos alunos será baseada no trabalho em grupo e em suas apresentações orais. Critérios como entendimento dos conceitos, clareza na comunicação, capacidade de responder a perguntas e trabalho em equipe serão considerados. Um exemplo de atividade avaliativa é a realização de perguntas por parte dos colegas após cada apresentação, permitindo que os alunos demonstrem, por meio de respostas, sua compreensão do material apresentado.
Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais que permitam a construção física de modelos moleculares, além de recursos tecnológicos que facilitem a pesquisa e a apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos. Esses recursos são essenciais para garantir que os alunos tenham a oportunidade de explorar e aprender de forma prática e dinâmica.
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