Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos aos fundamentos da química verde e sustentabilidade, com foco na importância desta abordagem no desenvolvimento de novos produtos e soluções. Grupos de estudantes serão desafiados a projetar produtos ou soluções que minimizem impactos ambientais negativos, usando seus conhecimentos sobre compostos orgânicos e inorgânicos. Eles terão que escolher materiais apropriados baseados em suas propriedades, impactos ambientais e eficiência, considerando o ciclo de vida completo do produto, desde a produção até o descarte. O objetivo é incentivar a criatividade e a inovação, promovendo ao mesmo tempo uma consciência ambiental. A apresentação final dos projetos deve incluir uma justificativa detalhada das escolhas materiais, com uma fundamentação sólida em critérios de sustentabilidade e a adequação ao uso proposto. Isso estimulará um debate rico sobre o papel da química ambiental na inovação sustentável, alinhando-se com competências-chave do currículo nacional.
O objetivo desta atividade é promover a compreensão dos alunos sobre a importância da química verde e da sustentabilidade na inovação de produtos, fortalecendo a conscientização sobre o impacto ambiental das escolhas materiais. Espera-se que os alunos sejam capazes de analisar e avaliar as propriedades dos compostos orgânicos e inorgânicos para selecionar os mais adequados para aplicações específicas. Além disso, deverão desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e argumentação, justificando suas escolhas com base em critérios de sustentabilidade e apresentando suas ideias de forma clara e coerente.
Os alunos irão explorar conceitos fundamentais de química verde, como a redução do uso de substâncias perigosas, eficiência energética, renovação de materiais e redução de resíduos. Também estudarão as propriedades e impactos ambientais de diversos compostos orgânicos e inorgânicos. A atividade permitirá que apliquem esses conhecimentos na concepção de soluções sustentáveis, analisando o ciclo de vida dos produtos e considerando sua pegada ecológica.
Este plano de aula adota uma metodologia ativa de aprendizado, combinando Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos trabalharão em grupos para projetar um produto ou solução sustentável, aplicando o conhecimento adquirido em química e sustentabilidade. A atividade será dividida em fases, desde a pesquisa e seleção de materiais até a construção de um protótipo e justificação das escolhas. A apresentação final promoverá um debate sobre inovação sustentável, incentivando os alunos a expressarem suas ideias de forma criativa e crítica.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em fases de introdução, desenvolvimento de projeto, e apresentação final com debate.
A avaliação dos alunos será baseada na originalidade, viabilidade e impacto ambiental do projeto proposto. A qualidade da justificativa das escolhas materiais, baseando-se em critérios de sustentabilidade e adequação ao uso, também será considerada. Será avaliada ainda a capacidade de trabalho em equipe e a eficácia na comunicação das ideias durante a apresentação. Cada critério receberá uma pontuação, contribuindo para a nota final do aluno. Exemplos de critérios incluem: inovação e criatividade do projeto (25%), justificativa das escolhas materiais (25%), impacto ambiental positivo (25%), apresentação e debate (25%).
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de materiais e conceitos, materiais diversos para a construção de protótipos (e.g., materiais recicláveis, papel, cola), e um espaço adequado para as apresentações e debates. O incentivo ao uso de ferramentas digitais e plataformas online para a colaboração também será um aspecto chave.
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