DNA à mesa: Bioética e Transgênicos

Desenvolvida por: Rodrig… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia, Ética
Temática: Produtos Transgênicos

Nesta atividade interdisciplinar, denominada 'DNA à mesa: Bioética e Transgênicos', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao controverso e atual tema dos alimentos transgênicos. O foco estará em explorar os múltiplos aspectos que cercam o uso desses produtos, incluindo as vantagens e desvantagens para a saúde humana, o meio ambiente, a economia e as questões éticas envolventes. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, cada um responsável por investigar uma dimensão específica dos transgênicos. Este projeto culminará na realização de uma feira de ciências na escola, onde os grupos compartilharão suas descobertas com a comunidade escolar. Finalmente, cada grupo deverá elaborar e publicar uma carta aberta expressando sua posição crítica sobre a utilização dos transgênicos, fundada nas evidências coletadas durante suas pesquisas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão ampla e crítica sobre a produção e consumo de alimentos transgênicos e suas implicações. Visa-se fomentar habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Além disso, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de avaliar as consequências éticas, ambientais, nutricionais e econômicas da biotecnologia moderna, e que possam expressar suas posições de forma coerente e fundamentada.

  • Compreender o conceito e as técnicas envolvidas na produção de transgênicos.
  • Analisar as implicações éticas, ambientais, nutricionais e econômicas dos transgênicos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de fontes.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Articular e expressar uma posição crítica e embasada sobre os transgênicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade englobará os conceitos básicos da biotecnologia, com ênfase na engenharia genética e na produção de alimentos transgênicos. Serão discutidas as vantagens e desvantagens associadas a esses produtos, bem como as questões de segurança alimentar, impactos ambientais, implicações econômicas e considerações éticas. Este programa oferece aos estudantes uma visão abrangente e atualizada, encorajando-os a formar suas próprias opiniões baseadas em evidências.

  • Introdução à biotecnologia e engenharia genética.
  • Vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos.
  • Segurança alimentar e impactos ambientais.
  • Implicações econômicas e éticas dos transgênicos.
  • Formação de argumentos críticos e articulação de opiniões.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, as atividades serão centradas no aluno com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa. Os estudantes realizarão pesquisa autônoma e colaborativa, trabalhando em grupos para explorar diferentes facetas dos transgênicos. A abordagem 'mão na massa' será essencial para a realização da feira de ciências, incentivando o desenvolvimento prático do conhecimento. Além disso, haverá rodas de debates, proporcionando espaço para discussão, troca de ideias e refinamento de argumentos.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividade 'Mão-na-massa'
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos. As duas primeiras aulas serão dedicadas à pesquisa e preparação dos projetos. A terceira aula será destinada à preparação e início da feira de ciências. A última aula será para a continuação da feira, seguida de debates e reflexões finais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos de trabalho.
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Preparação e início da feira de ciências.
  • Aula 4: Continuação da feira, debates e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação dos alunos, na qualidade e profundidade de suas pesquisas, na eficácia da apresentação dos projetos na feira de ciências e na capacidade de argumentação e articulação nas cartas abertas. Pontos adicionais serão concedidos pela colaboração em equipe e pela participação ativa nos debates. Os critérios específicos incluirão: clareza e solidez dos argumentos apresentados, capacidade de análise crítica, criatividade na apresentação e qualidade da escrita na carta aberta.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação de modelos ou protótipos para a feira de ciências (papel, cartolina, marcadores, etc.), espaço físico apropriado para a realização da feira, e ferramentas digitais para a elaboração e compartilhamento das cartas abertas (computadores, softwares de edição de texto, etc.).

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais para confecção de posters e modelos.
  • Espaço físico para feira de ciências.
  • Softwares de edição de texto.

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