Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos às noções fundamentais de farmacologia e química orgânica, aplicando conceitos teóricos em análises de fármacos reais. Divididos em grupos, cada um receberá a tarefa de explorar um medicamento distinto, investigando sua estrutura química, classificação orgânica, mecanismo de ação, efeitos colaterais e benefícios. O objetivo é que os estudantes compreendam como a bioquímica e a química orgânica se entrelaçam na prática medicinal, assim como a importância dessas ciências no desenvolvimento de tratamentos eficazes. Após a pesquisa, os grupos participarão de uma roda de debate, onde cada equipe defenderá a eficácia e a interessância dos mecanismos de ação do fármaco selecionado. Essa metodologia incentiva não apenas a compreensão teórica dos conteúdos, mas também desenvolve habilidades de argumentação, síntese de informações e apresentação em público.
Esta atividade visa propiciar aos alunos do Ensino Médio uma compreensão aprofundada da importância da química orgânica e da farmacologia em nosso cotidiano, especialmente em relação ao desenvolvimento e uso de medicamentos. Através da pesquisa e do debate, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades analíticas, capacidade de trabalhar em equipe, habilidades de comunicação e argumentação. Também objetiva-se que esta atividade estimule o pensamento crítico e a capacidade de conectar conceitos teóricos com suas aplicações práticas, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais futuros.
O conteúdo abordado nesta atividade engloba conceitos fundamentais da química orgânica e da bioquímica, com ênfase na análise da estrutura, classificação e mecanismo de ação dos fármacos. Serão explorados tópicos como a ligação entre a química molecular e o impacto dos medicamentos no organismo humano, além de promover uma reflexão crítica sobre as repercussões sociais e éticas do uso de medicamentos.
A metodologia desta atividade consiste em uma abordagem ativa de aprendizagem, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um fármaco específico para investigar. Utilizando diversos recursos como livros, artigos científicos e bases de dados digitais, cada grupo realizará uma pesquisa detalhada para apresentar. A culminância se dará em uma roda de debates dinâmica, onde cada equipe defenderá os aspectos de seu fármaco, fomentando uma rica discussão entre os participantes.
A atividade ocorrerá em uma sessão de 60 minutos, com tempo dividido entre pesquisa (20 minutos), preparação para a apresentação (20 minutos) e roda de debates (20 minutos).
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, como a profundidade e a precisão da pesquisa realizada, a qualidade da argumentação durante os debates, a capacidade de síntese e apresentação das informações essenciais sobre o fármaco estudado, e o desempenho individual e coletivo durante a atividade. Será aplicada uma pontuação baseada nos critérios de conteúdo, apresentação, argumentação e colaboração. Exemplos práticos de avaliação incluem a verificação da cobertura de todos os tópicos requisitados, a precisão das informações apresentadas, e a efetividade da comunicação e persuasão durante o debate.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou dispositivos móveis, projetor e tela para as apresentações, artigos científicos e acessos a bases de dados online, como PubMed, além de livros didáticos de química e bioquímica para suporte na pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula